domingo, 14 de março de 2021

Sin City

Título no Brasil: Sin City - A Cidade do Pecado
Título Original: Sin City
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio:  Dimension Films
Direção: Frank Miller
Roteiro: Frank Miller, Robert Rodriguez
Elenco: Bruce Willis, Mickey Rourke, Clive Owen, Jessica Alba, Benicio Del Toro, Alexis Bledel, Rosario Dawson, Michael Clarke Duncan

Sinopse:
Adaptação cinematográfica das histórias em quadrinhos da linha "Sin City". A história se passa no submundo, onde strippers, bandidos e criminosos, convivem em um mundo sombrio e perigoso. O mais importante nessa cidade sufocante é chegar ao fim do dia simplesmente vivo.

Comentários:
A Nona arte encontra a sétima arte. Assim podemos conceituar esse filme "Sin City" que foi um sucesso do cinema quando lançado. E quando digo que as duas expressões artísticas se encontraram, não foi por pura retórica de palavras. O conceito do filme foi justamente passar a impressão ao espectador de que ele estaria vendo literalmente uma história em quadrinhos na tela grande do cinema. A linguagem é basicamente a mesma, os enquadramentos e até mesmo as cores do filme procuram capturar o espírito das comics. Apesar de uma certa estranheza inicial penso que o resultado ficou muito bom, criando uma linguagem única, fruto do encontro dos quadrinhos com os fotogramas de cinema. Celuloide em páginas impressas, se você captar bem o que quiseram fazer nesse filme. Fruto pioneiro de um novo estilo de fazer cinema, só podemos lamentar que seu senso estético não tenha criado maiores frutos. Até tentaram em algumas outras produçoes, mas como a bilheteria não foi das melhores resolveram encerrar por aqui. Enfim, se você gosta de quadrinhos e cinema, poucos filmes lhe seriam mais indicados do que esse.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Sin City - A Cidade do Pecado
    Sin City
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ver em um mesmo filme Mickey Rourke e Bruce Willis. Pena que nesse filme seus personagens caminhem por rumos diferentes, mesmo assim valeu. A cena que ficou mais famosa desse primeiro Sin City foi aquela da Jessica Alba rebolando com uma roupa de cowgirl. Só essa cena já valey o filme inteiro ahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. O Mickey Rourke errou em determinado momento da carreira porque ele foi de forma muito afoita atrás do sucesso comercial. Daí entrou no ramo de filmes de ação onde o Bruce Willis era rei. Esse Sin City foi um dos bons filmes do Rourke, mas isso no meio de um pântano horroroso de filmes B bem ruins.

    ResponderExcluir
  4. A critica da epoca malhou esse filme, mas quando vemos hoje se percebe que é um filme genialmente original na sua concepção.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, esse filme trouxe uma narrativa e uma linguagem nova em termos de cinema. Só por isso já vale ser lembrado sempre que possível.

    ResponderExcluir