Título no Brasil: A Verdadeira História De Ned Kelly
Título Original: True History of the Kelly Gang
Ano de Produção: 2019
País: Austrália, Inglaterra
Estúdio: Porchlight Films
Direção: Justin Kurzel
Roteiro: Shaun Grant, Peter Carey
Elenco: George MacKay, Charlie Hunnam, Russell Crowe, Nicholas Hoult, Orlando Schwerdt, Essie Davis
Sinopse:
Ned Kelly (George MacKay) foi um criminoso e fora-da-lei que viveu no século XIX. Enforcado com apenas 25 anos de idade por seus crimes, ele acabou se tornando um símbolo de resistência do povo australiano contra a dominação inglesa em sua nação. Filme premiado pela Australian Academy of Cinema and Television Arts.
Comentários:
O que levou um povo culto como o australiano e eleger um criminoso, assassino e ladrão de cavalos, como um dos seus heróis nacionais, é algo que apenas a psicologia coletiva pode responder. De minha parte cabe apenas avaliar os méritos cinematográficos desse filme. E digo que é muito bom. Esse personagem histórico Ned Kelly é pouco conhecido no Brasil. Ele tinha um ódio especial contra autoridades inglesas e ficou conhecido pela brutalidade com que tratava seus inimigos. Vilipendiar cadáveres, por exemplo, era uma constante em seus crimes. Sua família toda era formada por criminosos, a começar por sua mãe e irmãos. Juntos eles formaram uma quadrilha que matava e assaltava diligências e pessoas que se aventuravam em suas terras, no interior deserto e árido da Austrália. Apesar do título desse filme afirmar que é a "verdadeira história", nem tudo o que se vê na tela realmente aconteceu daquela forma na história real. Por exemplo, Ned Kelly foi capturado em um hotel e não no meio de uma propriedade rural abandonada como se mostra no filme. De qualquer forma o filme é bom, bem produzido. E se o personagem lhe interessar de alguma maneira existe uma outra fita, essa estrelada pelo finado Heath Ledger, que conta a mesma história, só que em outro ponto de vista, claro.
Pablo Aluísio.
A Verdadeira História De Ned Kelly
ResponderExcluirTrue History of the Kelly Gang
Pablo Aluísio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE a apologia à facínoras continua. Acho que o cinema quer convencer a sociedade que o legal é ser criminoso.
ResponderExcluirNo Brasil, na década de'70, havia o "seja bandido e seja herói" pichado por todo o lado e isso resultou no Lula e seu PT.
A Verdadeira História De Ned Kelly - que nem é tão verdadeira assim. “Quando a lenda é mais interessante que a realidade, imprima-se a lenda”. Ja dizia a famosa frase usada na era do cinema clássico. É isso. Aqui na terra brasilis aconteceu muito, principalmente com Lampião que de bandido sanguinário virou ícone da cultura do nordeste. Virou bandido romântico.
ResponderExcluirLampião seria um bom padrão para comparação. O Ned Kelly também vinha dos sertões, no caso australianos. O filme tenta mostrar seu lado ruim também, temos que fazer jus aos roteiristas. Principalmente quando ele arranca a orelha de um soldado inglês já baleado. Pura insanidade, pura psicopatia.
ResponderExcluir