sábado, 19 de março de 2011

Arquivos do Vaticano VII

Arquivos do Vaticano VII
Segue a seguir uma série de textos de natureza religiosa que escrevi para o blog Catolicismo em Maria. Os textos estão resgatados com a finalidade de arquivo pessoal de meus escritos.  

Papa Francisco e a importância das mulheres no mundo - Nesse 8 de março o Papa Francisco relembrou a importância das mulheres dentro da sociedade humana. O Papa afirmou que o mundo que marginaliza as mulheres em geral se torna um mundo estéril. Para Francisco as mulheres buscam a cada dia construir uma sociedade mais humana e acolhedora. A importância de sua presença na vida de todas as famílias deve sempre ser ressaltada e valorizada. As mulheres não apenas trazem vida, mas também conseguem entender e olhar o mundo com olhos diferentes, com um coração mais criativo, mais paciente e mais terno. Francisco dedicou uma oração e uma benção particular para todas as mulheres ao redor do mundo e em especial para as que estavam presentes na Praça de São Pedro nesse domingo de graça.

Ele afirmou: “Hoje, 8 de Março, uma saudação a todas as mulheres que em cada dia procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora. Um obrigado fraterno também àquelas que em mil modos testemunham o Evangelho e trabalham na Igreja. E esta é para nós uma ocasião para reafirmar a importância das mulheres e a necessidade da sua presença na vida de cada um de nós. Um mundo onde as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não apenas trazem a vida, mas nos transmitem a capacidade de olhar mais além, a capacidade de entender o mundo com olhos diferentes, de sentir as coisas com um coração mais criativo, mais paciente, mais terno. Uma oração e uma bênção particular para todas as mulheres aqui presentes na Praça e para todas as mulheres do mundo. Uma saudação”

O Papa Francisco também relembrou em sua oração mariana do Angelus o trecho do evangelho onde Jesus expulsou os vendedores do Templo, lugar de oração que era usado para o comércio e enriquecimento próprio dos sacerdotes. Francisco afirmou: “Na verdade, este gesto de Jesus e a sua mensagem profética percebem-se totalmente à luz da sua Páscoa. Temos aqui, segundo João, o primeiro anúncio da morte e ressurreição de Cristo: o seu corpo, destruído na cruz pela violência do pecado, se transformará na Ressurreição no lugar de encontro universal entre Deus e os homens. Por isso, a sua humanidade é o verdadeiro templo, onde Deus se revela, fala, se faz encontrar; e os verdadeiros adoradores de Deus não são os guardiões do templo material, os detentores do poder e do saber religioso, mas aqueles que adoram a Deus em espírito e verdade".

Por fim o Papa realçou a importância de se viver esse período da Quaresma para a celebração da Páscoa, quando o fiel finalmente renova seus compromissos assumidos no batismo em Cristo. Para Francisco o verdadeiro cristão deve assumir uma posição de caridade e ajuda ao próximo, principalmente em relação aos mais humildes e fracos, os mais pobres. Agindo assim o cristão assume a construção de um templo em sua própria vida, se tornando exemplos vivos do caminho de Cristo na Terra. Depois o Papa levou a multidão presente na Praça de São Pedro a uma reflexão. O Papa afirmou que sempre devemos nos perguntar se o Senhor realmente está presente em nossas vidas e em nossos corações. Se realmente passamos por um processo de limpeza e purificação em nossa existência. E se realmente expulsamos de nossa alma as atitudes de ganância, ciúmes, mundanidade, inveja e ódio. Finalizando o Papa Francisco convidou os católicos a abrirem seus corações para que a misericórdia de Deus faça a verdadeira limpeza dentro de cada um de nós.

Papa Francisco e o coração dos homens - Nessa quarta-feira o Papa Francisco lembrou a situação dos idosos no mundo de hoje. Para o Papa Francisco as pessoas idosas ganharam mais tempo de vida graças aos avanços da medicina, porém continuam sendo negligenciadas e abandonadas, até mesmo por familiares. O Papa Francisco afirmou: "Os idosos deviam ser, para toda a sociedade, uma reserva de sabedoria! Infelizmente muitos idosos estão abandonados não só em condições materiais precárias, mas também enfrentando numerosas dificuldades para sobreviver em uma sociedade que não quer mais a sua participação. A vida humana aumentou em anos de vida, mas o coração não cresceu". O Papa Francisco relembrou ainda a importância dos avós na vida familiar e na sociedade em geral e como eles estão sendo deixados de lado por uma sociedade que não os valoriza.

O Papa inclusive usou o exemplo de Bento XVI que ao visitar um lar para idosos em Roma afirmou: "A qualidade da sociedade, direi da civilização, julga-se também na forma como os idosos são tratados e do lugar que ocupam dentro de uma comunidade". Francisco ainda deixou claro que a Igreja Católica não pode se conformar com o modelo consumista atual, onde os mais jovens olham a velhice com impaciência, indiferença e desprezo. O Papa Francisco comentou: "Os idosos são homens e mulheres, pais e mães, que percorreram, antes de nós, as mesmas estradas, estiveram na mesma casa, travaram a mesma luta diária por uma vida digna. São homens e mulheres de quem muito recebemos. Temos de despertar o sentimento coletivo de gratidão, apreço, hospitalidade, que faça o idoso sentir-se como parte ativa da sua comunidade."

O Papa Francisco alertou para os perigos de uma sociedade que não valoriza os idosos. Em sua maneira de ver toda civilização digna desse nome deve respeitar a sabedoria e a experiência de vida dos idosos. Em uma sociedade sem lugar para pessoas mais velhas não poderá haver pleno desenvolvimento da alma humana. O Papa ainda comentou entristecido o caso de uma senhora idosa que foi abandonada e não vê seus filhos há quase um ano!". Para o Papa Francisco não há dúvidas que isso é um pecado mortal por parte de seus filhos, que a deixaram abandonada. A conclusão que o Papa chegou é clara: “Onde não são honrados os idosos, não há futuro para os jovens”. No final de sua catequese o Papa Francisco resolveu fazer uma saudação muito especial aos peregrinos de língua portuguesa. O Papa os lembrou do dom maravilhoso que é a vida humana. Lembrou ainda que todos devem caminhar com a Virgem Maria para que ela os guie pelos caminhos da vida.

A Semana do Papa Francisco - Papa Francisco condena atentados terroristas em Paris - O Papa Francisco afirmou no Vaticano sua preocupação com o terrível atentado ocorrido em Paris aos jornalistas do tablóide de humor Charlie Hebdo. A publicação que muitas vezes havia satirizado o próprio Papa e a religião católica foi alvo de terroristas fundamentalistas islâmicos após a publicação de charges envolvendo o profeta Maomé, o que resultou na morte de 12 pessoas. Para o Papa Francisco: "O atentado em Paris nos faz pensar na grande crueldade humana, no terrorismo. O atentado contra o semanário francês Charlie Hebdo foi um ato de extrema crueldade humana" lamentou o Papa. Depois pediu aos católicos que rezassem pelas pessoas cruéis, para que o Senhor lhes mude o coração. O Papa também condenou o que chamou de  “difusão do ódio e qualquer forma de violência física e moral que possam destruir a vida e violar a dignidade, atingindo radicalmente a convivência pacífica entre as pessoas e os povos.". Por fim Francisco dirigiu os pêsames às famílias das vítimas do atentado unindo-se "à dor e à tristeza de todos os franceses”.

Vaticano divulga novas viagens do Papa Francisco - Além dos Estados Unidos o Papa Francisco irá visitar mais dois países em breve: Sri-Lanka e Filipinas, divulgou o Vaticano. Para Francisco a viagem tem um claro objetivo, levar uma mensagem de reconciliação e esperança aos cingaleses, e de solidariedade aos filipinos, atingidos por vários desastres naturais nos últimos anos. É a segunda visita oficial do Papa a países asiáticos, numa clara demonstração de preocupação do Papa com o catolicismo nessa parte do mundo. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, essas viagens do Papa representam acima de tudo um apelo ao diálogo inter-religioso, uma maneira de criar vínculos de paz com outras religiões orientais. Além disso, como todo bom jesuíta, Francisco também almeja levar a palavra do evangelho aos mais distantes locais da Terra.

Papa Francisco recebe Angelina Jolie no Vaticano - No meio de uma semana muito agitada no Vaticano o Papa Francisco recebeu rapidamente a atriz Angelina Jolie. Ela esteve lá para divulgar seu novo trabalho, "Invencível". No filme acompanhamos a história real de um atleta olímpico que foi feito prisioneiro dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Um enredo que fala sobre superação e garra diante dos desafios da vida. Para Jolie foi uma honra projetar o filme nos jardins do Vaticano mesmo sem a presença do Papa, muito atarefado com os assuntos da Igreja. Ela se mostrou emocionada com o encontro e depois comentou: "Ser convidada para projetar o filme no Vaticano foi uma honra e uma homenagem à memória de Louis (o personagem principal do filme), um homem de fé que representou a coragem do espírito humano".

Papa Francisco afirma que "somente o Espírito Santo torna o coração dócil à liberdade do amor" - Em missa realizada em Santa Marta o Papa chamou todos os católicos a uma reflexão importante. Para Francisco os homens precisam reencontrar o verdadeiro amor do Espirito Santo em suas vidas, deixando de lado o orgulho e o sentimento de auto suficiência, esquecendo do próximo ao abraçar uma vida de egoísmos e individualidades extremas. Francisco afirmou: “O coração, quando endurece, não é livre e se não é livre é porque não ama: assim terminava o Apóstolo João na primeira leitura. O amor perfeito expulsa o temor: no amor não há temor, porque o temor supõe castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Não é livre. Tem sempre o temor de que aconteça algo de doloroso, triste, que me faça ir mal na vida ou arriscar a salvação eterna ... São tantas as imaginações, porque não ama. Quem não ama não é livre. E o seu coração estava endurecido, porque ainda não aprendeu a amar. Quem nos ensina a amar? Quem nos liberta dessa dureza?” – perguntou o Papa Francisco. Depois veio sua resposta: “Somente o Espírito Santo”. No final de sua pregação o Papa Francisco concluiu: “Você pode fazer mil cursos de catequese, mil cursos de espiritualidade, mil cursos de yoga, zen, e todas essas coisas. Mas tudo isso nunca vai ser capaz de lhe dar a liberdade de filho. Somente o Espírito Santo move o seu coração para dizer 'Pai'. Somente o Espírito Santo é capaz de afastar, de quebrar essa dureza de coração e tornar um coração macio ...“dócil”. Dócil ao Senhor. Dócil à liberdade do amor”.

Papa Francisco e o exame de consciência - Nesse novo 2015 que nasce o Papa Francisco chama todos os cristãos para um exame de consciência. Em suas palavras: "Um ano chega ao fim e outro começa. Essa é a ocasião perfeita para que todos reflitam sobre como têm usado seu tempo e os dons que Deus lhes deu - especialmente a forma como cada um tem ajudado ao seu próximo, aos pobres". Para Francisco Deus é eterno, porém a passagem do tempo é importante até mesmo para Ele. Na Basílica de São Pedro Francisco afirmou: "Deus queria revelar-se e salvar-nos da história, tornar-se humano para demonstrar o seu amor concreto pela humanidade." Com um vento de inverno forte que soprava do lado de fora da basílica, o Papa Francisco encerrou 2014 celebrando a oração da noite, com a adoração eucarística e a bênção, com o canto solene do "Te Deum", um hino de louvor pelas bênçãos de Deus. Depois prosseguiu dizendo: "O final do ano, assim como o final de uma vida, nos leva a um exame de nossa própria consciência, lembrando-se de tudo o que aconteceu, agradecendo ao Senhor por tudo de bom que recebemos e fomos capazes de realizar. Ao mesmo tempo temos que nos lembrar também de nossos pecados, dar graças e pedir perdão pelos erros cometidos".

Depois se dirigindo aos moradores de Roma o Papa afirmou que os cristãos devem ter coragem de levantar a bandeira dos mais pobres que precisam ser defendidos. Para o Papa não são as pessoas que devem ser defendidas dos pobres, mas o contrário, todos devem proteger os mais humildes, pois o fraco deve ser amparado em suas carências. Depois o Papa relembrou sobre os inúmeros casos de corrupção que estão em todos os jornais, mundo afora. Para o Papa a corrupção é um dos grandes males do século. Francisco observou: "Os graves casos de corrupção que assolam o mundo político exigem uma conversão séria e consciente. É necessário passar por uma renovação espiritual e moral. É preciso haver um compromisso renovado para a construção de uma sociedade baseada em justiça e solidariedade, onde os pobres, os fracos e os marginalizados estejam no centro da preocupação". Para o Papa o pecado original e seus efeitos ainda assolam a humanidade, tornando muitos meros escravos e seguidores da "voz do Maligno". A corrupção seria uma manifestação disso dentro da sociedade.

Para o Papa Francisco Deus enviou Jesus para que todos os pecadores fossem resgatados dessa escravidão. Depois perguntou: "Vivemos como filhos de Deus ou como escravos?". Depois continuou com seus questionamentos: "Vivemos e fomos batizados em Cristo de forma gratuita? Ou vivemos de acordo com a lógica mundana, como corruptos, fazendo o que o diabo quer nos fazer crer ser de nosso interesse?" E prosseguiu: "Temos uma tendência para resistir à liberdade, pois na verdade tememos a liberdade, preferindo paradoxalmente a escravidão! A liberdade nos assusta, porque coloca o tempo diante de nós e, com ele, a responsabilidade de viver bem", disse ele. "A nostalgia dos ninhos de escravidão ainda resiste em nossos corações, porque parece mais reconfortante do que a liberdade, o que é muito mais arriscado. A escravidão se concentra apenas no momento, fazendo com que as pessoas se esqueçam de seu passado, mas também roubando-lhes esperança para o futuro. A escravidão nos faz acreditar que não podemos sonhar, voar ou ter esperanças. O fim de um ano é um lembrete de que haverá uma "hora final" e que todas as pessoas serão julgadas, em particular sobre como usaram sua liberdade e como a utilizaram para cuidar e ajudar ao próximo."

Após uma breve oração e apesar do frio de zero grau, o Papa Francisco fez questão de ir até a Praça de São Pedro para rezar um pouco antes de se dirigir até a a cena da natividade representada no presépio do Vaticano. Depois ao avistar muitas pessoas atrás das barricadas montadas pela guarda suíça resolveu ir até lá para dar um "Feliz Ano Novo" bem pessoal e caloroso aos que o estavam esperando no frio gelado de Roma. Cumprimentou a muitos, desejando sempre felicidades para o ano novo que está nascendo.

Papa Francisco - Missa do Galo 2014 - Ontem tivemos mais uma bela celebração na Basílica de São Pedro. Foi a segunda Missa do Galo a ser celebrada pelo Papa Francisco. Graças ao bom Deus tudo transcorreu sem maiores problemas. Tradicionalíssima, a missa relembrou o nascimento de Jesus Cristo. O texto do evangelho escolhido foi o de Lucas. Pessoalmente me senti duplamente abençoado pois não faz muito tempo terminei de reler mais uma vez esse evangelho, considerado por muitos um dos mais perfeitos sobre a vida de Jesus. Vou abaixo transcrever o texto que foi lido durante a celebração no Vaticano.

Nascimento de Jesus. Os pastores (Evangelho Segundo Lucas, capítulo 2, versículos de 1 a 20. 1 Naqueles dias, saiu um decreto do imperador Augusto mandando fazer o recenseamento de toda a terra 2 – o primeiro recenseamento, feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade. 4 Também José, que era da família e da descendência de Davi, subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, 5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Quando estavam ali, chegou o tempo do parto. 7 Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8 Havia naquela região pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. 9 Um anjo do Senhor lhes apareceu, e a glória do Senhor os envolveu de luz. Os pastores ficaram com muito medo. 10 O anjo então lhes disse: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: 11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! 12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura”. 13 De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste cantando a Deus: 14 “Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado!” 15 Quando os anjos se afastaram deles, para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, para ver o que aconteceu, segundo o Senhor nos comunicou. 16 Foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17 Quando o viram, contaram as palavras que lhes tinham sido ditas a respeito do menino. 18 Todos os que ouviram os pastores ficavam admirados com aquilo que contavam. 19 Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração. 20 Os pastores retiraram-se, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, de acordo com o que lhes tinha sido dito.

Depois apresentou-se uma filarmônica de Viena. O Papa então realizou sua homilia dando enfoque para dois trechos bíblicos dos mais relevantes. O primeiro afirma que “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles” (Is 9, 1). O segundo que diz “Um anjo do Senhor apareceu, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles” (Lc 2, 9). Depois o Papa Francisco deu continuidade à sua mensagem dizendo: "É assim que a Liturgia desta santa noite de Natal nos apresenta o nascimento do Salvador, como luz que penetra e dissolve a mais densa escuridão. A origem das trevas que envolvem o mundo perde-se na noite dos tempos. Pensemos no obscuro momento em que foi cometido o primeiro crime da humanidade, quando a mão de Caim, cego pela inveja, feriu de morte o irmão Abel (cf. Gn 4, 8). Assim, o curso dos séculos tem sido marcado por violências, guerras, ódio, prepotência. Mas Deus continuou a esperar pacientemente face à corrupção de homens e povo – observou o Santo Padre – tal como o pai da parábola do filho pródigo, à espera de vislumbrar ao longe o regresso do filho perdido". Depois continuou perguntando: "Como acolhemos a ternura de Deus? Deixo-me alcançar por Ele, deixo-me abraçar, ou impeço-Lhe de aproximar-Se? Temos a coragem de acolher, com ternura, as situações difíceis e os problemas de quem vive ao nosso lado, ou preferimos as soluções impessoais, talvez eficientes mas desprovidas do calor do Evangelho? Quão grande é a necessidade que o mundo tem hoje de ternura!”

Francisco seguiu em sua mensagem afirmando: "A vida deve ser enfrentada com bondade, com mansidão. Quando nos damos conta de que Deus Se enamorou da nossa pequenez, de que Ele mesmo Se faz pequeno para melhor nos encontrar, não podemos deixar de Lhe abrir o nosso coração". Francisco ainda chamou a atenção para o fato de que a luz de Deus foi vista por “pessoas simples, dispostas a acolherem o dom de Deus” e não pelos “arrogantes, os soberbos, aqueles que estabelecem as leis segundo os próprios critérios pessoais, aqueles que assumem atitudes de fechamento.” Finalizando o Papa Francisco deixou a todos uma bela mensagem de amor e paz ao dizer: "“Olhemos o presépio e façamos este pedido à Virgem Mãe: Ó Maria, mostrai-nos Jesus!”

A Semana do Papa Francisco - Nessa semana nosso querido Papa Francisco foi novamente bem enfocado pela imprensa mundial. De fato a cada dia o Papa surpreende, encanta e cativa ainda mais o planeta. Vamos saber os principais fatos da semana na vida do nosso querido e amado Santo Padre.

Papa Francisco afirma que os bichinhos de estimação vão para o céu - Durante um encontro casual o Papa se encantou com um garotinho que lhe contou, muito triste, que seu cãozinho havia morrido naquela semana. O Papa Francisco então o consolou afirmando que os cães e demais bichinhos de estimação também vão para o céu! Curiosamente um ato tão bondoso do Papa acabou gerando uma grande polêmica envolvendo teólogos e gente de todas as idades na internet. Afinal os bichinhos também vão para o céu? No meio de muito bate boca o bom resultado de tudo foi relembrar a todos nós que os animais de estimação como seres viventes e criaturas de Deus que são, merecem todo o nosso respeito e carinho. E como bem resumiu uma internauta os animais de estimação são anjos peludos que nos ensinam a amar.

Papa Francisco não vai se encontrar com o Dalai Lama
Outro fato que chamou bastante atenção da mídia essa semana foi o cancelamento do encontro entre o Papa Francisco e o Dalai Lama. O Vaticano informou que o encontro foi cancelado pois há receios de que haja um endurecimento do regime comunista da China contra os católicos que vivem naquele país caso o encontro fosse realizado. O Dalai Lama luta pela independência de seu país, ocupado há décadas pelo regime de Pequim. Como os casos de perseguição religiosa contra cristãos está aumentando consideravelmente nos últimos anos o Papa Francisco achou por bem esperar um pouco mais, afinal um encontro como esse pode trazer consequências perigosas para a integridade física dos católicos que vivem na China.

Pesquisa mostra que Papa Francisco tem boa imagem em praticamente todo o mundo
Recentes pesquisas comprovam que Francisco tem uma excelente imagem pelo mundo afora, principalmente nos países europeus e nos Estados Unidos. Seus índices mostram que o Papa Francisco é amado e admirado ao redor do globo. A pesquisa também demonstrou que a maioria dos países anseiam por uma visita do Papa o mais breve possível. Infelizmente Francisco não tem feito todas as viagens que estão sendo solicitadas por causa de sua idade já um pouco avançada. Além disso há toda uma organização muito bem orquestrada que precisa ser feita para cada viagem internacional do Santo Padre em cada nação que visitar, o que demanda naturalmente um bom tempo para ser perfeitamente planejada. A última confirmação de Francisco em termos de viagem foi feita na última semana pelo Vaticano ao declarar que o Papa visitará os Estados Unidos em 2015.

Papa Francisco nomeia dois novos bispos no Brasil
O Papa Francisco nomeiou dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Paulo. Os novos bispos são os atuais padres Devair Araújo da Fonseca e Eduardo Vieira dos Santos. O padre Eduardo Vieira, de 49 anos e natural de Bom Sucesso, no Paraná, tem formação ligada ao clero da Arquidiocese de São Paulo e é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Ele deixa a cura da Catedral Metropolitana da Sé e o cargo de chanceler do Arcebispado para ocupar o posto. Já o padre Devair Araújo, de 46 anos, nasceu em Franca, no interior paulista, onde teve formação junto ao clero diocesano da cidade e é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ele era pároco da Paróquia São José. Desejamos felicidades aos dois, que Deus ilumine sempre seus caminhos.

Papa Francisco: Religião não é negócio - O Papa Francisco condenou sacerdotes e leigos que transformam suas paróquias em um "negócio" com a cobrança em dinheiro para celebrações tais como batismos, bênçãos e intenções de Missas - chamando-o um escândalo que é difícil perdoar. Afirmou Francisco: "É interessante: o povo de Deus pode perdoar os seus sacerdotes, quando são fracos; quando eles deslizam sobre um pecado, as pessoas sabem como perdoá-los, mas há duas coisas que o povo de Deus não pode perdoar: um padre ligado a dinheiro e um padre que maltrata pessoas. Isso eles não podem perdoar! É escandaloso ... " O Papa centrou sua homilia sobre o Evangelho de Lucas em que Jesus vira mesas e expulsa aqueles que estavam vendendo coisas no interior do templo, dizendo que é um lugar sagrado, santificado para oração e não para negócios. As boas pessoas que iam ao templo tinham que pagar para realizar suas oferendas e realizar suas preces. Segundo o Papa Francisco isso era uma forma muito grave de corrupção religiosa que acabou escandalizando todo o povo daqueles tempos.

O Papa ainda lembrou a história bíblica de Anna, a mãe de Samuel, que era uma mulher humilde que foi ao templo e sussurrou suas orações em silêncio, enquanto o sacerdote e seus dois filhos corruptos exploravam os peregrinos que vinham ao templo. Para Francisco esse escândalo de fazer da igreja um negócio é algo muito triste que ainda acontece nos dias de hoje, principalmente quando se dá preços a batismos, bençãos e intenções de missa ou cultos. Para Francisco quando o sacerdote se torna um empresário as pessoas devem mesmo se escandalizar. E completou: "É escandaloso quando o Templo, a Casa de Deus, torna-se um lugar de negócios, como no caso de preços cobrados para realizações de casamentos pois a igreja acaba sendo alugada para esse tipo de celebração abençoada por Deus."

Para Francisco quando Jesus usou de seu chicote contra os vendilhões do templo ele não o fez tomado de raiva, mas sim com a ira de Deus, pois zelou por sua casa! Para Francisco a redenção de Deus não tem que ter preço, pelo contrário, ela é grátis para todos aqueles que recebem o evangelho em seu coração. Quando preços são estipulados pelas igrejas elas estão colocando um preço na salvação e essa, desde a chegada de Jesus, é completamente gratuita, que vem até nós com a gratuidade abrangente do amor de Deus. Por fim o Papa Francisco lembrou de Maria. Quando Maria entrou no templo ela surge como uma jovem mulher, simples, tal como Anna antes dela. Depois que entrou no templo de Jerusalém Maria rezou pela pureza da casa de Deus. Assim a Santíssima Virgem nos ensinou que a Igreja deve ser mantida limpa, para receber o amor de todos aqueles que vêm em busca de Deus, sem cobrar nada por isso.

Papa Francisco na Coreia - Nesse fim de semana o Papa Francisco esteve em visita oficial na Coreia do Sul. O país é um dos mais desenvolvidos da Ásia e o Catolicismo passa por um momento maravilhoso por lá, sendo a religião que mais adeptos ganha a cada ano. Em sua missa campal ontem o Papa Francisco conseguiu levar mais de um milhão de coreanos ao evento, um recorde histórico que mostra muito bem sua popularidade naquela nação. Além do significado espiritual, onde o Papa beatificou mais de cem mártires da fé católica, há ainda um profundo aspecto político em sua visita.

Como se sabe a península Coreana é fonte de muitos problemas desde que o país foi dividido entre Coreia do Sul capitalista e Coreia do Norte comunista, essa com um dos regimes mais brutais que se tem notícia na história. O interessante é que ambas as nações viraram perfeitos exemplos dos sistemas econômicos e políticos que abraçaram. A Coreia do Sul é uma das nações mais desenvolvidas do mundo, com ótima renda per capita, alta escolarização de sua população e um marco no desenvolvimento tecnológico mundial. Hoje a Coreia do Sul é sem dúvida uma das mais prósperas nações do planeta.

Já do lado comunista o que vemos é uma das regiões mais atrasadas e subdesenvolvidas do mundo. Um país fechado, obscuro, com milhões passando fome e sofrendo a repressão de um regime sanguinário que elimina qualquer ameaça de oposição ao seu sistema desumano. Praticamente todo o orçamento vai para a compra de armas, pois como em todo país comunista a paranóia está na ordem do dia. No poder absoluto manda o ditador Kim Jong-un, um jovem com ares de megalomania, o terceiro de sua dinastia que se impôs pela força bruta e assassinatos em série. Seu nome só surge na imprensa por atos de violência bárbara cometidas contra seu povo ou seus vizinhos de fronteira. Recentemente mandou seu próprio tio para ser devorado vivo por cães pois havia sinais de que ele iria liderar uma oposição ao regime em busca de maior abertura política e econômica. 

A Igreja Católica sempre lutou contra o comunismo. Conseguiu vitórias históricas contra os regimes comunistas do leste europeu. O Papa João Paulo II foi figura de destaque na queda da União Soviética. O socialismo, como ideologia que prega o ateísmo e a perseguição religiosa contra os opositores aos regimes ditadorias, precisa ser combatido sempre e em todos os lugares por onde sua infestação prospera. A presença de Francisco na região traz justamente esse significado político. Não é à toa que o louco ditador norte-coreano jogou três misseis no mar, no mesmo dia em que Francisco chegou na vizinha Coreia do Sul. É o desespero de um ditador comunista maníaco que sabe que um dia seu reinado de terror e atrocidades também chegará ao fim.

Papa Francisco e os Dez Mandamentos da Felicidade - Em entrevista o nosso querido Papa Francisco explicou quais seriam os Dez Mandamentos para ser feliz! Confira os conselhos do Papa Francisco sobre a felicidade e a forma de se chegar até ela!

1. Viva e deixe viver
Todos devem se guiar por esse princípio, segundo Francisco. "Siga em frente e deixe que os outros façam o mesmo."

2. Esqueça o que é negativo!
Pare de ser negativo! Francisco explica: "A necessidade de falar mal dos outros indica baixa auto-estima. Isso significa: 'Eu me sinto tão baixo que em vez de me levantar eu tenho que puxar os outros para baixo também'", disse o papa. "Não faça isso! Cultue uma atitude positiva perante a vida. Deixe de lado as coisas negativas pois isso é saudável para sua alma."

3. Busque ativamente a paz
Essa é uma questão muito importante para o Papa Francisco. Ele explicou: "Estamos vivendo em uma época de muitas guerras e o apelo à paz deve ser gritado. Paz às vezes dá a impressão de ser tranquila, mas nunca é calma, a paz é sempre pró-ativa e dinâmica." O Papa também falou sobre a importância de ajudar os imigrantes de todo o mundo, principalmente os refugiados de guerra que são expulsos de seus lares por causa dos inúmeros conflitos que se espalham pelos países.

4. Compartilhe os domingos com a família
O domingo para Francisco significa o momento de compartilhar com a família. Para Francisco: "Os trabalhadores devem ter folga aos domingos porque Domingo é dia para reunir toda a família", disse ele.

5. Brinque com as crianças
Para Francisco os pais devem sempre dar atenção aos seus filhos, mesmo nos dias de hoje onde o ritmo de vida é muito acelerado. O bom católico deve ser presente na vida dos filhos. O lazer também deve ser valorizado. Francisco explicou que "Mesmo os pais que possuem um ritmo de trabalho de longas horas devem reservar seu tempo para dedicar aos filhos, brincar com eles, se mostrar presente. Francisco também incentivou aos pais que façam refeições ao lado dos filhos para se consolidar uma boa comunicação entre todos eles. Nessa horas a TV e todas as distrações devem ser deixadas de lado. Pais e filhos precisam de diálogo diariamente e as refeições se mostram um bom momento para isso.

6. Respeite quem pensa diferente
O respeito a opiniões alheias é muito importante. As pessoas precisam cultivar um nível de diálogo constante e respeitar aqueles que pensam diferente, que possuem outras opiniões. Francisco resumiu a questão da seguinte forma: "As pessoas precisam ser abertas e generosas com as outras. Se você passar a só aceitar suas opiniões então se tornará um egocêntrico, alguém que não avança, imerso em si mesmo. Lembrem-se que água parada geralmente se torna podre"

7. Ajude os jovens a conseguirem um emprego
O trabalho traz dignidade ao homem. Só através do trabalho o jovem se auto determinará na vida. Todos devem ajudar no primeiro emprego, no primeiro trabalho dos jovens. Os empresários precisam ser criativos e tratar a todos com dignidade, sejam jovens ou velhos.

8. Aja respeitosamente
As pessoas precisam respeitar as crenças dos outros. Se você é religioso precisa respeitar a maneira que o próximo pensa ser a adequada para se chegar até Deus.

9. Junte-se aos outros
Seja um membro ativo de sua comunidade, participe de trabalhos voluntários, faça parte, se una aos demais para criar um mundo melhor até porque a união faz a força.

10. Cuide da natureza
A natureza é um presente de Deus para a humanidade que precisa ser respeitada e cuidada. A humanidade, segundo Francisco, cometerá seu próprio suicídio se continuar usando a natureza de forma abusiva e tirânica.  A preservação da natureza é um dos maiores desafios da humanidade para o Papa e deve ser buscada a todo momento, sendo que cada um deve fazer sua parte pelo incrível dom que Deus deixou para os homens de todo o mundo.

Papa Francisco na Terra Santa - Maravilhosa essa viagem do Papa Francisco à Terra Santa. Como ele próprio definiu seria uma peregrinação meramente religiosa, de fé, mas como todos sabemos ninguém pode ignorar o lado político do líder da Igreja Católica. Assim Francisco tem aproveitado sua passagem por aquela explosiva região para disseminar uma linda mensagem de paz e cooperação entre todos os povos. Os frutos já surgiram. O Papa levou a proposta de que ambos os líderes dos povos judeus e palestinos se reunissem no Vaticano para, quem sabe, recomeçar os diálogos trazendo paz para o Oriente Médio. Convite feito e convite aceito. O fato do presidente de Israel se prontificar a ir até o Vaticano para encontrar o presidente palestino já é, por si só, uma vitória, haja visto que em abril os dois lados se retiraram da mesa de negociação, alegando que não mais levariam conversações de paz em frente. Francisco porém não estaria disposto a desistir da paz!

Até hoje o mediador desse conflito estava sendo o presidente dos Estados Unidos mas, como se pode perceber pela posição parcial do líder americano em favor de Israel, isso jamais poderia dar certo. Ao assumir a posição de mediação neutra, o Vaticano e o Papa, se tornam a melhor opção dos dois países em conflito para se chegar a um bom termo de paz e prosperidade para todos os povos envolvidos nesses problemas. Franciso pretende exercer uma liderança neutra, imparcial e já deu sinais disso ao rezar junto a um muro que separa palestinos e israelenses. Quebrando todos os protocolos ele foi até lá, orar pela paz, entre os dois povos. Seu gesto - que não estava programado - virou um ícone hoje em todos os jornais e meios de comunicação ao redor do mundo. Um gesto simbólico de profundo significado político e religioso.

Outro aspecto tratado por Francisco nessa viagem foi a delicada posição da Síria, que se encontra em uma sangrenta guerra civil. O número de refugiados não pára de crescer, muitos deles indo parar em regiões de fronteira, como na Jordânia. O Papa aproveitou sua visita nessa nação para elogiar os esforços das autoridades jordanianas no acolhimento desses refugiados, que vivem em acampamentos improvisados no meio das areias escaldantes do deserto. Francisco rezou por essas pessoas e inclusive conheceu vários jovens refugiados que vivem em campos como esse. Uma salutar lembrança para todos os que sofrem nesses ambientes hostis. O problema sírio porém é de complicada solução. O líder do país é um tirano, disso ninguém tem dúvidas, porém luta contra rebeldes fundamentalistas ainda mais sanguinários que desejam implantar um regime fortemente influenciado pelo lado mais fanático do islamismo. Um regime como esse seguramente ninguém no mundo civilizado deseja ver implantado.

Por fim o Papa demonstrou sua decepção com todos aqueles que lucram com essas guerras, em especial traficantes de armas, que visam lucro financeiro em cima da morte de centenas de milhares de pessoas. Pedindo por sua conversão o sumo pontífice deixou claro o papel desprezível e decisivo desse tipo de gente que age nos países destruídos pela violência e pela guerra. Além disso, para coroar ainda mais sua visita com brilhantismo, ele se encontrará com Bartolomeu 1º, patriarca de Constantinopla, principal bispo da Igreja Ortodoxa. O encontro significará muito pois mostrará a aliança entre a Igreja Católica do ocidente e a Igreja Ortodoxa, ambas milenares. Francisco resumiu o encontro com a frase: "Pedro e André voltarão a dar as mãos", citando os fundadores de ambas as igrejas. Uma forma de mostrar que a tolerância religiosa e o respeito para com as demais religiões deve ser o principal objetivo a ser alcançado por todos os líderes religiosos ao redor do mundo. O Papa Francisco está fazendo história mais uma vez! Viva o Papa!

 Pablo Aluísio.

Um comentário: