terça-feira, 9 de março de 2021

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Título no Brasil: A Fantástica Fábrica de Chocolate
Título Original: Charlie and the Chocolate Factory
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Warner Bros
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August
Elenco: Johnny Depp, Freddie Highmore, Helena Bonham Carter, David Kelly, Noah Taylor, Missi Pyle

Sinopse:
Roteiro baseado no livro infantil escrito por Roald Dahl. Um garoto pobre consegue entrar em um concurso para conhecer a fábrica de chocolates do lendário, excêntrico e estranho Willy Wonka (Johnny Depp). Dentro da fábrica, Charlie e as outras crianças, vão viver uma aventura que eles jamais poderiam imaginar. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino (Gabriella Pescucci).

Comentários:
Esse filme é um remake do clássico filme com Gene Wilder, que foi muito popular, inclusive no Brasil, nos anos 70. Eu gosto bastante de Tim Burton, de seus filmes bem diferenciados, com ótimo design de produção (que era chamada antigamente de direção de arte). Você sabe imediatamente quando está assistindo a um filme de Tim Burton por causa dos cenários, figurinos, ambientações, etc. Por isso era até fiquei com boas expectativas para essa nova versão do clássico "Charlie and the Chocolate Factory". Só que... esqueça! Essa nova versão ficou muito ruim. Eu que sempre adorei o primeiro filme não consegui gostar de nada nesse remake. A coisa toda soa artificial, sem charme, sem alma, sem coração. Como Tim Burton conseguiu errar tanto a mão na direção desse filme? Tudo o que havia de belo, nostálgico, lírico, se perdeu completamente nesse remake. Johnny Depp também não encontrou o tom certo para interpretar Willy Wonka. Compare com o trabalho de Gene Wilder. Com Depp o personagem ficou mais parecendo um lunático psicopata. A trilha sonora, um dos aspectos mais memoráveis do original, também se perdeu completamente. Enfim, em minha visão, nada deu certo nesse novo filme. Uma decepção!

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. A Fantástica Fábrica de Chocolate
    Charlie and the Chocolate Factory
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, você tem toda a razão quando fala que essa versão perdeu o lirismo. O Willy Wonka dessa versão é mal, perverso com as crianças, e não um tiozão malandro e chatão, como todo tio, como foi o Gene Wilder. E as atuais ocorrências na vida particular do Johnny Depp deixa a coisa ainda mais tenebrosa.

    ResponderExcluir
  3. Esse Tim Burton não me desce muito. É um daqueles diretores que querem ganhar o público apenas com o visual de seus filmes. E tome figurinos estranhos, listrados em preto e branco. A galeria de personagens bizarros também faz parte de sua estratégia. Então não foi surpresa nenhuma o Wonka virar um tipo psicótico, com sorrisinho de dar medo nas pobres criancinhas.

    ResponderExcluir
  4. Lord Erick,
    Ah, eu até aprecio as calças listradas em preto e branco... rsrsrs. As figuras estranhas, principalmente em animações. Acho importante que um diretor crie sua própria assinatura visual. O problema desse Fábrica de Chocolates remake é que não tem alma, como eu escrevi no texto. É um filme frio, sem brilho, sem nada. E o Depp, especialista em maquiagens, tentou ganhar o público apenas com isso. Não deu certo. Até a dentadura que ele usou (sem propósito) ficou meio assustadora. Fracote e ruim essa nova versão.

    ResponderExcluir
  5. Serge,
    Sem dúvida o Wonka na pela do Johnny Depp virou um vilão malvado. Nada a ver com a obra original, o livro infantil que deu origem aos filmes. Que coisa lamentável. Até os ajudantes ficaram ruins. No filme dos anos 70 eram anões. Agora, nessa nova versão, diminuiram o tamanho de um homem normal. Bizarro demais.

    ResponderExcluir