quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Paixão de Cristo

E então, depois de julgado e condenado, Jesus, após sofrer várias humilhações e violências no quartel romano, foi levado para a crucificação. Os soldados o levaram para a morte no Gólgota, um monte nos arredores de Jerusalém, cuja aparência natural lembrava a figura de uma caveira, daí seu nome original. Era lá que os romanos crucificavam os criminosos e assassinos. Antes de ser crucificado os soldados lhe ofereceram uma mistura de mirra e vinho, mas Jesus recusou. Depois disso ele foi despido, sendo suas vestes repartidas pelos militares de Roma.

Jesus foi alçado à cruz às nove da manhã. Ao seu lado dois outros também foram executados, um à esquerda, outro à direita. Acima de sua cabeça os romanos colocaram uma placa que dizia "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus". Era um escárnio. Muitos que passavam diante da cruz zombaram de Jesus dizendo: "Tu não é o rei dos judeus? Tu não vai destruir e reconstruir o templo em três dias? Então desce da cruz e prova o que disse!". Alguns membros do templo, líderes religiosos judeus, também aproveitaram para fazer pouco de Jesus dizendo ironicamente: "Você não era o salvador dos outros? Por que não salva a si mesmo? Desce da cruz!" - desafiava os senhores da Lei de Moisés.

Ao meio-dia uma estranha escuridão tomou conta de Jerusalém. Esse tempo fechado iria durar até às três da tarde, quando Jesus finalmente perguntou aos céus: "Meu Deus, Meu Deus... Porque me abandonaste?". As pessoas por perto pensaram ouvir ele chamando por Elias. Para aliviar sua dor uma vara com vinagre foi levada até seu rosto, para que ele pudesse saciar sua sede. E então depois de horas de tortura Jesus deu um grito e disse "Está consumado!". Nesse mesmo momento a cortina do templo rasgou-se de alto a baixo. Um dos soldados romanos que estava abaixo da cruz e testemunhou todo o sofrimento final de Jesus então exclamou: “Na verdade, este homem era Filho de Deus!”

Muitas mulheres que andaram com Jesus estavam ao pé da sua cruz, entre elas Maria, sua mãe, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé. Jesus deu então seu último suspiro. Tudo acabado. Pelo menos assim pensavam aqueles que estavam presenciando seus supostos últimos momentos na Terra. A tarde já ia, era véspera de sábado, dia sagrado que deveria ser guardado pelos judeus. José de Arimatéia, vendo que a noite estava prestes a chegar, foi então ao governador romano Pilatos pedir para sepultar Jesus. O romano então perguntou ao seu subordinado há quanto tempo Jesus estava morto. O soldado lhe disse que já há um bom tempo. Então Pilatos não viu maiores problemas, pois Jesus havia sido executado. Ele deu permissão para que José de Arimatéia levasse para sua tumba o morto Jesus. O corpo do Messias foi envolvido em uma grande peça de linho e levado até o túmulo novo escavado na rocha que havia sido construído por José de Arimatéia. E ali ele foi sepultado, atrás de uma grande rocha circular.

Pablo Aluísio.
(Baseado no Evangelho de São Marcos).

Um comentário:

  1. Catolicismo em Maria
    A Paixão de Cristo
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir