sábado, 5 de março de 2011

Arquivos do Vaticano - Edição IV

Arquivos do Vaticano - Segue a seguir uma série de textos de natureza religiosa que escrevi para o blog Catolicismo em Maria. Os textos estão resgatados com a finalidade de arquivo pessoal de meus escritos.

Papa Francisco em Auschwitz
O Papa Francisco fez uma visita silenciosa e contemplativa no campo de concentração nazista de Auschwitz. O Papa está na Polônia para as celebrações da Jornada Mundial da Juventude. Durante sua visita ao campo da morte, onde milhões de judeus morreram durante o holocausto nazista, Francisco pediu perdão pelos atos de atrocidades cometidos naquele sinistro período histórico da humanidade.

De cabeça baixa e profundamente emocionado, o Papa Francisco encontrou alguns dos sobreviventes do holocausto, entre eles uma senhora de 101 anos de idade que sobreviveu ao maior crime da história da humanidade. Helena Dunicz Niwinska tocava violino na orquestra de Auschwitz. Muitas vezes esses músicos eram colocados na recepção dos novos trens que chegavam com judeus de toda a Europa. Era uma forma de acalmar os ânimos daquelas pessoas, uma maneira macabra de evitar tumultos nas multidões que chegavam ao campo de extermínio.

Depois desse encontro emocionado o Papa Francisco se dirigiu até um lugar conhecido como muro da morte, onde muitos foram exterminados de forma cruel. Depois Francisco visitou a cela onde morreu o padre polonês Maximiliano Kolbe. Ele deu sua vida em troca da morte de um prisioneiro, se tornando um mártir católico na luta contra as atrocidades do nazismo. Exatamente hoje está se celebrando 75 anos de seu trágico assassinato por oficiais da SS, a monstruosa tropa de elite das forças armadas de Hitler.

Estima-se que mais de um milhão de judeus foram mortos dentro dos muros do complexo de Auschwitz, o maior campo de concentração nazista da época. O Papa se propôs a levar uma oração silenciosa a todas essas vítimas que perderam suas vidas. Também trocou o discurso por um momento de reflexão sobre os horrores que foram cometidos dentro desse campo da morte. Francisco é o terceiro Papa a visitar Auschwitz. Antes dele estiveram lá o Papa João Paulo II e seu sucessor, Bento XVI.

Papa Francisco nos Estados Unidos - Esse texto escrevi na ocasião da visita do Papa Francisco nos EEUU. Leia: Se há algo de bom que vem acontecendo nesses últimos dias essa é a visita do Papa Francisco nos Estados Unidos. Há um sentimento positivo no ar, nos jornais, pelas ruas das cidades por onde ele passa. Sei que minha opinião pode ser considerada pouco isenta pois sou um católico que adora minha religião, mas o fato é que poucas vezes se viu um líder religioso com tamanho impacto na mídia e nas pessoas em geral. O Papa Francisco é um fenômeno de popularidade, um furacão e isso é tão bom para o mundo em geral. Em uma época onde lemos e ouvimos tantas coisas ruins, negativas, desanimadoras, ver algo assim é um verdadeiro descanso e alívio para a alma e a mente.

Além do aspecto puramente religioso (que foi emocionante), a ida de Francisco ao Congresso americano e à ONU colocou na ordem do dia uma agenda positiva e saudável como há muito não se via. Levando para o lado americano o que temos visto é um desarme nas ideias de certos candidatos republicanos (como o idiota do Trump). A postura de Francisco sobre vários temas desmascara essa política de revanchismo e xenofobia, a removendo do caminho, colocando tudo em seu devido lugar. Saem o preconceito, o ódio, a intolerância e entram a misericórdia, a solidariedade e o amor. Isso é a base da religião e filosofia cristã e o Papa Francisco tem sido genial nesse aspecto. Ao invés de propor soluções absurdas como a construção de um muro entre México e Estados Unidos, a expulsão sumária de famílias de imigrantes, o Papa estendeu sua mão a todos os que vivem nos Estados Unidos e sonham com um futuro melhor para si e seus filhos. Um gesto de imensa grandeza e significado. Ao se declarar também um membro de uma família de imigrantes (seu pai imigrou da Itália para a Argentina), Francisco colocou abaixo qualquer tipo de sentimento preconceituoso e racista em relação a essas pessoas que muitas vezes são consideradas injustamente cidadãos de segunda classe. Sua presença dentro dos Estados Unidos certamente desarmou corações e mentes e prevejo daqui em diante o naufrágio dessas candidaturas radicais e retrógradas em solo americano.

É tamanho o impacto que o Papa vem causando em sua passagem pelas cidades americanas que um texto apenas não poderia ser suficiente para analisar tudo o que vem acontecendo. Só hoje aconteceu inúmeros eventos marcantes como a ida ao marco zero do WTC e a missa no Madison Square Garden para milhares de pessoas. Pensou que apenas os grandes superstars do rock iam ao Madison? Pois está enganado. Enfim, Francisco traz um sopro de ar fresco para o mundo poluído por cinzas, ódio e amargura. Francisco condenou a pena de morte, o comércio de venda de armas de fogo, ressaltou a importância da valorização do meio ambiente e criticou a desumanidade das políticas capitalistas ferozes que transformaram o ser humano em uma mera máquina e instrumento de lucro. Escrever mais o quê? Francisco é um ser de luz e só posso tirar o chapéu para o sumo pontífice. O Papa Francisco é literalmente uma benção nesse mundo tão dividido, preconceituoso, racista e intolerante. Sua presença demonstra que sim, há uma luz no fim do túnel. Não percamos nossas esperanças jamais. Grande Papa Francisco...

Jornada Mundial da Juventude 2016  - Na última semana os católicos de todo o mundo tiveram suas atenções voltadas para a Jornada Mundial da Juventude na Polônia. O evento, que reuniu milhares de pessoas em um encontro com o Papa Francisco, foi amplamente coberto pela imprensa mundial. Além da visita ao campo de concentração em Auschwitz tivemos ainda vários momentos marcantes dessa verdadeira festa de paz e união entre os povos do mundo de fé católica.  Aqui vai um pequeno resumo dos principais acontecimentos.

No total o público estimado pelas autoridades polonesas presente no evento foi de dois milhões de peregrinos. Pessoas de toda a Europa, América, Ásia e África estiveram presentes. A JMJ foi criada pelo Papa João Paulo II para reunir jovens católicos de todo o mundo, numa verdadeira celebração de sua fé. A primeira JMJ foi realizada em Roma e desde então tem sido organizada em diversas partes do mundo. A última havia sido realizada no Rio de Janeiro com público estimado de mais de cinco milhões de católicos nas areias das praias cariocas.

Em seus pronunciamentos dois temas dominaram as falas do Papa Francisco: a violência crescente no Oriente Médio e o problema dos refugiados na Europa. Francisco deixou claro que apesar dos atos de violência extrema que estão sendo cometidos supostamente apoiados na fé islâmica, os cristãos não devem associar o islamismo com a violência e nem com o terrorismo. A morte de um padre na França reacendeu um velho sentimento de xenofobia em toda a Europa. Francisco afirmou que o caminho a seguir não é a do ódio e nem a de tratar os muçulmanos como inimigos da fé cristã.

O Papa relembrou a todos que pessoas violentas existem em todas as religiões e que nenhuma religião deve ser criminalizada ou estigmatizada por causa de atos violentos e bárbaros de supostos seguidores dela. Um fato interessante é que não se pode associar os atos dos membros do grupo terrorista "Estado Islâmico" com o próprio islamismo. Até porque na Síria e em outros países grupos islâmicos também lutam arduamente todos os dias contra os seguidores do ISIS.

O Papa Francisco também lembrou a todos que a mensagem do Cristo é a de que devemos ter misericórdia e amor para com o próximo. Assim o refugiado deve ser acolhido com o puro sentimento cristão. A imprensa europeia inclusive tem chamado bastante a atenção para as conversões em massa ao catolicismo que estão ocorrendo entre refugiados em todos os países do continente. A mensagem de Francisco tem tocado corações e mentes e depois da morte do padre e mártir Jacques Hamel na Normandia tem ocorrido um verdadeiro sentimento de conversão para a fé cristã, algo que não se via na Europa há muitos anos. Isso só vem a confirmar a antiga frase que afirmava que do sangue dos mártires nasce e cresce a fé em Deus em todos os povos da Terra.


Cardeal Burke e a ala conservadora da Igreja Católica - Há um duelo de opiniões atualmente dentro da Igreja Católica sobre os rumos que ela vem tomando na atualidade. Como todos sabemos o Papa Francisco tem se aliado a setores mais liberais do clero, dando uma visão mais condizente com os novos tempos em que o mundo passa. Embora não tenha divergido frontalmente com a doutrina, o Papa tem demonstrado uma certa maleabilidade sobre certos assuntos que tem incomodado a ala mais tradicional, o setor conservador do catolicismo.

Um dos representantes desse pensamento mais centrado numa interpretação mais focada na tradição é o cardeal americano Raymond Burke. Ele tem sido apontado como o representante da ala tradicionalista do clero católico. Recentemente Burke entrou em divergência pública contra o Papa Francisco no que diz respeito à questão dos divorciados. Eles podem ou não receber a comunhão?

A dúvida surgiu após a publicação de "A alegria do amor", escrito pelo Papa Francisco. Não é segredo para ninguém que o Papa tem uma posição bem mais flexível sobre o tema e expôs sua opinião no texto que escreveu. Isso gerou dúvidas dentro da Igreja e um grupo de cardeais, bispos e padres liderados por Burke escreveu uma carta denominada "Dubbia" (dúvidas) para o Papa em Roma. A intenção é realmente esclarecer dúvidas pois certas interpretações teológicas colocam em lados opostos a mensagem do Papa e a doutrina tradicional católica.

Para o cardeal as inúmeras interpretações possíveis acabou gerando algo muito nocivo dentro da Igreja Católica americana, pois cada Diocese acabou criando sua própria versão dos fatos, fazendo com que a incerteza se instalasse. Apenas a resposta do Papa poderia colocar um fim a esses questionamentos. Para muitos o Cardeal Burke estaria fazendo na realidade um pouco de política, se valorizando dentro dos setores conservadores. Teria ele alguma pretensão em ser o novo Papa, o primeiro Papa americano da história? Ou estaria realmente tentando apenas manter coesa a disciplina e a doutrina do catolicismo? São perguntas que ficam no ar.

O Papa Francisco e o Presidente Trump - Durante as últimas décadas o Vaticano e a Casa Branca tiveram uma ótima relação diplomática. Essa aproximação muito coesa vem desde os tempos do Presidente JFK, um católico, muito presente na história da Igreja Católica americana. Depois as relações só melhoraram com a visita do Papa Paulo VI aos Estados Unidos, a relação de confiança e amizade entre o Presidente Reagan e João Paulo II e por fim a visita de Bento XVI à Casa Branca no aniversário do Presidente George W. Bush,.

Com o Papa Francisco não foi diferente. Ele e o Presidente Obama foram muito próximos, verdadeiros amigos. A visita de Francisco aos Estados Unidos recentemente consolidou essa aproximação. Acontece que agora surge uma tensão no ar com a subida ao poder de Donald Trump. Esse novo presidente, que teve sua posse nesse fim de semana, tem uma agenda agressiva, principalmente no que diz respeito aos imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Desde a campanha ele tem afirmado que vai construir um grande muro para impedir a entrada de mexicanos no país. E parece disposto a endurecer a política de imigração aos EUA.

Essa postura pouco flexível e maleável acendeu o sinal de alerta no Vaticano. O Papa Francisco inicialmente declarou que não se devia construir muros entre os povos, mas pontes e isso parece ter irritado Trump. Ele respondeu dizendo que o Papa deveria agradecer a ele caso o Estado Islâmico avançasse em direção a Roma. Nessa semana a tensão entre o Papa e Trump cresceu novamente. Francisco declarou que não se deve buscar por salvadores que defendam a construção de muros entre os povos! Um claro recado contra Trump.

Em entrevista ao jornal El Pais o Papa também deixou claro que ainda é cedo para avaliar o que poderá acontecer daqui para frente, mas que em todo o caso a Igreja Católica estará atenta aos acontecimentos. Se houver abusos o Vaticano estará pronto a denuncia-los. A Igreja será uma espécie de guia moral para a política americana daqui em diante, quer Trump queira isso ou não. Sobre o futuro incerto o Papa Francisco declarou: "O perigo em tempos de crise é buscar um salvador que nos defenda com muros! Não gosto de me antecipar aos acontecimentos. Veremos o ele que faz."

Depois concluiu: "Veremos o que acontece. Não vou ainda me assustar ou me alegrar com o que possa acontecer. Se agirmos assim podemos cair numa grande imprudência – não devemos ser profetas ou de calamidades ou de aclamações do novo presidente, de algo que ainda não aconteceu, não devemos ser nem uma coisa nem outra. Veremos o que ele faz e, a partir daí, avaliaremos. Sempre avaliando o caso concreto. Ficaremos atentos".

A Semana do Papa Francisco - Como sempre acontece todas as semanas o nosso querido Papa Francisco se tornou notícia em todo o mundo por algumas declarações e decisões importantes sobre a Igreja e os católicos. Lembrando que todos os católicos do mundo formam uma grande família unida por paz e misericórdia, o Papa declarou que "A Igreja é a família de Jesus".

Explicando ainda mais sua mensagem Francisco completou: “A Igreja é a família de Jesus, na qual se derrama o seu amor: é este amor que a Igreja guarda e quer dar a todos”. Lembrando ainda que em breve haverá o dia dos namorados o Papa Francisco fez uma analogia para os jovens entenderem o que quis dizer. Ela afirmou: “A vida cristã é a resposta a este amor, é como a história de dois enamorados: Deus e o homem encontram-se, procuram-se, descobrem-se, celebram-se e amam-se, precisamente como o amado e a amada no Cântico dos Cânticos. Tudo o resto é consequência desta relação”.

Outra decisão do Papa também foi muito comentado na semana. Através de sua iniciativa pessoal o código canônico - o conjunto de leis que regem a Igreja Católica em todo o mundo - foi modificado. Agora qualquer autoridade católica que vier a se omitir ou encobrir algum caso de pedofilia envolvendo membros da Igreja será devidamente punido com a expulsão. Essa obviamente não será sumária ou imediata, mas respeitará o amplo direito de defesa dos acusados. Uma vez porém que tal ato seja provado o condenado será desligado dos quadros da Igreja de Roma para todo o sempre. O Papa Francisco tomou essa decisão apoiado na ampla maioria dos fiéis católicos que exigem que todos os culpados sejam devidamente punidos e expulsos da Igreja de Cristo.

E por falar em punição o Papa Francisco resolveu excomungar um grupo intitulado Igreja Universal Cristã de Nova Jerusalém. Essa comunidade católica estava se desvirtuando completamente dos ensinamentos e da doutrina oficial da Igreja Católica. Com sede numa cidade italiana chamada Gallinaro, esses ex-católicos seguem os estranhos ensinamentos e visões de uma mulher de nome
Giuseppina Norcia que dizia ter tido visões do Menino Jesus. A suposta aparição foi investigada pelo Vaticano e depois de vários estudos foi considerada falsa e mais do que isso, herege. Segundo um comunicado da Igreja em Roma a tal denominação ensina doutrinas religiosas falsas e ensinamentos que não se baseiam nos textos bíblicos. 

Mensagem de Páscoa do Papa Francisco - Nesse domingo de Páscoa, 27 de março de 2016, o Papa Francisco falou para milhares de pessoas no Vaticano. Para Francisco a Páscoa é acima de tudo uma celebração da misericórdia de Deus. A Páscoa é em essência uma nova chamada para todo cristão se reconciliar com Deus, reencontrar o caminho de volta até a santidade divina. Francisco relembrou o significado da ressurreição de Jesus. Com a volta do mundo dos mortos Jesus Cristo deixou claro a existência de uma vida imortal, espiritual. Todos os verdadeiros cristãos são assim chamados para viver essa vida plena, repleta de amor ao próximo. Os marginalizados, os oprimidos, os rejeitados, os prisioneiros, os excluídos, os que são vítimas de opressão e violência, todos são chamados para compartilhar o intenso e imortal amor de Deus.

Com uma postura de reverência Francisco exortou todos os presentes a uma reflexão interna, bem pessoal e silenciosa sobre os rumos de sua própria vida. Depois incentivou a cada um dos presentes (e a todos os cristãos ao redor do mundo) a trilharem um caminho de volta ao amor de Deus e a de todos os nossos irmãos e irmãs. O Papa Francisco relembrou o grande poder de Deus sobre o pecado e a morte. Depois orou para que Deus olhasse para os lugares destruídos pelas guerras, pelo terrorismo e pela pobreza. Também chamou a atenção para a consciência ambiental que deve nortear os passos de todo bom cristão sobre a Terra. O Papa relembrou em especial o sofrimento pela qual passa o povo da Síria, país destruído por uma longa guerra civil que não parece ter uma solução a curto prazo.

O terror também foi lembrado em sua mensagem de Páscoa. Para o Papa Francisco o terrorismo é um mal que paira sobre a humanidade. Depois orou para que o poder de Cristo ajude a superar os corações embrutecidos, amargos e endurecidos que promovem tais atos de destruição. Que o amor de Jesus promova um encontro fecundo e fértil entre as nações e culturas de todos os povos. Além da Síria o Papa lembrou dos atos de extrema violência que se alastram em países como Iraque, Iêmen, Líbia, Ucrânia, Israel e vários países africanos. Depois exaltou dizendo: "Que o Senhor da vida abençoe os esforços internacionais para alcançar a paz nessas nações".

O Papa Francisco também não deixou de lembrar a triste situação dos refugiados na Europa. Fugindo das guerras, da pobreza e da violência de seus países, eles tentam começar uma nova vida em solo europeu. Fez uma bela analogia entre a triste realidade dos refugiados e o próprio Cristo, em sofrimento na cruz.  "Eu vejo a cruz de Cristo nos olhos das crianças refugiadas. Nos rostos de homens, mulheres e idosos que fogem da morte, mas que não conseguem encontrar solidariedade nas terras novas onde chegam. Eles só encontram indiferença e omissão, onde muitos seguidores de Pilatos apenas lavam as mãos com tudo o que está acontecendo com eles" - concluiu.

E o Papa Francisco finalizou dizendo: "Cristo deseja que sigamos ao seu lado. Ele vem até nós e estende sua mão em nossa direção. Ele traz esperança e vida. A falta de esperança nos aprisiona em nós mesmos. Que o poder de Deus nos livre dessa armadilha que nos tornam cristãos sem esperança. Sem esperança Jesus não teria ressuscitado dos mortos.  Hoje é a celebração da nossa esperança, a celebração desta verdade: nada nem ninguém jamais será capaz de nos separar do seu amor, do amor de Deus. O Senhor está vivo e quer ser procurado entre os vivos". Depois concluiu sua mensagem dizendo: "Depois de ter encontrado a Deus, cada pessoa é enviado por Ele para anunciar a mensagem de Páscoa, para despertar e ressuscitar a esperança nos corações castigados pela tristeza, naqueles que lutam para encontrar sentido na vida. Isto é tão necessário nos dias hoje como foi no passado."

Papa Francisco e a Ecologia - O Papa Francisco já é reconhecido como um dos líderes católicos mais preocupados e centrados em torno da ecologia na história. Aproveitando a Páscoa que está chegando o Vaticano anunciou uma série de iniciativas em prol da preservação da natureza. E isso até mesmo dentro dos menores detalhes, entre eles a preocupação com a ecologia dentro dos próprios muros do Vaticano. A partir de agora todas as plantas e flores usadas em decorações de missas e cerimônias serão reutilizadas e virão de reservas ecologicamente equilibradas, onde a preservação ambiental será o ponto central.

Tulipas, flores e arbustos que vieram da Holanda serão replantados em propriedades da Igreja por toda a Europa. A Igreja Católica assim começará um grande plano de valorização da natureza em seus domínios. Essas sementes serão também plantadas nas várias universidades católicas ao redor do mundo. Tudo para que venham a florescer nos anos que virão mostrando a preocupação da Igreja no que toca em preservar o meio ambiente para as futuras gerações. Assim a Igreja Católica pretende plantar literalmente um grande jardim verde por todo o planeta, dando exemplo e também servindo de iniciativa educacional para jovens e crianças que estudam em instituições de ensino que pertencem à Igreja.

Haverá também a implantação de uma ilha ecológica que vai funcionar como centro de reciclagem, com eliminação seletiva de resíduos e detritos. E finalizando essa iniciativa educacional em relação ao meio ambiente a iluminação da cúpula da basílica de São Pedro será desligada por uma hora no dia 19 de março como forma de divulgação da Igreja em relação ao modo equilibrado e saudável de se lidar com o meio ambiente e suas fontes de energia. Esse ato vem de encontro ao apoio que a Igreja dará ao movimento World Wildlife International Fund que promoverá ao redor do mundo o desligamento de luzes como forma de poupar a natureza da incansável necessidade de consumo de energias por parte da humanidade.

Papa Francisco e Madre Teresa de Calcutá - No próximo dia 15 de março o Papa Francisco irá assinar o decreto de divulgação da canonização da religiosa Madre Teresa de Calcutá falecida em 5 de setembro de 1997. Ela foi uma das figuras mais influentes e admiradas do século XX após dedicar toda a sua vida aos pobres e desassistidos. Dona de uma fibra moral e uma coragem digna de admiração, Madre Teresa levantou uma obra social poucas vezes vista na história, inaugurando hospitais e instituições que visavam ajudar principalmente aos mais pobres, doentes e desamparados.

O Papa Francisco assim torna oficial o reconhecimento de gratidão e santidade dessa preciosa missionária e freira católica. Anjezë Gonxhe Bojaxhiu não era indiana de nascimento, mas sim natural da Macedônia. Após ir para Índia, um dos países com mais problemas sociais do mundo, começou a dedicar sua missão justamente para os mais miseráveis. Fundou a congregação "Missionárias da Caridade" e começou um projeto social que encantou todo o mundo.

Seu trabalho de ajuda ao próximo lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz, um reconhecimento maravilhoso para uma religiosa como ela. Em 2003 Madre Teresa foi beatificada. Agora começa os preparativos para sua canonização, onde será considerada oficialmente santa pela Igreja Católica. Um reconhecimento mais do que justo para aquela que em vida já era considerada assim, sendo chamada pelos indianos de "A Santa das Sarjetas", pois era justamente nesses lugares mais pobres e sem esperança que ela promovia sua obra de caridade e ajuda.

Madre Teresa será canonizada após a confirmação de dois milagres sendo que um deles envolveu um brasileiro que havia sido desenganado pelos médicos após ser diagnosticado com uma implacável doença degenerativa cerebral. Sua esposa, muito devota, então rezou em busca de um milagre invocando o poder de intercessão de Madre Teresa junto a Deus. Em poucos dias a doença recuou e o paciente ficou milagrosamente curado, uma cura que a ciência aliás não tem qualquer explicação. Além de Madre Teresa o decreto Papal celebrará futuras canonizações, entre elas a do argentino Giuseppe Gabriele del Rosario Brochero, que se tornará assim o primeiro santo da terra natal do Papa Francisco.

Papa Francisco: A chegada de Imigrantes pode renovar a Europa! - A recente onda de imigrantes que chega na Europa fugindo da guerra e destruição de países como Iraque e Síria tem sido motivo de preocupação para os líderes europeus, mas o Papa Francisco recentemente trouxe um ponto de vista otimista para dentro da discussão. Para o Papa a Europa sempre foi uma região do mundo de chegada para milhões de seres humanos ao longo da história. Essa diversidade de culturas diversas, vindas de todas as partes do globo é de certa maneira o grande segredo da imensa riqueza cultural do continente desde os seus primórdios. Afinal até mesmo a religião cristã não nasceu na Europa, mas sim numa região distante do Oriente Médio onde viveu Jesus Cristo e seus apóstolos.

Para Francisco essa forma de ver os imigrantes como ameaça é um erro histórico que precisa ser consertado na mentalidade dos europeus. Falando para o L’Osservatore Romano o Papa declarou: "Os refugiados árabes formam uma verdadeira invasão árabe no continente europeu" - depois deixou claro que isso não era necessariamente um mal ou algo negativo. Francisco continuou sua observação explicando: "A Europa sempre soube evoluir e fortalecer-se com a troca de culturas de povos de todo o planeta, a ponto de se ter tornado o único continente capaz de oferecer uma certa unidade ao mundo".

Depois disse: "Para a Europa rejuvenescer, deve redescobrir as suas raízes culturais: é ao esquecer a sua própria História que a Europa se enfraquece, e arrisca tornar-se um lugar vazio! Quantas invasões a Europa experimentou ao longo da sua História? Esse continente foi sempre capaz de lidar com elas, avançando e ficando em melhor posição por causa das trocas de culturas!" O ponto de vista do Papa Francisco vem reforçar uma política da Igreja Católica em acolher todos os refugiados árabes que chegam em massa na Europa, muitas vezes sem qualquer ajuda, contando apenas com a esperança de recomeçar em um mundo melhor.

Para o Papa Francisco é preciso combater a xenofobia contra o estrangeiro para evitar violências e atrocidades étnicas que aconteceram no passado, sempre com a sombra do holocausto pairando no ar. Em sua reflexão o Papa também combateu os políticos que fazem disso uma bandeira política, levantando um escudo de preconceito para vencer eleições. Para o Papa a Europa a os europeus não podem se tornar "reféns de uma colonização ideológica que transforma a política em veneno”. Todo refugiado deve ser tratado com respeito e tolerância que cabe a cada ser humano sobre a face da Terra.

Basilique Cathédrale de Saint-Denis - Um das obras de arte da Igreja Católica. A Basilique Cathédrale de Saint-Denis foi construída a partir do ano de 1135. É um das maravilhas arquitetônicas e históricas da França. Tombada pelo patrimônio histórico mundial da ONU, a construção também guarda em seus recintos todos os corpos dos reis franceses ao longo de sua história. Entre as maravilhas temos diversas estátuas, como a da Rainha Maria Antonieta e seu marido Luís XVI, que foram decapitados pela Revolução Francesa. Um lugar extremamente belo que une história, arquitetura e religiosidade como poucos recantos na face da Terra. Se for à França não deixe de conhecer em hipótese alguma.

Pablo Aluísio. 

Um comentário:

  1. Catolicismo em Maria
    Catedral de Saint-Denis, França
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir