quinta-feira, 17 de março de 2011

Memórias de um Exorcista - Gabriele Amorth

Hoje terminei de ler esse livro chamado "Memórias de um Exorcista", escrito pelo padre Gabriele Amorth. Devo confessar que achei o livro menos interessante do que eu esperava. Isso porque o livro foi todo escrito na forma de perguntas e respostas. Pelo visto o Padre não teve tempo ou paciência para escrever um livro convencional. Assim temos um jornalista lhe fazendo perguntas e ele respondendo. Pode até parecer interessante para algumas pessoas esse tipo de formato, mas para mm, soou um pouco cansativo. Além disso quando um livro é escrito dessa maneira ele perde uma ordem cronológica, uma contextualização maior dos fatos.

Não quero com isso desmerecer a figura do Padre, que foi em vida um dos mais famosos exorcistas da história recente da Igreja Católica. Apenas quero deixar registrado que esse tipo de esquema literário não faz o meu estilo. No mais, passando por cima desse aspecto formal, devo dizer que o livro traz algumas informações preciosas. Entre elas uma constante reclamação do Padre sobre seus superiores. Ele deixou claro mais de uma vez sua insatisfação pelo fato de que bispos e cardeais não levaram mais à sério esse tipo de exorcismo. A alta cúpula do clero romano nada fazia para ajudar o Padre em suas funções de exorcizar demônios. E isso foi algo bem decepcionante de saber.

Ao olhar do clero católico atual o exorcismo soa como algo medieval demais. Assim poucos exorcistas são formados até hoje. Os que existem acabam ficando sobrecarregados. Já em relação a conhecimento sobre demonologia, bom, as informações são eventuais e não muito informativas. O Padre cita algumas entidades demoníacas como Lúcifer, Satanás, Asmodeus, Belzebu, etc, mas não chega a entrar fundo no assunto. Ele também explica as diferenças entre possessões, opressões, etc. Vale como título de informação, mas devo dizer, tudo acaba soando bem superficial realmente.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Memórias de um Exorcista - Gabriele Amorth
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    De todos os riuais metafísicos da igreja católica, incluindo aí a transubstanciação, o único que não consigo ver como aceitável e parte de um ritual religioso, é o exorcismo. Tratar prováveis transtornos mentais com curandeirosmos barato é de uma falta de respnsabilidade, de ética, e até de humanidade que me enoja. Pricipalmente porque padres são pessoas esclarecidafs, muitos deles formados em psicologia, e se utilizam dessa fraude abjeta pra impor o seu poder nefasto.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Oficialmente o exorcismo não é estimulado pelo clero da igreja católica. E todas as pessoas que passam por ele precisam apresentar antes um laudo de sanidade mental assinado por médicos. O livro explica essa questão.

    ResponderExcluir