Título no Brasil: A Invasão dos Francos
Título Original: Redbad
Ano de Produção: 2018
País: Holanda
Estúdio: Farmhouse Films
Direção: Roel Reiné
Roteiro: Alex van Galen
Elenco: Gijs Naber, Lisa Smit, Huub Stapel, Derek de Lint, Jack Wouterse, Tibo Vandenborre
Sinopse:
Com a queda do Império Romano do Ocidente, os povos bárbaros começaram a formar grandes reinos. Um dos mais prósperos e ricos foi o Reino dos Francos. Nesse filme acompanhamos a luta de um grupo de clãs do norte da Europa que luta pela sua liberdade após a invasão dos Francos em seus terras.
Comentários:
Filme produzido na Holanda que surpreende pela boa produção. O protagonista é um personagem histórico real, um bárbaro chamado Redbad que lutou contra os Francos quando esses invadiram o norte da Europa. Na região onde hoje se situa a Holanda houve uma grande guerra pelo controle daquelas terras. O roteiro do filme porém não se contenta em apenas contar parte da história da Holanda, mas também incluir muitas cenas de aventuras, batalhas épicas e um bom background contando a história do filho do rei que rejeitado por seu povo retornou anos depois para defender o reino de seu pai, agora morto. O filme é longo, com quase 3 horas de duração, mas não é cansativo. A edição é ágil e como eu afirmei antes a produção é muito boa, bem acima da média do que se encontra no cinema europeu. A questão religiosa também é bem retratada no filme. Os Francos já estavam cristianizados e impunham sua religião aos povos conquistados. Esses seguiam antigas tradições pagãs, então era também uma guerra de conquista religiosa e cultural. A espada estava sempre acompanhada da cruz. Um filme muito bom, ideal para quem aprecia filmes medievais, passados em uma época de guerras, conquistas e violência.
Pablo Aluísio.
A Invasão dos Francos
ResponderExcluirRedbad
Pablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirÉ interessante que esse sistema de aumentar domimio territorial através de invasões beligerantes veio desde os primórdios das primeiras sociedades humanas até a segunda guerra mundial. Ou seja, mal faz 65 anos que isso mudou, se não formos contar as invasões americanas disfarçadas de missões de paz, é claro.
O proprio território Franco já havia sido uma parte Gaulês e que foram invadidos e dominados pelo Júlio Cesar, que fez muito da a sua fama e gloria ali.
A história da humanidade é uma história de guerras. Esse Reino dos Francos iria dominar vastas porções de terra na Europa após o fim do Império Romano do Ocidente. E depois, ao longo dos séculos, o Reino dos Francos iria se transformar no Estado da França. Carlos Magno foi figura central nesse processo histórico.
ResponderExcluirConheço pouca coisa em termos de cinema da Holanda. Do cinema europeu eu conheço muito Inglaterra e França. A Espanha também tem uma firme produção de filmes. Indo para o leste as coisas se complicam. Pouca coisa chega até o Brasil.
ResponderExcluirDa Holanda realmente são raros no Brasil. Mas a internet está aí para desbravar fronteiras, transformando o mundo em uma pequena viela onde quase tudo está acessível.
ResponderExcluir