quinta-feira, 17 de março de 2011

Papa Inocêncio X

Quando o Papa Urbano VIII faleceu o trono de Pedro ficou vazio e começaram as acirradas disputas para saber quem seria o novo Papa. Os reinos da França e Espanha começaram uma intensa luta política para decidir o conclave. Por parte da Espanha o indicado era o cardeal Jules Mazarin. A França, na figura do "Rei Sol" Luís XIV, apoiava o cardeal Giambattista Pamphili. Quando finalmente os votos foram contados o favorito do rei francês venceu a eleição. Luís XIV ficou extremamente contente e mandou que fosse realizada uma grande festa em Roma, tudo pago pelo trono francês.

Um grande desfile foi realizado com carruagens douradas e fogos. O novo Papa assumiu como Inocêncio X. Inicialmente temia-se por causa de sua idade. Quando se tornou Papa já contava com mais de 70 anos de idade, considerado muito velho por alguns. Porém o novo Papa surpreendeu a todos, ficando uma década no trono em Roma. Ele inclusive se revelou um ótimo estadista, sabendo aparar as intrigas e animosidades entre França e Espanha, nações inimigas da época.

O Papa também conseguiu pacificar regiões germânicas, naquele momento em intenso conflito por questões religiosas, econômicas e sociais. Não obteve porém melhor resultado na Inglaterra. Por lá um rebelde republicano chamado Oliver Cromwell havia tomado o poder. O rei tinha sido decapitado. Mesmo que a Igreja Católica tivesse rompido com o trono inglês na época de Henrique VIII, havia ainda uma preocupação com a queda da casa real. Via de regra Roma apoiava todas as monarquias da Europa e sustentava teologicamente que os reis tinham direito divino de governar. A coroa era uma determinação de Deus na Terra.

Em Roma mandou construir novos prédios e promoveu o embelezamento da cidade, inclusive determinado por decreto uma série de reformas de cunho sanitário. Foi considerado um excelente gestor da cidade eterna. Apesar de todos os seus méritos pessoais esse Papa também enfrentou problemas particulares envolvendo seus familiares. O clero romano tinha pavor de familiares próximos demais ao Papa, principalmente pelos acontecimentos envolvendo Alexandre VI e por isso esses parentes foram vistos com desconfiança. O Papa faleceu em 7 de janeiro de 1655 e foi sucedido por Alexandre VII. Para os historiadores esse Papa Inocêncio X foi considerado um bom pontífice. Homem correto, honesto e sem manchas em sua reputação pessoal.

Pablo Aluísio.

Um comentário: