sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Galileia de Jesus

O ministério religioso de Jesus durou relativamente pouco, pois segundo estudiosos Jesus pregou sua mensagem por pouco mais de três anos. O lugar onde se deu a maioria de suas pregações e milagres foi na região conhecida como Galileia. Nos tempos de Jesus o povo hebreu ocupava basicamente três grandes províncias, a Galileia, a Samaria e a Judeia, a principal província sob domínio do império romano, onde ficava Jerusalém.

A Galileia era considerada a província menos interessante para os romanos e isso era fácil de entender. Na região não existiam grandes cidades e nem muita riqueza. O povo galileu era essencialmente pobre, de poucos recursos. Ora, para Roma o mais importante era arrecadar tributos e esses eram tirados das famílias ricas dos judeus, algo que praticamente inexistia naquele lugar. Jesus viveu grande parte de sua vida em Nazaré, um vilarejo da Galileia. Esse nome Galileia aliás tinha origem na própria geografia pois era uma província que circulava o chamado Mar da Galileia, que na verdade era um lago, essencial para a vida da maioria dos galileus.

Durante praticamente todo o seu ministério Jesus viveu indo de cidade em cidade da Galileia, circundando o Mar da Galileia, pregando para os povos desses humildes vilarejos. A maioria dessas populações viviam do próprio lago e por essa razão muitos dos apóstolos de Jesus, como o próprio Pedro, eram pescadores. Era a principal atividade econômica daquele lugar. Cafarnaum, uma vila costeira de pescadores, acabou sendo escolhida por Jesus para ser o centro de suas atividades.

Nos tempos de Jesus os próprios Judeus tinham muito preconceito contra os galileus. Eram considerados pobres, supersticiosos, gentios. É interessante notar que foi nesse lugar, tão discriminado, periférico, que Jesus resolveu pregar sua palavra. Ele escolheu deliberadamente os mais humildes, os mais marginalizados. Jesus não pregava para a nobreza rica e fútil, nem para os comerciantes ricos de Jerusalém. Jesus pregava para os mais pobres, os mais humildes e os mais discriminados. Não interessava a Jesus ter em seus ouvintes os ricos membros da elite religiosa do templo. Esses viviam no meio do luxo e da riqueza. Jesus procurou o homem mais simples, o mais pobre, o mais desprezado, o mais humilde para deixar sua mensagem.

E foi no Mar da Galileia que Jesus fez um dos milagres mais marcantes de sua passagem, andando sobre as águas. Só depois de algum tempo é que Jesus resolveu deixar a Galileia para ir até a Judeia, indo em direção a Jerusalém, onde pregou para os peregrinos que iam até o templo da cidade para a páscoa. E foi justamente lá, em Jerusalém, que Jesus acabou sendo crucificado, ressuscitando em toda a sua glória. Jerusalém, a terra onde os profetas eram mortos, justificando um trecho do evangelho, onde Jesus afirmava ""Contudo, prosseguirei meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã. Afinal, nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém! Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!"

Pablo Aluísio.

Um comentário: