domingo, 26 de junho de 2011

Sebastian, o Guarda Pretoriano

Sebastian, ou como os católicos o conhecem, São Sebastião, tem uma das histórias mais interessantes e dramáticas do cristianismo primitivo. Sua história pessoal é tão remota (datando provavelmente do século III) que até hoje muitas questões ainda não foram respondidas pelos historiadores. Segundo o que já foi descoberto Sebastian era um jovem francês nascido perto de Narbonne. Naqueles tempos a França ainda não era um Estado independente, sendo apenas uma província do império romano.

Quando completou 18 anos ele resolveu deixar sua terra natal, se tornando soldado romano. Para jovens das distantes províncias essa era uma das poucas formas de subir na vida pois não existiam empregos e nem trabalhos fora da vida de camponês. Assim Sebastian, que era jovem e saudável, logo entrou nas fileiras do exército romano. Depois de alguns meses a legião na qual servia foi enviada de volta à Roma e assim o jovem franco entrou pela primeira vez na capital do império. Mesmo em um tempo tão antigo Roma já era uma potência absoluta, com mais de um milhão de habitantes! Isso certamente impressionou demais o jovem provinciano que nunca havia visto tanta gente, tantos prédios e tanta riqueza em apenas um lugar!

Em Roma Sebastian teve contato com a cada vez mais numerosa comunidade cristã. Ele ficou tocado pelo evangelho e pela história de Jesus de Nazaré, logo se tornando ele mesmo um cristão. Como soldado romano isso poderia trazer alguns problemas, mas Sebastian não renegou sua fé. Aos poucos ele foi ganhando a confiança de seus superiores por ser disciplinado, correto e sério. Depois de subir na hierarquia do exército acabou se tornando capitão na guarda pretoriana, a tropa responsável pela proteção do próprio imperador. Essa proximidade com o imperador romano trazia mais problemas ainda para Sebastian. Diocleciano odiava cristãos e começava a implantar uma política de matança de todos os que seguiam aquela nova fé!

Era impossível para Sebastian manter sua fé em Cristo e servir ao imperador. Assim ele acabou sendo denunciado, principalmente pela forma como tratava os prisioneiros, com misericórdia e perdão. Preso, Sebastian foi condenado à morte. Inicialmente ele foi amarrado em uma árvore e executado com três flechas. Sua execução como traidor do império romano não surtiu o efeito desejado. Os soldados que o executaram acharam que ele estava morto e o jogaram no rio, porém Sebastian estava vivo! Irene, uma jovem romana, o resgatou das águas do rio e o levou para casa. Os enviados do imperador porém descobriram que ele ainda estava vivo e o prenderam novamente. Dessa vez ele foi espancado até a morte, sem piedade e jogado em um lugar imundo, nos esgotos de Roma. Os cristãos esperaram a noite chegar e liderados por Luciana, o sepultaram nas catacumbas romanas. Séculos depois foi canonizado pela Igreja Católica como São Sebastião, pois ele foi um verdadeiro mártir da fé cristã em seus primórdios.

Pablo Aluísio. 

Um comentário:

  1. Catolicismo em Maria
    Sebastian, São Sebastião
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir