quarta-feira, 22 de junho de 2011

Jesus Cristo - Atire a primeira pedra!

O evangelista João registrou em seu evangelho uma das mais conhecidas histórias de Jesus Cristo. Naqueles dias Jesus resolveu passar a noite no monte das oliveiras, onde meditou e rezou. No dia seguinte voltou para a rotina de sua missão, levando a palavra de Deus para todos os homens. Assim Jesus reuniu um grupo que se sentou ao seu redor, ouvindo toda a sua pregação.

Eis então que um grupo de fariseus e escribas do templo trouxe até ele uma mulher acusada de adultério, de ter traído seu marido. Eles queriam colocar Jesus em uma situação embaraçosa, constrangedora, pois eles entendiam que a mensagem de amor ao próximo de Jesus não poderia ser aplicada no caso dela.

Desde os tempos de Moisés os judeus seguiam literalmente a leis religiosas do judaísmo que diziam que uma mulher que houvesse traído seu esposo deveria ser levada para a praça pública. Uma vez na frente do povo todos deveriam pegar pedras pesadas para apedrejar a traidora. Sim, naqueles tempos a traição era punida com a morte, com requintes de sadismo e tortura! Imaginem uma mulher sendo morta, aos poucos, com pedradas dadas por todos! Uma brutalidade sem tamanho! Era brutal, mas os membros do templo entendiam que era o certo a fazer, pois assim estava escrito na lei judaica.

Então como Jesus iria aliar sua mensagem de paz e puro amor ao próximo com a brutal lei antiga dos tempos de Moisés? Então os fariseus trouxeram a mulher perante Jesus e perguntaram, maliciosamente: "Mestre, essa mulher pecou, cometeu adultério! A lei de Moisés afirma que ela deve ser apedrejada, então o que tens a dizer sobre isso?". Ora, se Jesus negasse a lei de Moisés, tal como determinado no templo, ele seria condenado por blasfêmia e outros crimes religiosos. Era uma cilada por parte dos fariseus e escribas do templo para condenar Jesus perante as autoridades religiosas de seu tempo.

Jesus então olhou para aquela situação e começou a escrever os pecados de todos aqueles que estavam ali, para assassinar a mulher! Depois olhando para eles desafiou: "Aquele que entre vocês não tenha pecado que atire a primeira pedra!". Todos ficaram sem saber o que fazer, como agir! Era um bando de pecadores querendo punir uma pecadora. A hipocrisia imperava entre aqueles que queriam apedrejar a pobre mulher indefesa. E então um a um todos eles começaram a se retirar, ficando apenas Jesus e a mulher. Foi nesse instante que Ele disse a ela: "Mulher, onde estão aqueles que queriam lhe apedrejar? Onde estão seus acusadores? Ninguém lhe condenou?". E assim, dando um maravilhoso exemplo de misericórdia divina Jesus concluiu: "Nem eu lhe condenarei! Vá e não volte a pecar!". Agindo assim Jesus provava mais uma vez que o perdão de Deus é infinito. "Perdoar setenta vezes sete!", em suas próprias palavras!

Pablo Aluísio.
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12
escribas e fariseus
João 8:3
escribas e fariseus
João 8:3

Um comentário:

  1. Catolicismo em Maria
    Jesus: Atire a primeira pedra quem nunca pecou
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir