segunda-feira, 6 de junho de 2011

Papa Sisto V

Em abril de 1585 o cardeal Felice Peretti se tornou o Papa Sisto V. Ele ficou conhecido por algumas questões internas e externas que teve que enfrentar. Nos tempos de Sisto V o Papa exercia funções religiosas e de administração pública dos territórios da Igreja. Um dos desafios que Felice teve que enfrentar foi a criminalidade. A cidade eterna Roma estava infestada de marginais, bandidos e assaltantes. O povo romano não aguentava mais aquela situação.

Sisto V então resolveu combater o mal pela raiz. Muitos criminosos se refugiavam nas ruínas do coliseum. Reza a lenda que Sisto mandou distribuir bebidas para eles, fingindo ser o presente um ato de misericórdia. As bebidas estavam misturadas com substâncias soníferas. Os criminosos beberam e caíram em sono profundo.

Quando isso aconteceu os homens do Papa entraram no coliseum e prenderam a todos. Depois, usando de sua experiência como inquisidor quando ainda era bispo e cardeal, Felice implementou uma política de tolerância zero contra os criminosos. Em pouco tempo a cidade respirava ares mais tranquilos e a criminalidade foi praticamente zerada. Por sua política de combate contra os bandidos o Papa acabou sendo chamado pelo povo romano de "Sisto, o duro".

No plano externo continuou a tratar da questão inglesa. Desde os tempos de Henrique VIII, o poder real inglês estava rompido com o poder do Papa em Roma. Sua filha, a rainha Elizabeth I, não facilitava em nada as relações diplomáticas com a Igreja. Havia sido Felice Peretti, ainda nos seus tempos de cardeal, que havia redigido a bula de excomunhão do rei inglês e ele não voltou atrás em uma linha daquele documento agora que era Papa. Sisto V até tentou obter apoio de outras nações para combater a heresia da coroa inglesa, mas não encontrou boa recepção dos reis da época. A Inglaterra havia se tornado uma potência econômica e militar e nenhuma grande nação da Europa queria ter problemas com a coroa britânica. E depois de cinco anos no trono de Pedro, o Papa morreu em agosto de 1590. Sua morte foi decorrência de problemas do coração.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: