sábado, 12 de março de 2011

Papa Paulo V

O Papa anterior, Leão XI, ficou apenas 26 dias no trono de Pedro. Ele era um Médici e dizem ter sido vítima de dois grandes grupos em disputa, um grupo italiano e outro que defendia os interesses do Rei da França. Com sua morte o conclave reuniu-se novamente para eleger um novo Papa. Era romano de nascimento, um cardeal com muito prestígio dentro da Cúria. Com o falecimento de Leão XI ele logo se tornou um dos mais fortes candidatos a subir ao trono de Pedro. Sua formação era impecável. Jurista e diplomata, homem dedicado aos estudos, se revelava uma pessoa ideal para o cargo.

Paulo V era um defensor da doutrina da Igreja. Em razão dessa visão muito inflexível ele acabou cometendo alguns erros históricos. Um deles foi a perseguição a Galileu Galilei, algo que iria reverberar pelos séculos seguintes. Também foi contra as ideias do pensador e cientista Nicolau Copérnico. Embora tivesse morrido há mais de 60 anos, seus textos e livros começavam a se tornar bem populares entre os jovens da época.

No plano administrativo Paulo V procurou melhorar a cidade de Roma. Mandou fazer um plano de modernização urbana encomendado a arquitetos e engenheiros para melhorar as ruas e monumentos por toda a grande cidade eterna. Ele era um admirador da arquitetura da Roma Antiga e por isso mandou que os novos lugares públicos da cidade tivessem essa inspiração. Para a Basílica de São Pedro também mandou construir uma bela e suntuosa fachada que existe até os dias atuais, contando inclusive com uma inscrição com seu nome em destaque. Paulo V foi Papa por 15 anos, vindo a falecer em 1621. Entre erros e acertos foi considerado até um bom pontífice, dando uma ordem, uma estabilidade dentro da igreja, algo que era visto como necessário na época. Seu sucessor foi o Papa Gregório XV,

Pablo Aluísio.

Um comentário: