segunda-feira, 14 de março de 2011

Os Beneditinos

Durante a Idade Média prosperou uma nova religiosidade na Europa. Era baseada em uma busca espiritual interior, procurando encontrar Deus através de uma vida de austeridade, trabalho e ajuda ao próximo. Com certa inspiração nas religiões orientais surgiu por essa época o estilo de vida dos mosteiros. Essas eram construções isoladas - geralmente no alto de montanhas - em que viviam monges em profundo silêncio e disciplina. Todos trabalhavam pela auto suficiência do mosteiro e lá eles próprios plantavam sua alimentação em pequenas hortas dentro dos muros das abadias ou então em propriedades cedidas pela Igreja Católica ao redor dos próprios mosteiros. Em uma época com muitas guerras, pestes e fome, viver em um mosteiro não era uma má ideia. Lá os religiosos se encontravam seguros enquanto o mundo romano desabava sob pesadas invasões bárbaras.

Um dos nomes mais destacados desse período foi um monge católico chamado Bento que iria fundar uma nova ordem dentro da igreja que seria conhecida como a ordem dos Beneditinos. Não se sabe com precisão dados históricos sobre Bento mas documentos seculares encontrados na biblioteca do Vaticano informam que ele buscou pela autorização do Papa para a fundação de inúmeros mosteiros, habitações com no máximo dez ou doze monges que deveriam viver da terra, prestar auxílio e assistência de viajantes e ajuda médica e hospitalar às vilas vizinhas. Os monges deveriam viver sob uma estrita regra de organização interna. Atendiam às chamadas regras que impunham uma rígida organização em suas vidas. O trabalho era dividido entre os monges - alguns plantavam, outros se especializavam em tratamentos de doenças e outros exerciam funções intelectuais, como os importantes monges copistas de obras antigas (graças ao trabalho desses religiosos é que a grande parte dos livros clássicos da cultura grego-romana sobreviveram até os nossos dias).

Os monges católicos também davam grande importância ao estudo de línguas, sendo que muitos deles aprendiam grego para ler e ensinar as escrituras no idioma em que os primeiros evangelhos foram escritos. Também fundaram grandes centros e os mosteiros acabaram dando origem à muitas cidades modernas pois o homem medieval, em busca de educação ou assistência médica acabava fundando vilas nos arredores desses mesmos mosteiros. O moderno direito que ainda hoje disciplina nossas vidas foi preservado por mosteiros beneditinos que copiavam através dos séculos os grandes tratados de direito romano, que acabou dando origem ao direito continental europeu do qual somos herdeiros. 

O sucesso da ordem beneditina logo prosperou em vários países europeus. Fundada inicialmente em cidades próximas à Roma a ideia de fundar mosteiros com religiosos se expandiu. Os monarcas da época deram apoio e ajuda financeira para que mosteiros fossem fundados em praticamente todos os reinos europeus. Em pouco tempo vários mosteiros foram criados na França, Alemanha, Inglaterra e Holanda. Os beneditinos começaram também a fundar escolas que, com os séculos, se transformariam nas primeiras universidades da Europa. Grandes catedrais também foram erguidas pela disciplina beneditina, inclusive as conhecidas igrejas milenares de Canterbury (ou Cantuária) e Winchester. A ordem também construiu a famosa Abadia de Westminster, onde os monarcas ingleses eram coroados e enterrados (tradição que segue até os dias atuais).

Assim dentro da milenar história da Igreja Católica a ordem dos monges beneditinos foi de vital importância. Disseminaram cultura e ajudaram os povos desamparados da época medieval. Em um tempo onde a maioria das pessoas era analfabeta por causa da inexistência de redes públicas de ensino, os beneditinos escolarizaram e ensinaram os primeiros europeus letrados. Também disponibilizaram ajuda e assistência médica aos mais pobres e humildes. Um grande exemplo de vida cristã que ecoa até os dias de hoje.

Pablo Aluísio.

Um comentário: