quarta-feira, 9 de março de 2011

São Jorge

É um dos mais queridos santos católicos, reverenciado em inúmeros países, sendo considerado o padroeiro da Inglaterra e de Portugal. No Brasil o santo também é extremamente popular tanto que sua data (23 de abril) é celebrada em várias cidades do país, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Como se isso não bastasse o santo guerreiro também é o símbolo de uma das maiores torcidas de futebol do Brasil, o Corinthians.

Mas quem foi São Jorge? Fontes históricas apontam que Jorge nasceu em 275 na cidade de Capadócia na Turquia. Bem nascido, em família rica e de prestigio político, Jorge desde cedo demonstrou grande compaixão pelos mais pobres e também vocação militar, o que fez que entrasse em uma escola militar e logo após a maioridade começasse a servir nas tropas regulares do Império Romano. No campo de batalha mostrou-se como um soldado honrado e leal, sempre próximo a ajudar o próximo. Também ficou conhecido por dar conforto espiritual a todos àqueles que se sentiam desprotegidos e com medo durante as batalhas.

Na época em que o Cristianismo era visto ainda como uma seita a se combater pelo Império, Jorge se converteu à nova fé. Pregava aos soldados e junto a eles pedia proteção a Jesus e a Deus. Na fileiras militares sempre era chamado para dar o último conforto aos que padeciam nas batalhas travadas. Diante de sua bravura acabou subindo na hierarquia militar e se tornou tribuno militar durante o alto escalão do Imperador Diocleciano. Foi justamente nessa fase de sua vida que Jorge começou a demonstrar toda a extensão de sua fé.

Assim que as perseguições religiosas promovidas por Diocleciano tiveram início, Jorge se colocou contra tais atos. Com coragem ousou enfrentar os absurdos cometidos pelo imperador romano e apesar de colocar em risco sua própria vida e toda a sua carreira militar e política ficou ao lado dos cristãos perseguidos. Essa postura surpreendeu Diocleciano que o tinha em alta estima. Em vista disso chamou Jorge até o palácio imperial e lhe ofereceu terras, dinheiro e altos cargos dentro do império caso ele negasse que fosse um cristão convertido. Para Diocleciano era de vital importância que Jorge renegasse o cristianismo para continuar a ser pagão. Além disso queria contar com o honrado militar para que ele próprio fosse atrás dos cristãos para exterminar essa nova religião que crescia cada vez mais dentro do império romano.

Jorge não aceitou o suborno, não negou a Cristo e declarou em alto e bom som para todos que era cristão e não abriria mão de sua fé. Irado pela ofensa o imperador Diocleciano então mandou executar sumariamente Jorge, que foi decolado. Assim se tornou um dos mais famosos mártires da nova fé que se espalhava por todo o império, um símbolo de luta e firmeza religiosa que não aceitava negar a Cristo em troca de fortuna, bens e riqueza material. Lutou e combateu até o fim de seus dias, por isso de forma mais do que merecida se tornou Santo Católico de grande devoção!

Em sua imagem símbolo Jorge aparece lutando contra o dragão que representa a luta pela religião cristã contra os detratores da fé religiosa em Cristo em todo o mundo e em todas as épocas. Como se tornou muito querido pelos cristãos de todas as partes do planeta, Jorge também virou personagem de contos e lendas medievais, principalmente na Inglaterra, onde até hoje é celebrado dentro da liturgia da Igreja Anglicana. Já dentro da tradição das religiões afro-brasileiras São Jorge é associado a Ogum e a Oxossi, entidades guerreiras do mundo espiritual. Dentro do catolicismo virou santo ainda nos primórdios da Igreja Católica, sob influência do Imperador Constantino, que sempre pedia sua proteção antes de entrar em uma grande batalha nas fronteiras do Império Romano.

Pablo Aluísio.

Um comentário: