quinta-feira, 9 de junho de 2011

Madre Teresa de Calcutá

O nome de Madre Teresa de Calcutá foi escrito no livro dos santos da Igreja Católica no dia de hoje. O Papa Francisco abriu um precedente interessante em sua santificação, deixando que seu nome continuasse a ser apenas Madre Teresa de Calcutá, sem a denominação santa. Para os mais velhos sua figura é bem conhecida, por causa de suas atividades de ajuda aos mais pobres. Porém os mais jovens ainda desconhecem a grande obra de caridade que ela promoveu ao longo de sua vida.

Assim fica a pergunta: Quem foi Madre Teresa de Calcutá? Ela foi uma religiosa católica, nascida na Albânia (em uma cidade que hoje faz parte da Macedônia). Anos depois acabou se naturalizando indiana. Aos 18 anos de idade sua vocação aflorou e ela resolveu entrar para a ordem de Nossa Senhora da Lorena, na Irlanda, onde vivia. Depois de ser ordenada foi enviada para a missão católica da Índia, para trabalhar ao lado de um dos povos mais pobres e desassistidos do mundo, numa das regiões como pior índice de desenvolvimento humano no planeta.

Ela começou sua atividade pastoral na Índia como professora de um centro infantil, ensinado crianças a ler e escrever. A situação porém era tão grave que ela logo foi designada para trabalhar no lar dos moribundos, um lugar administrado pela Igreja Católica que tinha como objetivo ajudar pessoas carentes, doentes e em situações de risco. Lá Madre Teresa começou a cuidar de crianças abandonadas, com AIDS, doenças contagiosas e todos os tipos de excluídos da sociedade. Em 1965 esse grupo de religiosas, aos quais Madre Teresa fazia parte, foi denominado e reconhecido pela Igreja como a Congregação Missionárias da Caridade. Seu exemplo missionário também começou a ser implantado em diversas nações pelo mundo afora, sempre com esse objetivo: ajudar a todos aqueles que não tinham nada e nem a quem recorrer.

O grande exemplo de ajuda ao próximo veio em 1979 quando Madre Teresa de Calcutá foi premiada com o Prêmio Nobel da Paz. Ela usou o prestigio que o prêmio lhe trouxe para incentivar grupos e pessoas ricas ao redor do mundo para que doassem bens e dinheiro para ser usado em sua obra de caridade nas diversas cidades onde a sua congregação Missionária atuava. Essa sua personalidade cativante, de fibra, ativista e atuante, trouxe muitos benefícios para centenas de milhares de pobres que eram assistidos pelas irmãs da caridade.

Madre Teresa tinha consciência da força da mídia e a utilizou em prol das pessoas carentes. Ficou muito próxima de celebridades internacionais, entre elas a Princesa Diana, que ajudou bastante na arrecadação de fundos para as obras de caridade de Madre Teresa. E foi justamente quando trabalhava em um programa de homenagem à memória de Diana, que Madre Teresa veio a falecer de uma parada cardíaca. Era 5 de setembro de 1997. Madre Teresa se foi, mas seu exemplo de vida e ajuda aos mais pobres ficou como prova de sua inquestionável santidade na Terra.

Pablo Aluísio.

Um comentário: