Título no Brasil: O Homem dos Músculos de Aço
Título Original: Pumping Iron
Ano de Produção: 1977
País: Estados Unidos
Estúdio: Rollie Robinson, White Mountain Films
Direção: George Butler, Robert Fiore
Roteiro: Charles Gaines, George Butler
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Lou Ferrigno, Matty Ferrigno, Victoria Ferrigno, Franco Columbu, Ed Corney
Sinopse:
Documentário que mostra os bastidores da competição de fisiculturismo Mr. Olympia. Disputando o primeiro lugar surgem o campeão Arnold Schwarzenegger, que agora precisa enfrentar a nova sensação da musculação, o jovem Lou Ferrigno. Quem se tornará o grande campeão?
Comentários:
Em sua autobiografia Arnold Schwarzenegger escreveu que considerava esse o seu verdadeiro primeiro filme. Ele havia aparecido nas telas pela primeira vez em uma produção B, quase amadora, chamada "Hercules in New York". Só que era uma bobagem tremenda. Esse aqui era um documentário de verdade, feito por profissionais do cinema. A intenção era promover o fisiculturismo nos Estados Unidos. Embora fosse um esporte popular na Europa, na América ainda não tinha se tornado muito conhecido. O Mr. Olympia era uma das competições mais cobiçadas pelos atletas e o documentário captou bem os bastidores desse evento. Curiosamente o grande rival de Schwarzenegger aqui era um jovem talento, um ainda bem pouco conhecido Lou Ferrigno. Filho de um policial de New Jersey ele tentava tirar o campeão do pódio. Um aspecto curioso é que esse fisiculturista iria se tornar bem popular nos anos 70 quando conseguiu o papel do Hulk na famosa série de TV, que se tornou um sucesso inclusive no Brasil, sendo exibido pela Rede Globo por anos.
Pablo Aluísio.
O Homem dos Músculos de Aço
ResponderExcluirPumping Iron
Pablo Aluísio.
O Arnold Schwarzenegger até hoje é um mito reverenciado como um papa e uma referência a ser imitado dentro das academias de fisiculturismo. Praticamente todas academias têm fotos suas.
ResponderExcluirArnold Schwarzenegger foi campeão várias vezes do Mr. Olympia e do Mr. Universe. Sete vezes se não estou enganado. Acho até que ele foi o fisiculturista que mais venceu na história. E claro isso abriu as portas do cinema para ele. Esse documentário é bem legal, tem várias cenas no próprio Youtube. O Arnold Schwarzenegger sendo um verdadeiro babaca com o "Hulk" Lou Ferrigno que apesar de ser um monstro de músculos, mais parecia um garoto assustado ao lado do Exterminador. Isso trouxe a carga dramática que o filme precisava e por isso esse documentário ficou muito bom.
ResponderExcluirNessa época o Arnold Schwarzenegger era arrogante. Ele acabava com seus adversários apenas no jogo psicológico. O único que o venceu foi o mosntrão Sergio Oliva que já estava chegando ao fim da carreira. De qualquer forma esse filme vale como registro de como era o Mr. Olympia nos anos 70. Eles abusavam dos anabolizantes, por isso muitos desses atletas acabaram com problemas no coração, inclusive o Schwarzenegger.
ResponderExcluirCorreção: Monstrão
ResponderExcluir