quarta-feira, 16 de março de 2011

Papa Bento I e a Reconstrução de Roma

Após a brutal invasão dos Lombardos (povo bárbaro e saqueador) Roma foi praticamente destruída e o Papa João III deposto. Durante mais de um ano a Igreja Católica ficou sem um Papa em Roma, fruto do caos que reinava em toda a cidade. Bento I, o 62º papa, surge no meio desse período terrível para os cristãos. Ele é eleito em 2 de Junho de 575 e começa a trabalhar pela reconstrução da cidade eterna.

Por esses tempos a única coisa que mantinha a cidade em pé era sua fé cristã. Todas as instituições do império romano tinham desaparecido. Os bárbaros destruíram o senado, as legiões do exército e tudo o mais que pudesse se identificar com o antigo poder da Roma Imperial do tempo dos Césares da antiguidade. Apenas a figura do Papa, do líder da Igreja Católica, poderia reverter esse quadro. De certo modo, olhando-se criticamente, podemos dizer que a herdeira direta do antigo império era justamente a Igreja Católica. Saiu de cena os antigos brasões imperiais com suas águias douradas e entrou em cena a cruz cristã.

O Papa passa então a exercer as funções políticas que eram do imperador. Ele se torna não apenas uma figura espiritual, mas também e principalmente de poder político. Após a consolidação de sua posição papal (confirmada por concílio realizado em Constantinopla) Bento I seguiu em frente trazendo paz e prosperidade para vastas regiões da França e Itália que tinham sido destruídas pelas forças invasoras Lombardas. Foi um homem de grande coragem e empenho em reerguer o mundo cristão que estava em ruínas. Cronistas da época relatam que não apenas a guerra assolava Roma, mas também a fome e a peste, a ponto inclusive de muitos romanos se entregarem aos invasores em troca de um pouco de comida.

Apenas a subida ao trono de Pedro de um novo Papa conseguiu reconstuir a base da sociedade romana. Para o povo em geral ele passou a ser conhecido como Bento, o Grande. Um título que já havia sido dado antes a grandes conquistadores como Alexandre da Macedônia. Bento I, considerado herói dos cristãos, morreu em 30 de julho de 579 aos 54 anos e foi enterrado abaixo da cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano. Foi sucedido por Pelágio II, dando continuidade ao processo de seleção dos novos papas..É considerado hoje um dos grande Papas da história porque conseguiu manter a unidade da Igreja mesmo diante de um dos mais conturbados períodos históricos da Europa cristã.

Pablo Aluísio.

Um comentário: