segunda-feira, 20 de junho de 2011

Papa Pio V

O Papa Pio V foi um dos lideres mais preocupados com a doutrina da Igreja Católica. Ele vinha de família nobre e seu nome de batismo era Antonio Ghislieri. Nascido na pequena vila de Bosco Marengo, que fazia parte do condado de Milão, o jovem Antonio desde muito novo demonstrou ter aptidão para o estudo e para a vida religiosa. Com essas características ele entrou para uma ordem com apenas 14 anos de idade e nunca mais deixou o clero. Foi padre, bispo e cardeal.

Sua carreira foi muito rápida e bem sucedida dentro da hierarquia da Igreja Católica porque ele foi um produtivo escritor de trabalhos teológicos, entre eles várias teses que tinham como objetivo combater heresias protestantes. Esse futuro Papa também foi um inquisidor, considerado rígido e disciplinado. Quando se tornou cardeal logo foi identificado, por causa de seu grande preparo intelectual, como um provável sucessor do Papa Pio IV, que já se encontrava com a saúde abalada.

Assim, como era previsto, Antonio se tornou o Papa Pio V em janeiro de 1556. Na época todos reconheciam nele um grande intelectual, com preparo doutrinário, porém muitos também o consideravam sem carisma, duas características que fariam parte também do papado de Bento XVI. Antonio esteve na cadeira de Pedro por seis anos. Foi um Papado bem produtivo em termos de construção doutrinária por parte da Igreja Católica, como era de se esperar.

Procurando trazer uma definitiva racionalidade para a doutrina católica esse Papa publicou o Catecismo definitivo da igreja, um grande feito. Também determinou ao mundo católico que as decisões do Concílio de Trento fossem efetivamente executados. O Papa era considerado um grande conservador e um grande moralista, a ponto inclusive de se chocar com algumas pinturas de Michelangelo, mandando que os corpos nus das pinturas originais fossem cobertas por roupas. Também determinou e codificou a liturgia que deveria se usada nas missas da Igreja. Pio V, fazendo jus ao seu passado de inquisidor, não admitia maiores liberalidades na hora da celebração do principal ritual católico. Depois de lutar contra o avanço do islamismo na Europa o Papa morreu aos 68 anos de idade, de câncer. Ele foi enterrado na igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde até hoje está exposto.

Pablo Aluísio.

Um comentário: