sábado, 5 de março de 2011

A Corrupção Religiosa no Brasil

Infelizmente a corrupção brasileira não se limita na chamada corrupção política ou administrativa que e aquela se alastra dentro da máquina estatal. Há uma outra corrupção bem conhecida em nosso país: a corrupção religiosa. Nos livros de história lemos sobre formas de corrupção religiosa que atingiu a religião na Europa, por exemplo. Venda de indulgências, morte na fogueira, compra de salvações da alma e coisas correlatas. Tudo isso aconteceu, mas nada se compara com a corrupção que existe atualmente no meio religioso do Brasil.

Esse tipo de corrupção está disseminada. Ela se materializa em práticas e barganhas odiosas em que se usa o nome de Jesus para se ganhar muito dinheiro. A parcela mais pobre e menos escolarizada logo cai nas garras desses corruptores religiosos. O que sai disso é um país moralmente muito doente, onde os valores foram pisoteados sem a menor cerimônia.

Além das práticas desonrosas e condenáveis, surgiu também uma aliança entre políticos corruptos e líderes religiosos ainda mais corrompidos. É uma união de corrupções. Desde que o Estado se sesparou da religião já se sabe o que esse tipo de união costuma produzir. Intolerância religiosa, captura dos meios estatais em prol de interesses particulares e escusos. Quando se junta na mesma esfera corrupção religiosa e política o que se ganha com isso é a duplicação da conduta corruptiva. Uma lástima. E o Brasil? Afunda cada vez mais na lama.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário