quarta-feira, 16 de março de 2011

Vaticano - Origens Históricas

Roma sempre foi considerada a cidade eterna. Desde os tempos do Império Romano e seu apogeu quando dominou praticamente todo mundo conhecido pelos europeus, essa região é considerada um dos berços da civilização ocidental. Desde que Roma nasceu o Vaticano se chama Vaticano. Na realidade a origem de seu nome se perdeu no tempo. As mais antigas escavações arqueológicas confirmam que essa parte da Roma Antiga já era conhecida como Vaticano desde os tempos remotos dos primeiros reis romanos - ainda no período da realeza que depois seria substituída pela República e logo depois pelo Império Romano. Assim para os Imperadores Romanos o nome Vaticano era tão antigo quanto parece para todos nós.

Como se pode perceber o local onde hoje se situa a sede da Igreja Católica Romana tem uma longa história, uma história verdadeiramente milenar. Em tempos remotos o Vaticano serviu de guarnição dos primeiros exércitos organizados de Roma. Depois com o tempo foi sendo remodelado até se tornar um centro de execuções de inimigos do Estado e um cemitério para esses criminosos. O curioso é que durante o reinado de Calígula o lugar chegou a ser até mesmo parte dos luxuosos jardins da mãe do imperador insano, mas depois voltou a ser ocupado e administrado pelos militares do exército romano.

O lugar onde está fincada a sede da Igreja Católica tem um enorme significado histórico para os católicos. Foi nesse mesmo lugar onde Pedro, apóstolo de Jesus, foi preso, torturado e depois crucificado de cabeça para baixo por ordem do imperador Nero que culpava os cristãos pelo incêndio que tinha destruído a cidade. Seu túmulo está situado logo abaixo do altar principal da Basílica, um lugar restrito a visitantes, com entrada só permitida por ordem expressa das autoridades da Igreja. Lá embaixo, em um extenso corredor onde se pode visualizar vários nichos e criptas de pessoas enterradas no século I da era cristã, se encontra o local onde Pedro, o pescador, foi enterrado. Há uma inscrição milenar onde se pode ler: "Aqui está Pedro". Ossos do apóstolo que foram encontrados no lugar se encontram agora em uma caixa confeccionada especialmente para isso.

A tradição tratou de preservar o local de seu sepultamento na mente dos primeiros cristãos. Após séculos de perseguição incansável de vários imperadores a crença no Cristo aumentou a ponto de se tornar a religião oficial do Império. Coube a Constantino dar a plena liberdade religiosa aos cristãos, sendo depois considerada a religião oficial de Roma pelo Imperador Teodósio I. Por uma questão de justiça então resolveu-se construir a basílica de São Pedro onde o apóstolo de Jesus Cristo sofreu seu martírio. Confirmando-se assim o que o próprio Jesus disse quando afirmou: "Tu és Pedro e sobre essa Pedra edificarei a minha Igreja e os portões do inferno jamais prevalecerão sobre ela" (Evangelho Segundo Mateus).

Pablo Aluísio.

Um comentário: