terça-feira, 8 de março de 2011

Papa Celestino V

O último Papa que havia renunciado antes de Bento XVI foi o Papa Celestino V no distante ano de 1294. Esse Papa foi bastante controverso. Ele era um eremita, que vivia em reclusão em uma isolada caverna nas encostas do monte Mailla, quando foi levado até Roma e lá acabou se tornando Papa para o espanto e a surpresa da população! Mas o que teria levado um homem que nunca havia estado em Roma antes ao trono de Pedro? As razões são complexas, mas tudo leva a crer que ele foi uma solução para o terrível impasse que havia surgido no Vaticano após a morte do Papa Nicolau IV.

Já havia se passado dois anos da morte do Papa e o conclave ainda não conseguia chegar a um nome para sua sucessão. A peste havia devastado Roma e demais cidades da região e a Igreja vivia um período de turbulências. Diante do impasse dos cardeais, o Rei Carlos II resolve interferir pessoalmente na sucessão do Papa. Ele sugeriu o nome de Pietro Angeleri para ser o novo papa pois ele tinha fama de santo, um homem que vivia em extrema pobreza, em oração, como um eremita, um asceta.

Como não havia se envolvido no jogo político dos cardeais, da cúria, igualmente era considerado uma alma pura que não iria se contaminar pelo jogo da política do clero. Em julho de 1294 ele finalmente foi eleito o novo Papa. Só que a verdade é que Celestino V não tinha vocação para esse tipo de cargo. Um homem que havia tido uma vida tão isolada e de oração nas montanhas, não iria mesmo se dar bem como Papa. Havia muitas questões políticas, diplomáticas, sociais, que para ele era um farto pesado demais para carregar.

A influência do Rei Carlos II também foi um problema em seu pontificado. Ele foi acusado de ser submisso ao Rei, de fazer suas vontades sem se importar com as questões da Igreja. Diante de tantas pressões acabou renunciando apenas cinco meses após ser eleito Papa. Foi um choque em Roma. Alguns historiadores afirmam que os clãs dominados pelas famílias Orsini e Colonna mandaram ele escolher ou a renúncia ou a destituição. Assim o Papa Celestino V preferiu mesmo renunciar. Depois da abdicação o ex-Papa voltou para sua vida de reclusão, mas morreu dois anos depois, aos 81 anos de idade. Há especulações que teria sido envenenado, porém nenhuma prova foi encontrada sobre isso. Seus restos mortais hoje se encontram em exposição em uma igreja na região onde viveu e foi visitada pelo Papa Bento XVI, naquela que foi considerada uma visita simbólica, pois o Papa alemão acabou seguindo os passos de Celestino V, renunciando também ao Papado.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: