sábado, 12 de março de 2011

Papa Gregório XV

Alessandro Ludovisi nasceu na cidade de Bolonha em 1554. Era filho de Camilla Bianchini e Pompeo Ludovisi, uma família de nobres da região. Estudioso e focado se tornou padre ainda bastante jovem e depois foi subindo os degraus da hierarquia da igreja católica. Em 1612 se tornou um dos príncipes do cristianismo, se tornando o Arcebispo de Bolonha.

Bem relacionado e considerado um homem culto e preparado, além de bastante sensato, se tornou um dos mais notórios papáveis de sua época. Quando o Papa Paulo V faleceu seu nome logo se tornou forte entre os participantes do conclave. Em fevereiro de 1621 foi eleito Papa e adotou o nome de Gregório XV.

Seu papado não foi tão longo, durando apenas dois anos, porém foi marcante porque ele criou a Congregação para a Evangelização dos Povos (Congregatio pro Gentium Evangelizatione), um dos órgãos mais importantes da história da Igreja Católica. Sua principal função era expandir e evangelizar as novas terras que tinham sido descobertas na América. Aqueles povos que lá habitavam eram pagãos, veneravam deuses indígenas e não conheciam a mensagem do evangelho cristão.

Foi através dessa ordem que muitos membros do clero católico foram enviados para as terras descobertas do além-mar e lá propagaram a fé cristã entre os povos dessas novas colônias. Assim aconteceu também no Brasil onde a ordem teve uma grande influência em nossa história, desde os tempos coloniais, passando pelo império e chegando até mesmo na fundação da república brasileira. Por isso Gregório XV pode ser considerado um dos papas mais influentes de todos os tempos pois sua decisão ajudou a espalhar a palavra de Jesus até mesmo em regiões que sequer eram conhecidas pelos europeus naquele instante, no século XVII.

Pablo Aluísio.

Um comentário: