segunda-feira, 14 de março de 2011

O lado obscuro de Martinho Lutero

Martinho Lutero (1483 - 1546) foi um monge católico alemão que passou para a história por ter dado o pontapé inicial na chamada reforma protestante. Ele trouxe uma nova interpretação e visão sobre o cristianismo. Se intelectualmente ele certamente teve seu valor na vida pessoal não era um sujeito dos mais agradáveis. Lutero era indisciplinado e turrão, sempre puxando briga com seus superiores nos conventos por onde passou. Glutão, comia até ficar literalmente sufocado e tinha habituais acessos de fúria com todos ao seu redor. A menor palavra que ele achasse inadequada era suficiente para ele dar um chute na mesa, com os pratos voando para todos os lados. Seu temperamento raivoso passou para seus escritos. Lutero usava uma linguagem forte e muitas vezes ofensiva contra padres, bispos e freiras que ousassem lhe corrigir ou lhe passar sermões. Tanta raiva interna deu origem ao rompimento completo quando Lutero finalmente entendeu que poderia ele próprio firmar sua própria doutrina religiosa. Ignorando trechos em que se afirmava que a Igreja cristã deveria ser una, Lutero jogou tudo para o alto e foi em busca do desconhecido. Escreveu suas teses, colou nas portas da Igreja católica de sua cidade e iniciou uma ruptura religiosa que até hoje ecoa pelo mundo.

Autores da época ficaram admirados pelo fato daquele homem baixinho, gordo e truculento causar tanta confusão. Lutero tinha problemas de pele - alguns historiadores afirmam que ele sofria de sarna, muito comum na idade média - e isso aumentava ainda mais seu tremendo mau humor. Mais de uma vez puxou punhais para desafetos e não era raro em suas homéricas bebedeiras puxar briga com quem estivesse por perto. Era um valentão de bar. Lutero odiava a vida religiosa e os dogmas católicos a que era submetido. Detestava os votos de pobreza e castidade e ria dos padres que lhe aconselhavam a não encher a cara de vinho na frente dos paroquianos pois isso iria trazer um tremendo mal estar para os demais religiosos da região. Afinal os homens de Deus deveriam dar o exemplo. Para Lutero isso porém não tinha a menor importância. Engordando cada vez mais e mais, ele foi piorando suas doenças de pele e pouco chegado em banhos regulares viu grande parte de seu corpo ser tomado por infecções dolorosas e putrefatas. Alguns que estiveram em sua presença afirmaram que ele fedia muito. Uma de suas biografias afirma que Lutero tomava no máximo um banho rápido a cada sete ou oito meses.

Curiosamente alguns autores defendem a tese de que Lutero no fundo não tinha nenhuma vocação religiosa. Ele teria entrado para um mosteiro católico às pressas, para escapar da morte pois teria matado um homem numa briga de bar. Ao virar religioso ele ganhava um tipo de imunidade penal que vigorava na época, além do mais a vida nos conventos era completamente separada da vida lá fora, assim Lutero poderia escapar, ir para outros conventos distantes e nunca ser pego pela polícia. O que ele não queria mesmo era ser enforcado por assassinato. Pior para os que tentavam conviver com ele dentro das abadias pois além de briguento Lutero era também desbocado, muitas vezes mandando todos para aquele lugar, sem nenhum arrependimento ou remorso. Outro ponto negativo da biografia de Lutero era sua intolerância religiosa e o racismo. Ele odiava judeus e deixou claro sua opinião em diversos escritos. Chegou ao cúmulo do absurdo ao propor a matança da comunidade judaica que vivia em sua região. Lutero queria não apenas matar os judeus como também incendiar suas sinagogas, algo que causou muitos embaraços para seus seguidores, não apenas de sua época, como também de gerações futuras. Como defender ideias tão ofensivas e contrárias da verdadeira fé cristã? Impossível.  Mais de um historiador também afirma que Lutero tinha uma queda e tanto por prostitutas, que aliás eram presença frequente nos bares em que ele tomava suas enormes bebedeiras. Isso obviamente era um escândalo para um monge mas Lutero tinha uma personalidade impulsiva que nunca media direito seus atos, por mais absurdos e escandalosos que fossem. Talvez por adorar a presença de mulheres de vida fácil, Lutero tenha lutado tanto contra o celibato católico que, para ele, era um absurdo completo. Lutero achava que todo homem era pecador e deveria pecar até não querer mais, para depois receber o perdão divino de braços abertos.

Por fim, para quem tinha uma personalidade tão forte, a sua morte acabou em uma sombra de acobertamentos e mistérios, onde não se sabe direito qual foi a verdade dos fatos. Lutero foi encontrado morto pela manhã por seu assistente pessoal. Ele andava ranzinza com os rumos que a reforma protestante tomara. Reclamava que não havia mais organização nos dogmas protestantes pois cada um abria sua própria Igreja e escolhia o que iria ou não vigorar em seu ministério. Lutero achava isso um absurdo. A igreja evangélica em sua opinião deveria ser única, com dogma próprio e válido para todos os protestantes. Isso porém parecia cada vez mais distante. Frustrado, seu consumo de bebida aumentou. Ele procurava afogar sua ira em novas noites em claro de muitas bebedeiras. Para alguns historiadores ele teria morrido após uma noite dessas, de muitas farras e bebidas. Já para outros Lutero havia sido vítima de um acidente, embriagado teria se enrolado em cordas no seu quarto e morrido enforcado. Há ainda os que dizem que se matou com uma corda e seus seguidores teriam escondido a verdade, pois certamente não cairia bem para a nova religião que nascia ter um suicida como fundador. Esses são mistérios que infelizmente não terão solução pois passados tantos séculos já não se sabe mais com certeza o que teria acontecido. A única certeza parece ser a que Lutero definitivamente não era uma pessoa doce e inocente como querem fazer crer alguns de seus seguidores nos dias de hoje.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. História da Religião
    O Lado Obscuro de Martinho Lutero
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que Martinho Lutero era um crítico feroz dos dogmas do catolicismo, mas defendia com unhas e dentes, os dos dogmas de sua própria religião, recém criada. kkkkkkkkk. Com certeza essas sarnas purulentas, era o resultado da falta de banho mais a intoxicação alimentar. O corpo humano expulsa as toxinas, principalmente das carnes, através da pele. Muito interessante o texto Pablo. Eu conheço muito pouco sobre o Luteranismo.

    ResponderExcluir
  3. Lutero, que dividiu a igreja, não queria que a sua igreja recém fundada fosse dividida, mas ela segue em divisão até hoje, dando origem a milhares e milhares de denominações diferentes, cada um com seus próprios dogmas. O tiro saiu pela culatra!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho conhecido essa realidade, por gentileza me passa a bibliografia. Desde já agradeço muito ao amigo.

    ResponderExcluir
  5. Him!! O tiro saiu pela culatra? Essa é boa. É so ler um ppiquinho da historia pra ver que o tiro foi ceeteiro no alvo.
    Basta ser sincero na pesquisa hostorica so isso.

    ResponderExcluir