domingo, 19 de junho de 2011

Jesus e as riquezas do mundo

Um dos maiores erros sobre a mensagem de Jesus Cristo é acreditar que Ele prometeu riquezas materiais a quem seguisse sua mensagem. Não faz parte da filosofia e nem da mensagem de Jesus a recompensa em bens materiais, em riquezas nesse mundo em que vivemos. Por isso a tal teologia da prosperidade, tão difundida em meios protestantes, não tem qualquer base no evangelho. Em Mateus 6:19 Jesus prega: "Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar."

Esse trecho da bíblia é bem representativo da mensagem de Jesus. Juntar riquezas em nosso mundo é algo em vão, pois não levarás nada quando deixares essa realidade. A única coisa que o homem levará após sua morte são suas boas ações, sua caridade em vida e suas atitudes. Também levará a avareza, a mesquinharia e os pecados. No dia do julgamento toda a sua vida será pesada e o homem será julgado por atos de sua vida. A riqueza material não tem qualquer relevância no mundo espiritual. A riqueza que Jesus prega é justamente a riqueza espiritual. Ele jamais prometeu em sua longa caminhada na Terra a promessa de se ficar rico, cheio de propriedades e posses. Nada disso!

A riqueza material inclusive escraviza o homem. Jesus deixou claro isso em várias passagens da Bíblia. Ao ser procurado por um homem rico, querendo seguir sua mensagem, Jesus o aconselhou a vender tudo, dar aos pobres e só então segui-lo. Mais do que isso, Jesus deixou claro aos apóstolos que é muito difícil ao homem rico entrar no reino dos céus, justamente por causa dessa escravidão ao dinheiro. "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus" - ele afirmou. Agora tente passar um animal grande como um camelo pelo pequeno furo de uma agulha. Praticamente impossível. Assim será em relação ao rico no mundo espiritual, com todas as suas correntes o prendendo às riquezas. A riqueza escraviza, o dinheiro apodrece a alma do homem, que passa a se sentir poderoso, acima de Deus!

Essa mensagem aliás é bem antiga na tradição do judaísmo. Em Provérbios 11:4 está escrito: "As riquezas acumuladas não terão valor algum no Dia da ira divina, mas a justiça livrará o fiel da morte." E mais, em Eclesiastes 2:26 podemos ler: "Deus concede sabedoria, entendimento e felicidade às pessoas que nele têm o seu prazer. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Também isto é vão e frustrante."

E voltando ao Novo Testamento, em Lucas 18:24, temos o seguinte trecho: Jesus, observando o semblante abatido daquele homem, exclamou: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que possuem muitas riquezas!" Em Tiago 5:1-3 mais uma advertência: "E agora, prestai atenção, vós, os ricos! Chorai e arrependei-vos, porquanto desgraças haverão de cair sobre vós." Em João 2:15,16 mais uma mensagem cristalina sobre a verdadeira filosofia cristã: "Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele!" Em Timóteo 6:8-10,17 uma reflexão poderosa: "Por isso, devemos estar satisfeitos se tivermos com o que nos alimentar e vestir."

Por tudo o que foi exposto podemos concluir: Não faz parte da mensagem de Jesus a recompensa em dinheiro, riquezas ou poder aos que procuram seguir seus ensinamentos. Não faz parte da mensagem do evangelho a troca e a barganha do amor a Deus por riquezas no mundo! Essa é uma distorção perigosa das escrituras e de sua verdadeira mensagem. Deus não recompensará ninguém com carros, apartamentos, dinheiro, fortuna ou bens materiais. Deus recompensará os que seguirem sua palavra no mundo espiritual, onde aí sim estará o verdadeiro tesouro, que não é formado por ouro, prata ou dinheiro, mas sim pela verdadeira vida eterna!

Pablo Aluísio. 

2 comentários:

  1. Catolicismo em Maria
    Jesus e as riquezas do mundo
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. ISSO Mesmo 👏👏, SOMENTE UM PORÉM,JESUS NÃO DIZIA FILOSOFIAS,nem suas palavras são filosofias. JESUS É O FILHO DE DEUS, O ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, QUE PODE SALVAR DO INFERNO!!!!!!!!

    ResponderExcluir