terça-feira, 7 de junho de 2011

Tiago, o Justo

Figura central no cristianismo primitivo, Tiago o Justo, segue sendo motivo de controvérsias e divergências doutrinárias. Para um certo ramo do protestantismo ele teria sido o irmão de Jesus, irmão no sentido de "irmão de sangue", filho de José e talvez até de Maria. Para os católicos ele seria apenas "irmão na fé em Cristo" e não irmão por parentesco. No máximo poderia ter sido primo de Jesus. Essa visão se apoia no simples fato de que Tiago tem seu pai e sua mãe citados nominalmente em textos antigos. Em determinado manuscrito milenar ele é nomeado como Tiago, filho de Alfeu e em outro ainda mais antigo ele é citado como Tiago, filho de Maria de Cleofas. Com essa explicação realmente fica complicado defender que Tiago fosse realmente irmão de Jesus.

Superada essa divergência o fato é que Tiago foi um dos principais líderes da Igreja em seus primórdios. Alguns teólogos afirmam que Tiago, o justo, na realidade seria uma denominação tardia referente ao apóstolo de Jesus conhecido como "Tiago Menor". A diferença de denominações seria explicada pelo fato de que quando andou ao lado de Jesus ele ainda era bastante jovem, quase um adolescente. Com os anos e com seu exemplo de vida perfeito, em honra e retidão, começou a ser chamado em Jerusalém como "Tiago, o justo".

Outros pesquisadores dizem que Tiago foi um dos primeiros apóstolos a encontrar Jesus Cristo após sua ressurreição gloriosa. Esse fato por si só o colocava em papel de destaque dentro da pequena e ainda primitiva comunidade cristã, formada pelos primeiros cristãos da história. De fato um aspecto é pouco discutido em relação a sua história: com a ida de Pedro e Paulo para Roma, coube a Tiago cuidar e liderar os cristãos que tinham ficado em Jerusalém. Ele inclusive é considerado o primeiro bispo de Jerusalém, em um momento ainda de intensa busca por uma identidade própria para a nova religião, uma vez que o Judaísmo não reconhecia a figura de Jesus como a do Messias.

De qualquer forma Tiago foi um homem importante nos primeiros anos de evangelização. Era muito austero em sua vida pessoal, se recusando a comer carne, a viver com qualquer tipo de luxo pessoal e a agir de forma contrária às escrituras. Admirado em Jerusalém acabou virando alvo dos sacerdotes do templo que começaram a vê-lo como a um inimigo. Denunciado injustamente por atos que não cometeu, acabou sendo condenado pelas autoridades judaicas a morrer apedrejado. Sendo uma pessoa tão justa e correta, sua execução causou grande comoção e revolta entre o povo de Jerusalém que assistiu a execução de um homem íntegro, por ordem de líderes religiosos vis e corrompidos. Assim o martírio de Tiago acabou inspirando a muitos, consagrando a velha máxima de que o sangue dos mártires sempre originam conversões em massa entre o povo. Para conhecer melhor sua visão de mundo e seu pensamento não deixe de ler a epístola de Tiago do novo testamento, cuja autoria é creditado a essa importante figura histórica do surgimento do cristianismo primitivo.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: