domingo, 6 de março de 2011

Paulo de Tarso

A figura de Paulo segue sendo uma das mais importantes do cristianismo. Ele não conheceu pessoalmente Jesus em vida, mas sim todos os apóstolos originais. No começo sua aproximação com os seguidores de Jesus se deu de forma violenta. Cidadão romano e judeu na religião, Paulo não admitia a nova doutrina religiosa que nascia. Para ele tudo era heresia e blasfêmia contra Deus. Por isso Paulo passou por uma fase de perseguição contra os cristãos.

Alguns historiadores inclusive afirmam que ele estava presente no apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir do cristianismo. Paulo teria participado ativamente de sua morte? Não sabemos. Apenas sabemos que naquele momento histórico ele estava firmemente convencido que a nova religião que nascia deveria ser combatida e eliminada do meio do seio da comunidade judaica. Sua conversão ao cristianismo se deu quando ia a caminho de Damasco. Uma grande luz se abateu sobre Paulo que entrou em choque. Ele imediatamente ficou cego e ouviu uma voz dizendo: "Paulo, porque me persegues?". Ao ouvir isso ele teria dito: "Quem é você?" ao qual foi respondido: "Eu sou Jesus!".

Depois disso Paulo mudou completamente. De perseguidor contra os cristãos ele se tornou o mais ferrenho defensor da fé que alguém jamais poderia imaginar. As primeiras obras escritas sobre Jesus que se tem notícia são obras do próprio Paulo. Segundo vários teólogos suas cartas são mais antigas que os próprios evangelhos que seriam escritos depois, contando inclusive com o apoio completo de Paulo que conheceu grande parte dos evangelistas (os escritores do novo testamento).

A grande contribuição de Paulo, que para alguns foi o grande motriz para que a nova religião se tornasse mundial foi a decisão pessoal dele em pregar aos gentios (designação usada para definir todos os povos não judeus). Enquanto Pedro e outros achavam que os judeus (e a penas eles) deveriam ser convertidas ao cristianismo, Paulo pensou além. Ele foi para a Grécia e lá começou sua pregação, atraindo a atenção dos povos europeus que viviam dentro das fronteiras do Império Romano. Inclusive Paulo usou da infra estrutura do império (como estradas, etc) para espalhar a boa nova para todos os povos que encontrava. Nesse aspecto foi mesmo um gigante, o nome mais importante do chamado cristianismo primitivo.

Pablo Aluísio.

Um comentário: