sexta-feira, 4 de março de 2011

A Biblioteca do Vaticano

A Biblioteca do Vaticano - Desde a fundação da Igreja Católica, ainda nos tempos em que os apóstolos viviam, há uma grande ligação entre o cristianismo e os escritos, os livros. Basta lembrar da própria Bíblia, que na verdade não é um livro apenas, mas uma coleção de livros composta e selecionada pelos doutores da Igreja. O termo "Bíblia" aliás significa justamente isso, conjunto de livros. Pois bem, desde as mais remotas eras foi necessário para a igreja católica ter o seu próprio acervo de livros, escrituras, teses teológicas, etc. Assim lá pelo século II da era cristão foi fundada no Vaticano a primeira biblioteca centralizada do catolicismo. Perceba que cada parte do mundo cristão tinha sua própria biblioteca. Cada segmento, cada igrejinha perdida no fim do imenso mundo conhecido, já mantinha registros de suas atividades, livros publicados, estudos, etc. A grande biblioteca de Roma foi assim criada para receber livros de todas as partes do mundo.

Era um objetivo centralizar todo o pensamento e conhecimento dos teólogos cristãos. Afinal o cristianismo sempre foi muito rico na produção de obras literárias. Não havia apenas a Bíblia, mas também estudos de natureza teológica, livros escritos por Papas, cardeais, bispos e padres, além de indexação de livros sobre os mais diversos assuntos. Tudo acabava indo para Roma. Muitos inclusive dizem que a frase "Todos os caminhos levam a Roma" foi justamente cunhada para designar as ordens dos Papas de reunir em um só lugar praticamente todo o conhecimento humano da época. E assim a biblioteca foi se tornando o grande manancial de conhecimento literário do mundo antigo. Um lugar imenso, complexo, com livros escritos em praticamente todas as línguas conhecidas. Depois quando a Igreja Católica sentiu necessidade de documentar todos os seus atos administrativos e processuais (com o surgimento do direito e processo canônico), sentiu-se ainda mais a perene necessidade de criar uma grande biblioteca, que de certa maneira rivalizasse com a famosa biblioteca de Alexandria, que infelizmente foi destruída nos tempos antigos.

A histórica e lendária biblioteca do Vaticano porém venceu o teste do tempo, mesmo com tantos ataques, como os que foram promovidos por Napoleão e seu exército. Hoje em dia há uma ala da biblioteca que é de livre acesso ao público, a pesquisadores, historiadores e turistas. Porém grande parte da biblioteca do Vaticano mantém acesso restrito, onde apenas autoridades do clero podem adentrar. Esse segredo acabou dando origens a muitas teorias da conspiração, algumas bem imaginativas. Porém a Igreja Católica apenas reserva-se ao direito de manter sigilo sobre certos livros e documentos, principalmente os relativos a Papas. Apenas após décadas é que são abertos os documentos de papas que marcaram a história da humanidade. Algo que sempre desperta muita curiosidade e interesse por parte de pesquisadores em geral.

Pablo Aluísio.

Um comentário: