Título Original: Operation Napoleon
Ano de Lançamento: 2023
País: Islândia, Alemanha
Estúdio: Saga Film, Splendid Film
Direção: Óskar Þór Axelsson
Roteiro: Marteinn Þórisson, Arnaldur Indriðason
Elenco: Vivian Ólafsdóttir, Jack Fox, Iain Glen, Ólafur Darri Ólafsson, Atli Óskar Fjalarsson, Þröstur Leó Gunnarsson
Sinopse:
Kristín, uma advogada ambiciosa, recebe imagens de seu irmão Elías diante da fuselagem de um avião alemão da Segunda Guerra Mundial, descoberto sob o gelo de uma geleira na Islândia. Pouco depois, Elías desaparece misteriosamente. Determinada a encontrá-lo, Kristín se envolve em uma conspiração internacional que envolve criminosos perigosos, a CIA e segredos sombrios guardados por décadas. A chave para a verdade parece estar no que há dentro desse avião escondido pelo tempo.
Comentários:
Poucas coisas em termos de cinema me incomodam mais do que filmes europeus que tentam imitar os filmes americanos de ação! Não tem nada a ver, o cinema europeu é ótimo com suas próprias características, não precisam fazer esse tipo de coisa pois assim se tornam meras cópias dos originais. E nesse campo jamais vão ganhar dos americanos pois eles possuem décadas de experiência nesse filão. É o que vejo acontecer nesse filme. Ele começa até muito bem. O mistério do avião nazista enterrado nas geleiras da fria Islândia já é interessante por si próprio. Não precisavam inventar muito além disso. Infelizmente depois desse começo promissor o filme desanda, justamente por querer ser uma cópia descarada dos filmes Made in USA de ação. E assim o charme do cinema europeu é esquecido, trocado por aquelas trocas de tiros vazia, aquele corre, corre, sem fim. No fritar dos ovos senti tédio. Deixem esse tipo de coisa para o Tom Cruise. Se nem ele tem se saído bem nessa seara pra que tentar imitar o cinema americano? Enfim, uma bola fora dos europeus.
Pablo Aluísio.

Cinema Europeu de Ação
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pois é. Quando isso acontece parece que o filme europeu foi diluído com muita água. Eu também nao gosto. O francês Luc Besson também insistiu muito nisso e só se estrepou.
ResponderExcluir'Um bom filme de um tempo em que o Rock Hudson era apenas um aspirante ao sucesso em Hollywood."
ResponderExcluirPablo:
Você respondeu assim meu comentário de "Nem o Céu Perdoa, com James Mason, e eu procurei, mas nao consegui achar o Rock Hudson nesse filme.