sábado, 6 de março de 2021

A Verdadeira História De Ned Kelly

Título no Brasil: A Verdadeira História De Ned Kelly
Título Original: True History of the Kelly Gang
Ano de Produção: 2019
País: Austrália, Inglaterra
Estúdio: Porchlight Films
Direção: Justin Kurzel
Roteiro: Shaun Grant, Peter Carey
Elenco: George MacKay, Charlie Hunnam, Russell Crowe, Nicholas Hoult, Orlando Schwerdt, Essie Davis

Sinopse:
Ned Kelly (George MacKay) foi um criminoso e fora-da-lei que viveu no século XIX. Enforcado com apenas 25 anos de idade por seus crimes, ele acabou se tornando um símbolo de resistência do povo australiano contra a dominação inglesa em sua nação. Filme premiado pela Australian Academy of Cinema and Television Arts.

Comentários:
O que levou um povo culto como o australiano e eleger um criminoso, assassino e ladrão de cavalos, como um dos seus heróis nacionais, é algo que apenas a psicologia coletiva pode responder. De minha parte cabe apenas avaliar os méritos cinematográficos desse filme. E digo que é muito bom. Esse personagem histórico Ned Kelly é pouco conhecido no Brasil. Ele tinha um ódio especial contra autoridades inglesas e ficou conhecido pela brutalidade com que tratava seus inimigos. Vilipendiar cadáveres, por exemplo, era uma constante em seus crimes. Sua família toda era formada por criminosos, a começar por sua mãe e irmãos. Juntos eles formaram uma quadrilha que matava e assaltava diligências e pessoas que se aventuravam em suas terras, no interior deserto e árido da Austrália. Apesar do título desse filme afirmar que é a "verdadeira história", nem tudo o que se vê na tela realmente aconteceu daquela forma na história real. Por exemplo, Ned Kelly foi capturado em um hotel e não no meio de uma propriedade rural abandonada como se mostra no filme. De qualquer forma o filme é bom, bem produzido. E se o personagem lhe interessar de alguma maneira existe uma outra fita, essa estrelada pelo finado Heath Ledger, que conta a mesma história, só que em outro ponto de vista, claro.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. A Verdadeira História De Ned Kelly
    True History of the Kelly Gang
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E a apologia à facínoras continua. Acho que o cinema quer convencer a sociedade que o legal é ser criminoso.
    No Brasil, na década de'70, havia o "seja bandido e seja herói" pichado por todo o lado e isso resultou no Lula e seu PT.

    ResponderExcluir
  4. A Verdadeira História De Ned Kelly - que nem é tão verdadeira assim. “Quando a lenda é mais interessante que a realidade, imprima-se a lenda”. Ja dizia a famosa frase usada na era do cinema clássico. É isso. Aqui na terra brasilis aconteceu muito, principalmente com Lampião que de bandido sanguinário virou ícone da cultura do nordeste. Virou bandido romântico.

    ResponderExcluir
  5. Lampião seria um bom padrão para comparação. O Ned Kelly também vinha dos sertões, no caso australianos. O filme tenta mostrar seu lado ruim também, temos que fazer jus aos roteiristas. Principalmente quando ele arranca a orelha de um soldado inglês já baleado. Pura insanidade, pura psicopatia.

    ResponderExcluir