quarta-feira, 22 de junho de 2011

Longinus

Popularmente conhecido como São Longuinho, o soldado romano Longinus esteve presente em um dos momentos mais cruciais da história do cristianismo: a crucificação de Jesus Cristo. Longinus era um dos soldados romanos designados por sua legião para a execução de um judeu que se dizia filho de Deus. Essas tropas que eram incumbidas de crucificações eram formadas geralmente por cinco ou seis militares. Longinus era um deles.

Embora não tenha sido nomeado no evangelho, o ato mais importante desse soldado foi registrado na Bíblia. Segundo a tradição teria sido ele o portador da lança que foi direcionada para o peito de Jesus para confirmar se ele ainda estava vivo ou não. Quando transpassou o peito de Jesus um pouco de água e sangue de seu organismo saiu de seu corpo. Reza a tradição que longinus vinha sofrendo de um sério problema de visão e quando o sangue de Jesus tocou seu rosto ele imediatamente ficou curado! O milagre convenceu o legionário romano de que a divindade de Jesus era real, a tal ponto que ele teria afirmado para seus companheiros de armas: "Esse homem é realmente o filho de Deus".

Historicamente é muito complicado determinar as origens de Longinus. Onde teria nascido, quando e em que lugares teria servido o exército romano. Porém após a crucificação de Jesus surgem algumas informações sobre o destino do jovem soldado. Segundo antigos escritos, muitos deles baseados em tradições orais, Longinus teria ficado muito impressionado com o milagre de Jesus. Assim ele começou a sua própria busca espiritual em direção à mensagem de Cristo. Em pouco tempo largou o exército romano e se tornou um devotado cristão. Ele começou a pregar o evangelho e em pouco tempo começou a ser perseguido, tal como os primeiros cristãos. Longinus assim foi preso e torturado a mando de Pilatos que teria ficado furioso ao saber que um romano estava convertido ao cristianismo. Algumas fontes afirmam que ele teve sua língua arrancada por outro romano com um punhal e depois foi chicoteado até a morte dentro da guarnição militar romana em Jerusalém. Algumas outras versões trazem outras formas de execução para a sua morte, mas todas elas concordam que Longinus se tornou mártir da fé cristã, morrendo por ser um romano crente na mensagem de Jesus.

Com os séculos a história de Longinus foi sendo mais conhecida. Na língua portuguesa ele virou "Longuinho", uma expressão que se referia também à arma que portava como soldado romano, uma grande lança de combate. No final do século X ele foi finalmente canonizado pelo Papa Silvestre II. Sua frase afirmando aos pés da cruz de que Jesus era verdadeiramente o filho de Deus lhe valeu a santidade. Na cultura popular Longinus virou São Longuinho, um santo simpático, que ajuda as pessoas a encontrarem objetos perdidos em momentos de grande agonia. Essa visão curiosa e até carinhosa porém tem pouco a ver com a verdadeira história do legionário romano que acabou se tornando um dos primeiros cristãos da história, em um momento de extrema perseguição contra a fé que naquele momento nascia.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: