quinta-feira, 23 de junho de 2011

Arquivos do Vaticano - Edição II

Arquivos do Vaticano
Segue a seguir uma série de textos de natureza religiosa que escrevi para o blog Catolicismo em Maria. Os textos estão resgatados com a finalidade de arquivo pessoal de meus escritos.

Cinco Anos do Papa Francisco
Nessa semana que passou o Papa Francisco completou cinco anos no trono de Pedro. É um papado diferente, chamado por alguns de "Primavera no Vaticano" por causa da postura misericordiosa e até mesmo progressista do Papa Francisco. Em seu papado o Papa argentino tem procurado deixar frutos a serem colhidos no futuro.

Ele nomeou vários cardeais de várias partes do mundo, principalmente de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, tanto da América Latina como da África e da Ásia. A Igreja Católica assim deixaria de ter uma cúria com forte presença de europeus para ter uma diversidade maravilhosa, mais de acordo com o que a Igreja tem se transformado nas últimas décadas.

Com isso Francisco procura mudar os rumos da Igreja. Não apenas uma Igreja Católica europeia, envelhecida, tradicional ao extremo, centrada em si mesma, mas uma Igreja realmente mundial, com representantes de todos os lugares do mundo, principalmente daquelas nações que passam por problemas econômicos, sociais e até mesmo militares. Muitos países da África passam por guerras civis sangrentas, conflitos étnicos e bárbarie. Para Francisco é cada vez mais vital nomear cardeais desses países para que a Igreja Católica se torne uma ferramenta a mais na busca pela paz.

Claro que com sua postura o Papa Francisco também tem colecionado opositores. Alas mais conservadoras da Igreja se ressentem das posturas políticas do Papa. Principalmente os mais alinhados com a extrema direita não conseguem apreciar o discurso inclusivo do pontífice argentino. É um erro esse tipo de postura. A Igreja Católica foi fundada na palavra de Jesus Cristo, que jamais pregou a intolerância, o ódio ou o preconceito.

Diante disso afirmo categoricamente que Francisco é um dos Papas com o discurso mais próximo de Cristo que já tivemos. Um verdadeiro humanista, um homem alinhado com os mais pobres, com os excluídos, com os imigrantes que deixam seus lares por causa das guerras insanas de sedentos por poder. As acusações de que o Papa Francisco é um comunista são descabidas, cruéis e não retratam a verdade dos fatos. Ele é acima de tudo um grande humanista com um discurso de amor. Nada mais próximo de Jesus.

Papa Francisco no Chile
O Papa visitou nessa semana o Chile, país sul-americano, uma extensa, mas igualmente pequena faixa territorial banhada pelas águas do Oceano Pacífico. Não foi uma visita isenta de controvérsias. A primeira surgiu pelo fato do Papa Francisco não incluir nessa sua passagem pelo continente uma visita à sua terra natal, a Argentina. O povo argentino já se pergunta porque, cinco anos após assumir o trono de Pedro, o Papa ainda não visitou seu país de origem. O que estaria acontecendo?

Outro aspecto foi que o Papa Francisco precisou enfrentar as mais duras manifestações de protesto contra a Igreja Católica no país. O Chile tem sofrido de um problema também inerente ao nosso país, ou seja, o avanço do pensamento de esquerda. Muitos se tornam radicais e promovem atos que poderiam ser considerados até mesmo terrorismo, como a queima de igrejas pelo país. Também houve, mais uma vez, a velha e persistente questão da pedofilia no clero. O Papa Francisco foi cobrado por alguns escândalos que ocorreram no país, incluindo a figura de um bispo que teria acobertado padres pedófilos. Francisco lhe deu o benefício da dúvida, dizendo que não havia provas concretas contra o bispo, por isso evitou condená-lo publicamente.

Outros fatos chamaram a atenção da imprensa nessa visita do Papa Francisco ao Chile. Durante um dos desfiles do Papa no Papamóvel uma guarda que cuidava de sua segurança caiu do cavalo. O animal se assustou com os gritos do povo enquanto o Papa passava e atirou a jovem no chão. O Papa Francisco imediatamente mandou parar o Papamóvel e foi socorrer a policial, que parecia bem ferido. Outro fato que chamou a atenção foi a realização de um casamento feito pelo Papa Francisco dentro do avião. Os conservadores não gostaram nada disso, mas o Papa Francisco não se importou. Apenas celebrou o casamento, unindo duas pessoas que se amam.

Papa Francisco na Colômbia - Nessa semana o Papa Francisco está fazendo uma histórica visita na Colômbia. Sua mensagem é de paz e reconciliação. A Colômbia passou por muitos problemas nos últimos anos. Uma das chagas do país veio das guerrilhas, muitas delas da linha esquerdista como a Farc. Durante anos a guerra interna matou milhares de pessoas. Inocentes foram mortos em nome desse tipo de ideologia.

Agora a Farc e outros grupos radicais extremistas menores resolveram abaixar as armas, abraçando a luta política no campo dos votos, como um partido político tradicional. Não mais haverá luta na selva, morte de pessoas civis e outras atrocidades. Assim o Papa traz sua mensagem de paz ao povo da Colômbia. Uma paz que venha de forma duradoura. Além disso promove também o perdão, a misericórdia. A mensagem do Papa Francisco na Colômbia é que o povo daquela nação venha a se unir novamente, esquecendo o que se passou em seu passado recente. Veja abaixo uma série de fotos dessa visita mais do que marcante do Papa no país sul-americano. Click nas fotos caso deseje amplia-las!

A Semana do Papa Francisco - Durante essa semana o Papa Francisco se reuniu com autoridades da Colômbia. O Papa está com viagem marcada para aquela nação. Sua visita será realizada entre os dias 6 a 11 de setembro. Será um retorno do Papa à América do Sul, seu continente natal. Na agenda diversos temas interessantes serão debatidos, entre eles a questão dos refugiados venezuelanos. Brasil e Colômbia estão sendo o principal destino de chegada para os refugiados que estão indo embora da Venezuela após o país se tornar uma violenta ditadura de esquerda.

(Papa Francisco recebe sobreviventes da Chapecoense) - Durante essa semana o Papa Francisco se encontrou com os jogadores sobreviventes daquele terrível acidente de avião que matou quase toda a equipe de futebol do Chapecoense. O desastre comoveu o mundo e o Papa igualmente. O Papa abençoou os jogadores e os membros da comissão técnica do clube, entre eles seus dirigentes também. Francisco reforçou a fé em Deus de todos eles. Depois do encontro o jogador Jakson Ragnar Follmann, goleiro sobrevivente da queda do avião, declarou que se tornou ainda mais fã do Papa depois do encontro. O humanismo solidário e misericordioso do Papa Francisco impressionou a todos que estiveram em sua presença.

(Papa Francisco fala sobre o furacão Harvey) - Em Roma, o Papa Francisco declarou estar profundamente comovido com as vítimas do furacão Harvey que devastou parte dos Estados Unidos, deixando milhares de pessoas desabrigadas, isso obviamente sem contar as diversas mortes que aconteceram pela passagem do evento natural de proporções devastadoras. O telegrama enviado pelo Vaticano ao governo dos Estados Unidos dizia: "O Papa Francisco está profundamente comovido pelas perdas trágicas de vidas humanas e pelos enormes danos materiais que esta catástrofe natural deixou atrás de si, o papa reza pelas vítimas e pelas suas famílias e por todos os envolvidos nas atividades essenciais de socorro, de restabelecimento e de reconstrução".

5 Lindas Igrejas Católicas ao redor do mundo:

1. Basílica de Sâo Paulo, Roma
2. Basílica de Sâo Pedro, Vaticano
3. Catedral de Santo Isaac, São Petersburgo, Rússia
4. Igreja de Sâo Francisco Xavier, Nova Iorque, EUA
5. Basílica de Sâo Paulo e São Pedro, Lituânia


Papa Francisco e o horóscopo
Nessa semana o Papa Francisco falou sobre a consulta a horóscopo e cartomantes. A doutrina católica tradicional sempre condenou esse tipo de superstição, sem base alguma nas escrituras. Para o Papa Francisco o uso diário de consultas a horóscopos e cartomantes revela sinais de pouca fé pessoal na mensagem de Cristo.

Durante a oração do Ângelus no Vaticano o Papa Francisco afirmou: "Cristãos que consultam cartomantes e horóscopos demonstram que não possuem uma fé tão forte. Esses fiéis que dizem se apegar à palavra do Senhor precisam, para ter mais segurança, consultar horóscopos e cartomantes! Com isso a pessoa começa a chegar ao fundo!". Depois o Papa concluiu: "Apenas a fé dá a segurança da presença de Jesus, que nos impulsiona a superar as tempestades existenciais. É a certeza de segurar uma mão que nos ajuda com as dificuldades, apontando o caminho, mesmo quando está escuro”

Na Bíblia Sagrada podemos encontrar a proibição expressa sobre o tema. Veja: "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus." (Deuteronômio 18:10-13).

A astrologia e a consulta ao horóscopo é uma pratica milenar. Já existia desde os tempos dos antigos profetas do velho testamento, sendo muito praticado entre os povos do oriente como persas, mesopotâmicos e egípcios. A religião judaica sempre foi contra todas essas práticas que basicamente procuravam descobrir o futuro ou como os astros do cosmos influenciavam na vida cotidiana de cada pessoa. Essa tradição foi absorvida pelo catolicismo que também condena esse tipo de conhecimento obscuro, oculto, que nada tem a ver com o verdadeiro evangelho. Assim o Papa aproveitou sua fala aos fiéis na Praça de São Pedro para relembrá-los desse aspecto da doutrina católica.

Papa Francisco e Donald Trump - Depois de dizer que não iria se encontrar com o Papa Francisco, o presidente Donald Trump mudou de ideia. Em sua primeira viagem ao exterior o presidente dos Estados Unidos após ir a Arábia Saudita e Israel, foi até o Vaticano para uma conversa face a face com o Papa.

Trump, que já trocou farpas com Francisco pela imprensa anteriormente, teve que dar o braço a torcer, principalmente por causa da pressão dos católicos americanos, um grupo fortíssimo e muito influente dentro da sociedade dos Estados Unidos, que Trump simplesmente não pode ignorar. São quase 80 milhões de norte-americanos católicos, numa força que praticamente torna obrigatória a todo presidente uma visita ao líder mundial da Igreja Católica.

Durante a conversa, que durou 30 minutos, o Papa Francisco deixou claro a Trump sua posição. Francisco disse ao presidente americano que ele precisava se tornar "um pacificador" diante de sua posição de poder no tabuleiro mundial. Trump ouviu atentamente e diante da imprensa disse que "não iria esquecer tudo o que o Papa Francisco lhe disse!". No final a visita serviu para aliviar um pouco a tensão que existia entre o Vaticano e a Casa Branca. A visita terminou com um presente do Papa a Trump, um texto sobre paz. Para os diplomatas americanos e da Igreja o encontro foi considerado um sucesso de diplomacia e aproximação.

Papa Francisco em Portugal - O Papa Francisco fez uma visita histórica a Portugal nesse fim de semana. Tudo em razão da celebração dos cem anos da aparição da Virgem Maria em Fátima. Na ocasião ainda canonizou dois dos pastorinhos que participaram desse evento tão marcante da história da Igreja Católica. 

Francisco Marto, o primeiro pastorinho canonizado, viu a Virgem Maria quando pastoreava animais de sua família na localidade da Cova da Iria, local onde Maria surgiu às crianças. O interessante em relação ao pequeno Francisco é que ele apenas via a Virgem, mas não conseguia ouvir suas palavras ou falar com ela. Francisco faleceu em abril de 1919, vítima de gripe espanhola. Seu falecimento precoce havia sido profetizada pela Virgem Maria em sua aparição.  

Jacinta Marto foi a segunda pastorinha a ser canonizada. Ela era a irmã mais jovem de Francisco. Ela também estava presente na aparição da Virgem Maria pois acompanhava o irmão no pastoreio dos animais. Jacinta conseguia ver e ouvir Maria, porém não conseguia se comunicar com ela. A garotinha era considerada tímida, porém sensata e serena. Ela faleceu também vítima de gripe espanhola em 1920. Sua morte tão jovem também havia sido profetizada pela Virgem.

A razão principal da canonização das duas crianças que presenciaram a aparição de Nossa Senhora se deu por causa de um milagre, envolvendo um garotinho brasileiro chamado Lucas, cuja mãe pediu a intercessão de Maria Santíssima para que o menino sobrevivesse a uma queda e a uma grave contusão cerebral. Os médicos já davam como certa sua morte. A mãe do menino então pediu aos pastorinhos que intercedessem em relação a Maria e a Deus, todo poderoso. O garoto acabou se recuperando completamente. Uma cura que a ciência não conseguiu explicar.

Reconhecido o milagre pela Igreja Católica, os dois pastorinhos, que já tinham sido beatificados pelo Papa João Paulo II, agora foram canonizados pelo Papa Francisco. A canonização é o processo canônico que reconhece a santidade de pessoas que caminharam pelo evangelho e pela paz do Senhor. A presença do Papa Francisco fez com que a cidade de Fátima recebesse mais de meio milhão de pessoas durante sua estadia no lugar.

O Papa Francisco também exortou para que todos os líderes mundiais lutem pela paz no mundo. Em mais uma mensagem que prega contra o ódio, a intolerância religiosa contra as minorias cristãs no Oriente Médio e a busca incansável pela solução dos problemas entre os povos pela via diplomática e não pela guerra e pela morte. A imprensa mundial cobriu a visita do Papa a Portugal com extremo interesse. O sumo pontífice então retornou ao Vaticano, nessa que foi considerada mais uma das grandes viagens papais do pontificado de Francisco. Veja abaixo fotos dessa histórica visita à nação dos nossos queridos irmãos portugueses! Viva Maria!

Nossa Senhora de Fátima - 100 anos - Há exatos cem anos Nossa Senhora surgiu para três crianças camponesas em Portugal, mais precisamente na cidade de Fátima. Maria deixou algumas mensagens, todas elas se concretizaram nos anos seguintes, demonstrando a força de suas palavras. Ela também deixou uma frase poderosa e inspiradora ao dizer que apesar de todos os ataques contra ela, a igreja e o Cristo, seu imaculado coração iria prevalecer, iria vencer.

O Papa Francisco foi até Fátima para a canonização de duas das crianças. No Twitter o Papa escreveu a seguinte frase: "Aqui em Fátima louvo a Cristo, nossa paz, e para o mundo peço a concórdia entre todos os povos.". A imprensa tem dado destaque à visita do Papa Francisco e tudo tem sido realizado em um clima de bastante paz e harmonia. Só me entristece o que tem acontecido em certas redes sociais no Brasil.

Sempre que uma reportagem de um grande órgão de imprensa do Brasil noticia sobre a visita do Papa em Fátimos temos que nos deparar na parte de comentários com uma série de ofensas, palavrões, desrespeito e intolerância religiosa contra a fé católica. As pessoas não possuem limites. Falta até mesmo civilidade para muitos. Atacam o Papa Francisco, a Igreja Católica, a crença dos católicos e até mesmo desrespeitam Maria, mãe de Jesus, nossa mãe, Maria Santíssima. É triste de ver como muitos perderam completamente a noção do respeito mínimo que se deve dar a uma figura como Maria

Já tentei muitas vezes dialogar com esse tipo de gente, mas é algo impossível. Lamento muito as atitudes de certos evangélicos que parecem nutrir um especial ódio contra Maria! É incrível, supostamente seguem a mensagem do Cristo, mas parecem odiar sua mãe! Pior são certos ateus que ridicularizam e rebaixam a fé cristã. Em nome de uma verdade supostamente absoluta que eles próprios idolatram, ao qual chamam de ciência, ofendem, desprezam e rebaixam os que possuem um verdadeiro sentimento religioso. São tempos tenebrosos esses que vivemos. A tecnologia que poderia ser usada tanto para o bem do próximo vira arma do mal absoluto. Que Deus tenha piedade das almas apodrecidas dessas pessoas que fizeram do ódio sua profissão de fé no mundo virtual.

Papa Francisco no Egito - Nessa semana o Papa Francisco esteve em uma visita histórica no Egito. Essa passagem do Papa em um país massivamente muçulmano teve um significado muito relevante. Não faz muito tempo e um atentado covarde matou dezenas de cristãos que assistiam a uma missa no Cairo. Essa tragédia tocou fundo a alma do sumo pontífice. Assim Francisco decidiu levar sua mensagem de paz a um país conturbado pelo fanatismo religioso.

Esse tema aliás foi o mais presente nos discursos, mensagens e homilias realizadas por Francisco em sua passagem pelo Egito. Ele fez questão de separar o islamismo, a grande massa de seguidores dessa religião, que são pessoas pacíficas que nunca fizeram mal a ninguém, dos extremistas e terroristas. Os atos criminosos dessas pessoas fanatizadas, que cometem suicídio como homens-bombas, arrastando a vida de centenas de milhares de pessoas inocentes com esse tipo de ato, não pode ser extensiva para todos os islâmicos. A generalização é sempre condenável pois fomenta o ódio e o preconceito.

O Papa Francisco assim reforçou sua mensagem de paz, tolerância religiosa e combate ao fanatismo extremista. A mensagem básica é que cristãos e muçulmanos podem viver juntos, em paz e harmonia. Com essa mensagem pacificadora o Papa recebeu apoio de todos os líderes islâmicos do Egito, que participaram ao seu lado de um ato de fraternidade. Também contou com a constante presença do patriarca da religião cristã copta, considerado o sucessor de São Marcos, o evangelista que foi até o Egito divulgar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo. Teodoro II esteve o tempo todo ao lado de Francisco.

A religião cristã copta é a mais numerosa do Egito. Os católicos formam uma minoria. O país é majoritariamente islâmico. O Egito passa atualmente por um momento político delicado. A democracia não funcionou muito bem, colocando no poder líderes políticos fundamentalistas, com ideias radicais. Assim a visita ao Egito não foi basicamente uma viagem evangelizadora de Francisco, mas sim política. Sua presença na região, reforçando a importância da convivência entre religiões, é a mensagem mais importante de sua viagem em terras egípcias.

Papa Francisco e o celibato - Nessa semana o Papa Francisco resolveu levantar novamente a polêmica sobre o celibato dentro da Igreja Católica. Em entrevista a um jornal alemão o Papa reconheceu que a Igreja vem sofrendo com a falta de padres em certas comunidades mais distantes, onde existe um grande rebanho católico, igrejas, mas não padres. Embora seja alto o número de padres na Igreja, esse número não é suficiente para atender toda a demanda do catolicismo.

Estima-se que existam 400 mil padres ao redor do mundo, mas esse número ainda é insuficiente para atender quase dois bilhões de católicos espalhados em praticamente todas as nações do mundo. Como resolver esse problema? Uma solução a ser pensada, segundo Francisco, seria aumentar as funções de homens casados, pais da família, que teriam longa tradição de vida dentro da Igreja. Esses homens casados poderiam celebrar casamentos, batismos, etc. Esse categoria de membros da igreja ainda não seriam sacerdotes. Identificados como "viri probati", eles poderiam ajudar na escassez de padres em cidades e vilas mais distantes dos grandes centros urbanos.

A falta de padres já havia sido tratada quando o Papa Francisco esteve no Brasil. Ele contou a história de uma senhora católica que vivia em uma pequena cidade no interior da Argentina. Sem padres na região ela teria começado a frequentar um culto da igreja evangélica local, mas jamais teria deixado suas crenças católicas de lado, mantendo inclusive uma bonita imagem de Nossa Senhora em casa, longe dos olhos do pastor! Os evangélicos, como se sabe, acreditam que Maria foi uma mulher comum, como qualquer outra.

Outro fato que vem fazendo o Papa Francisco mudar de ideia em relação às regras da Igreja Católica sobre o celibato foi uma carta enviada a ele por um grupo de mulheres que se diziam "esposas" de padres na Itália. Muitos sacerdotes mantém relacionamentos estáveis e duradouros, alguns com filhos. Isso cria uma situação bem difícil para a Igreja, pois ao mesmo tempo em que ainda mantém o celibato sabe que muitos padres vivem como verdadeiros pais de família, com filhos não reconhecidos para evitar o escândalo. Além disso a liberação da escolha para os padres poderia muito bem fazer explodir as matrículas em seminários por todo o mundo. Muitos jovens com vocação gostariam de ser padres, porém não possuem a mesma certeza se estariam dispostos a abrir mão de terem uma família no futuro. O fim do celibato colocaria fim a todas essas dúvidas e receios.

Pablo Aluísio.

Um comentário: