quarta-feira, 1 de junho de 2011

Calvino O Torturador

Uma das figuras históricas mais sinistras da reforma protestante foi Calvino. Dono de uma visão completamente fanática da religiosidade, não admitia qualquer contestação ao seu modo de pensar. Todo aquele que ousasse divergir de sua ideologia e teologia era imediatamente preso e levado para calabouços imundos, escuros e infectos onde todo tipo de tortura era praticada. Calvino dizia que para purificar a alma era necessário destruir o corpo e nesse aspecto ele se tornou notoriamente infame. Calvino, ao lado de Lutero, acabou se tornando um dos ícones da chamada inquisição protestante, ou como é mais conhecida em países de língua inglesa, a caça às bruxas.

Quem quisesse escapar das câmaras de tortura de Calvino e seus seguidores fanáticos tinha que respeitar uma estrita regra moral que não admitia nenhuma exceção. Calvino determinava que os protestantes não poderiam dançar, pois a dança era encarada como a manifestação de Satã na Terra. Cantar também era proibido, a não ser que fossem cânticos religiosos e mesmo assim a letra e melodia teriam que ser aprovadas pelos censores calvinistas. Caso alguém fosse visto cantarolando publicamente qualquer outra música fora dessa lista de aprovação era imediatamente aprisionado e levado para o calabouço pois para Calvino ali também estaria a manifestação do diabo. Uma sessão de tortura era o recomendado. De preferência com a quebra de todos os dentes e o esmagamento da língua do torturado para que ele nunca mais cantasse sem permissão dos protestantes.

Para controlar a sociedade como um todo Calvino incentivava a espionagem e a traição. Todos deveriam contar para as autoridades protestantes o menor desvio de conduta dos membros da comunidade. Se alguém fosse vista flertando com outra pessoa tal fato deveria ser imediatamente comunicado a ele. Beijos então, nem pensar. Se alguém fosse visto beijando alguma jovem seriam ambos levados para os ferros, as correntes subterrâneas dos calabouços controlados pelos protestantes de Calvino. Assim a vida pessoal e privada praticamente inexistia. Todo mundo tinha que dar satisfação para todo o mundo de quem estava interessado, apaixonado, namorando, etc...

Aos que não submetessem ao império de terror de Calvino só sobrava mesmo a câmara de torturas de sua propriedade. Ele era conhecido por ser absolutamente cruel nas torturas que promovia. Até mesmo chumbo quente e derretido era jogado nas cabeças de seus prisioneiros. Mãos eram amputadas, dentes quebrados com marretas, pessoas eram penduradas de ponta cabeça e não faltava também a cadeira do dragão - uma cadeira de metal cheia de pontas perfurantes da carne humana. Para as pessoas comuns ele era visto como um monstro, mas seus inúmeros escritos sobreviveram e deram a Calvino uma posição de destaque dentro do protestantismo. O que poucas pessoas sabem até hoje é que por trás daqueles textos existia uma pessoa absolutamente cruel e sádica, nada condizente com os valores que hoje entendemos como verdadeiramente cristãos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: