terça-feira, 21 de junho de 2011

Papa Gregório XIII

Não faz muito tempo e a Rainha da Inglaterra declarou que a mais tradicional monarquia da Europa era a dos Papas. Ela certamente sabia do que dizia. Os Papas, principalmente os da Renascença, eram verdadeiros Reis, cuja extensão de seu poder não se limitava às fronteiras de Roma, mas se estendia por praticamente todos os países do mundo. Ugo Buoncompagni, que passou para a história como Papa Gregório XIII, foi um dos mais notórios Papas reis da história da Igreja Católica.

Ele demonstrou, como poucos, a influência avassaladora das decisões da Igreja para todos os povos do mundo ocidental. Foi Gregório XIII quem implantou o atual calendário que ainda hoje utilizamos. Chamado de calendário Gregoriano, ele dividiu o ano em 12 meses, os meses em dias e os dias em horas e minutos.

Tudo foi elaborado por astrônomos renomados que serviam ao poder do Vaticano. Tão preciso se tornou esse trabalho que mesmo na atualidade, com tantos avanços científicos que foram feitos ao longo dos séculos, ainda se utiliza o mesmo método de contagem de tempo implantado pelo Papa Gregório. Um trabalho realmente magnífico. Através de um decreto Papal o calendário foi colocado em prática, para todas as nações cristãs, organizando e uniformizando a vida dos homens em relação ao tempo. Um trabalho definitivo.

Além de impor o famoso calendário aos povos cristãos esse Papa também decidiu que iria resolver o problema com a coroa inglesa. A celeuma entre a Igreja Católica e a dinastia dos Tudors começou com Henrique VIII. Ele queria se casar pela segunda vez, ao rejeitar sua primeira esposa que não havia lhe dado herdeiros homens. O Papa da época recusou anular o casamento de Henrique. Esse então resolveu romper com Roma, expulsando a Igreja Católica da Inglaterra, fundando sua própria religião, o Anglicanismo.

Nos tempos do Papa Gregório XIII reinava na Inglaterra a Rainha Elizabeth I, filha de Henrique VIII. Ela era uma protestante feroz, muito crítica e até mesmo herege em relação aos ensinamentos do Catolicismo. A Igreja tinha preferência pela outra filha de Henrique, Mary, que era católica como a mãe, a Rainha Catarina. Gregório XIII então fez de tudo para desestabilizar a coroa de Elizabeth, mas as tentativas foram em vão. Para piorar essa política internacional custou muito aos cofres da Igreja. Ao morrer em 1585, o Papa deixou uma série crise financeira para a Igreja. Ele havia reinado por doze anos e ao falecer aos 83 anos de idade, deixou os cofres do Vaticano praticamente vazios. Essa acabou sendo uma das mais graves crises enfrentadas pela Igreja Católica em sua existência. Um problema que deveria ser resolvido por seu sucessor no trono de Pedro.

Pablo Aluísio.

Um comentário: