domingo, 1 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis Today (1975)

Elvis Today - Elvis Today foi o segundo LP de material inédito do cantor a ser lançado em 1975. Se o anterior, Promised Land, trazia vasto material gravado dois anos antes, Today aparecia nas lojas com canções recentemente gravadas por Elvis em Hollywood. O cantor não gravava nesses estúdios desde o projeto Elvis On Tour e agora reencontrava sua equipe de músicos para encher definitivamente a lata e acalmar os ânimos de sua gravadora, que vinha sistematicamente reclamando da pouca presença de Elvis dentro dos estúdios. O resultado foi bem satisfatório. Elvis Today é um bom álbum, bem gravado (não houve correrias em sua produção) e com Elvis sereno, cantando músicas suaves, além das já tradicionais baladas country românticas que por essa época já tinham se tornado a tônica de seus trabalhos mais recentes. Se havia ainda alguma dúvida da forte aproximação de Elvis com a música country, Today e seu repertório vinha para confirmar definitivamente esse fato. Eis as músicas do disco:

T-R-O-U-B-L-E (Jerry Chesnut) - Uma das coisas mais significativas sobre a carreira de Elvis Presley nos anos 70 era a ausência de rocks em seus discos. Os críticos sempre perguntavam onde estavam os rocks nos trabalhos do "Rei do Rock" durante esta fase. A resposta é simples: Elvis evoluiu como artista, talvez não fosse mais tão importante para ele gravar apenas um tipo de música. Além disso ele sempre se queixou da falta de material de qualidade deste gênero durante os anos 70. Sua visão era simples, ele queria mudar e como ele mesmo afirmou: "Não quero ser um cantor de 40 anos cantando Hound Dog". Outro fator importante era a forma como Elvis usava a música para exorcizar seus dramas pessoais. E nada estava mais longe do estado de espírito de Presley neste período do que rocks. De qualquer forma sempre surgia uma canção como essa e "Promised Land" para deixar claro que Elvis era sim o "Rei do Rock", cujo trono aliás não tem sucessor.

AND I LOVE YOU SO (Don McLean) - Uma das provas mais contundentes do que afirmei antes. Estaria Elvis se dirigindo a Priscilla para realçar seu amor por ela, ao afirmar que ainda a amava tanto? Na minha opinião, sem dúvida. Muitas das músicas retratavam o homem Elvis com perfeição transparente, eis um exemplo cabal disso. A canção é linda, dispensa maiores comentários. Apenas junte-se a Elvis neste momento de mais uma declaração de amor na sua carreira. Em tempo: No "Elvis in Concert" está uma versão ótima deste canção ao vivo. Imperdível.

SUSAN WHEN SHE TRIED (Don Reid) - Elvis Presley poderia ser resumido assim: cantor americano de rock'n'roll, Gospel, música romântica e caipira. Então se já tivemos rock (T-R-O-U-B-L-E), baladas românticas (And I Love You So) e Gospel (Shake a Hand), o que faltaria no disco para completar a definição de Elvis? Um country claro, aliás três. Este é o primeiro do disco, com um arranjo bem caipira, lá das profundezas do Tennessee, para ser cantado na cabaninha com um cachimbo de milho na boca! Elvis volta às raízes! Antes tarde do que nunca: A versão original é do grupo Statler Brothers.

WOMAN WITHOUT LOVE (Jerry Chesnut) - Romantismo descabelado que deixaria Lord Byron morto de inveja. É isso aí, podem dizer o que quiser do velho Elvis, mas não podem acusá-lo de não ser um romântico incurável. Exemplo de canção que você não deve ouvir se estiver curtindo uma fossa, ainda mais se for uma mulher. A não ser que você seja, assim como Elvis, uma romântica também incurável. Se for assim, então caia de cabeça na melodia e boa sorte!

SHAKE A HAND (Joe Morris) - A primeira versão é de 1935, por Faye Adams. Na época dourada do Rock foi gravada ainda por Little Richard em sua fase "cantor-de-rock-convertido-à-religião-para-se-livrar-do-inferno". Seu ritmo é claramente inspirado e desenvolvido para ser cantado em grupo com várias pessoas, ou seja, em uma igreja. Muito boa a melodia em geral e o acompanhamento. A mais recente versão veio com Sir Paul McCartney em seu excelente CD "Run Devil Run". Então vamos lá? "Shake a Hand" com Elvis.

PIECES OF MY LIFE (Troy Seals) - Bela canção de amor. O destaque fica com o arranjo primoroso. A banda de Elvis está afinadíssima. A canção começa de forma intimista e vai crescendo até se tornar apoteótica, voltando a seu ritmo inicial. De muito bom gosto, sem dúvida. Foi lançada como single com outra verdadeira pérola da carreira de Elvis: "Bringing It Back". O vocal de Elvis está ótimo, principalmente na parte falada, algo que ele não usava desde 1960 com "Are You Lonesome Tonight?" Destaque final: o acompanhamento da orquestra e a bateria de Ronnie Tutt. Ótima.

FAIRYTALE (Anita Pointer / Bonnie Pointer) - Foi a primeira música gravada por Elvis no dia 10 de março. Quando as sessões terminaram no dia 12, o produtor Felton Jarvis levou as matrizes para Nova Iorque para as mixagens e retoques finais e depois voltou a Los Angeles para passar pelo crivo final de Elvis. Ele odiou as mudanças e explodiu com o pessoal da RCA Victor: "Sabem de uma coisa? Se eu fosse esperto deixava vocês e ia para a White Wale (uma das piores gravadoras dos EUA). Aposto que acho emprego em qualquer lugar. Aposto como alguém me contrata. Juro por Deus, isso não vai voltar para Nova Iorque, vai para Memphis, para uma remixagem e lá vai ficar, seus fdp". Apesar da bronca e da remixagem de um engenheiro de som de confiança de Elvis, ele não ficou contente e achou que as gravações foram prejudicadas pela RCA. Chegou a desabafar com Linda, sua namorada na época: "Este disco, Elvis Today, foi seriamente prejudicado pelos caras da RCA como uma forma de revanche contra mim. Essa vai ser a última vez que algo assim vai acontecer. Da próxima vez eu vou embora. Gravadora de merda"

I CAN HELP (Billy Swan) - Parece mais uma jam session descontraída do que uma faixa de um disco de estúdio. Como a temática do disco é mais "down", serve para aliviar e descontrair o resultado final. James Burton tem sua chance de demonstrar seus dotes musicais. Elvis está bem à vontade, sem levar a canção e a si mesmo muito à sério. Tem muito mais a ver com a gravação de "Tiger Man", essa sim uma verdadeira jam session destas sessões, do que com o resto das músicas. Final com toques de blues. Resultado final Ok!

BRINGING IT BACK (G. Gordon) - Bela balada. Foi lançada como lado principal de um single com "Pieces of My Life" em setembro de 1975. O principal single deste disco porém chegou nas lojas americanas em abril daquele ano, apenas um mês após as gravações e trazia a dobradinha "T-R-O-U-B-L-E / Mr. Songman", esta última do disco "Promised Land". Na Inglaterra e restante da Europa foi ainda lançado um terceiro single com "Green Green Grass Of Home / Thinking About You" que acabou alcançando um apreciável sucesso. Nesse mesmo período a RCA inglesa começou uma série de relançamentos dos principais singles da carreira de Elvis e conseguiu resultados incríveis, sendo que três deles chegaram entre os 10 mais vendidos. O sucesso foi tamanho que a ideia foi exportada para os demais países europeus.

GREEN GREEN GRASS OF HOME (Claude Putman, Jr) - Essa foi escolhida especialmente por Elvis, sendo a que ele dispensou os maiores cuidados em termos de arranjo e gravação, pois sem dúvida era uma de suas preferidas. O tema, que louva o estilo sulista de ser, foi gravada pela primeira vez por Tom Jones. Mas vamos deixar o próprio Elvis Presley refletir, em suas palavras, o significado dessa música em sua vida: "Quando Green Green Grass Of Home foi lançada com Tom, eu e os rapazes retornávamos a Memphis no nosso grande ônibus vermelho. Ouvimos a canção pelo rádio e começamos a chorar. Sua letra significava muito para nós do sul". O resultado final não poderia ser outro, como foi gravada com um sentimento muito presente por parte de Elvis ela se tornou uma das mais belas músicas da carreira do cantor.

Elvis Presley - Elvis Today (1975): Elvis Presley (vocal) / James Burton (guitarra) / Johnny Cristopher (guitarra) / Charlie Hodge (violão) / Norbert Putnam (baixo) / Duke Bartwell (baixo) / Ronnie Tutt (bateria) / David Briggs (piano e orgão) / Voice (vocal) / Tony Brown (piano) / Chip Young (guitarra) / Mike Leech (baixo) / Weldon Myrick e Buddy Spicher (steel guitar) / Richard F. Morris (percussão) / Ginger e Mary Holladay, Lea J. Beranetti e Millie Kirkham (vocais) / Produzido e arranjado por Felton Jarvis e Elvis Presley / Gravado no RCA Studio C, Hollywood, nos dias 10 a 12 de março de 1975 / Data de lançamento: Maio de 1975

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Pablo, PARABÉNS pelo blog!!! Simplesmente excelente!!!
    As matérias sobre Elvis e sua carreira são muito ricas em informações e muito bem escritas.
    E feliz dia do Rock pra você!!!
    Saudações,
    Vagner Figueira de Faria. (Rockabilly Bop).

    ResponderExcluir
  2. Today é o disco que eu mais gosto, foi com esse disco que eu conheci Elvis. Curiosamente certa vez entraram em casa e me levaram alguns discos, o Today deveria estar no meio, pois eu nunca mais o vi. Hoje tenho baixado o FTD que é um cd duplo, e fiz questão de comprar em vinil. Mas doente por disco que sou, o meu Today original, tinha o selo preto da RCA, o que eu comprei recentemente tem o selo amarelo.
    Excelente postagem Pablo, sou fã dos seus textos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e pelos elogios!

    Um abraço
    Pablo Aluísio

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse blog!!!continue com esse ótimo trabalho parabens (o rei merece boas matérias assim cmo você vem fazendo)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas informações sobre cada uma das músicas Adoro saber como foi a gravação dos discos de Elvis,e concordo plenamente com você: Elvis é o único " Rei do rock"

    ResponderExcluir
  6. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir