quarta-feira, 17 de março de 2021

Migração Alada

Título no Brasil: Migração Alada
Título Original: Le Peuple Migrateur
Ano de Produção: 2001
País: França, Alemanha
Estúdio: Galatée Films, France 2 Cinéma
Direção: Jacques Perrin, Jacques Cluzaud
Roteiro: Jean Dorst, Stéphane Durand
Elenco: Jacques Perrin, Philippe Labro, Jacques Cluzaud, Christophe Barratier, Reinhard Brundig, Jean de Trégomain

Sinopse:
Documentário sobre os padrões migratórios das aves, filmado ao longo de três anos nos sete continentes, ao redor de todo o Planeta Terra. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor documentário (Jacques Perrin).

Comentários:
Documentários sobre a natureza formam a principal atração de muitos canais a cabo, tais como Dicovery, National Geographic, Animal Planet, etc. É um tipo bem popular de programa. No cinema, por outro lado, eles são um pouco mais raros. Aqui temos um longa-metragem feito para exibição em cinemas que concorreu ao Oscar e ganhou fartos elogios da crítica em geral na ocasião de seu lançamento original. Além do cronograma de filmagens ter sido feito todo baseado em estudos da ciência, o filme ainda se destaca por seus próprios méritos cinematográficos, com uso de técnicas inovadoras de filmagens, inclusive captando as aves em pleno voo pelo oceano. Ficou tudo muito bonito e de bom gosto. Um filme indispensável se você aprecia toda a exuberância da vida natural ao redor de nosso planeta azul.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Migração Alada
    Le Peuple Migrateur
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo: seu post me fez lembrar de um filme obrigatorio para que estava na faculdade nas decadas '70 e ,80, principalmente nos cursos de Filosofia e humanas em geral. O filme se chama "Fernão Capelo Gaivota" e discorre sobre as crises existenciais de uma gaivota. Te juro, o filme todo é isso. Se existisse um prêmio de "O Filme Mais Modorrento", esse ganharia com todos os méritos.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar desse filme, porém nunca assisti. Que coisa hein? rsrsrs

    ResponderExcluir