quinta-feira, 18 de março de 2021

Mulheres de Preto

Título no Brasil: Mulheres de Preto
Título Original: Ladies in Black
Ano de Produção: 2018
País: Austrália
Estúdio: Lumila Films
Direção: Bruce Beresford
Roteiro: Sue Milliken
Elenco: Angourie Rice, Julia Ormond, Rachael Taylor, Ryan Corr, Alison McGirr, Noni Hazlehurst

Sinopse:
Aos 16 anos a jovem Lisa (Angourie Rice) arranja o primeiro emprego em uma grande loja de magazine em Sydney, na Austrália. Lá ela começa a aprender os segredos da venda de roupas femininas com as chamadas mulheres de preto, as funcionárias e atendentes da loja. E também começa a descobrir os segredos da vida adulta.

Comentários:
Filme muito agradável de assistir, com um bom elenco feminino de talentosas atrizes australianas. A história se passa na década de 1950, em um mundo que simplesmente não existe mais, com seus valores mais conservadores e tradicionalistas. A protagonista é uma adolescente que passa a trabalhar em uma grande loja de departamento, no setor de roupas femininas. As outras funcionárias são todas mulheres bem mais velhas, com seus próprios problemas pessoais e o roteiro explora cada personagem de forma muito satisfatória. É um filme, como se pode bem perceber, especialmente indicado para elas, para o público feminino, que esteja atrás de um bom filme sobre pessoas comuns da classe trabalhadora. Eu particularmente gostei muito do clima do filme, leve e como não poderia deixar de ser, com uma ótima trilha sonora cheia de sucessos dos anos 50. Tempo bom, de belas músicas e melodias. E como as mulheres daquela época eram bonitas, elegantes e refinadas. Um outro tempo, realmente.

Pablo Aluísio.

6 comentários:


  1. Mulheres de Preto
    Ladies in Black
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse título faz algum sentido quando se assiste o filme, ou só está pegando carona no sucesso mundial de MIB?

    ResponderExcluir
  3. Vou procurar por esse filme para passar para a patroa. Ela andou reclamando que não fazem mais filmes para as mulheres. Então está aqui a solução!

    ResponderExcluir
  4. Serge... Homens de preto... mulheres de preto... olha, confesso que não tinha feito essa associação até ler sua postagem. Porém acredito que realmente não exista essa ligação. As funcionárias eram chamadas de Mulheres de Preto para se diferenciarem das clientes. Isso já era usado no livro original, que foi escrito nos anos 50, entõ realmente não existe essa ligação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia desse livro. Então talvez Os Homens de Preto tenha copiado a expressão do livro.
      Você já viu se não culpar alguém eu não sossego, né?

      Excluir