terça-feira, 23 de março de 2021

Sangue Sobre a Neve

Um filme clássico com temática bem diferente, diria até que extremamente exótico. Assim poderia definir esse "Sangue Sobre a Neve". Qual é a história contada no filme? Em uma parte do mundo gelado, no Ártico, vive Inuk (Anthony Quinn). Ele é um nativo selvagem que vive nos confins do Polo Norte congelado e inóspito, um esquimó com pouco contato com a civilização das cidades. Com jeito rude e direto, ele acaba sendo ofendido por um padre e sem medir as consequências de seus atos comete um assassinato. Perseguido pela polícia, ele se aventura pelas regiões mais isoladas em busca de refúgio. Escapará das leis do chamado homem civilizado?

Esse é um filme curioso sobre esquimós, com Anthony Quinn, Peter O Toole e direção de Nicholas Ray. O roteiro foca nos costumes dos nativos das regiões mais geladas do planeta e o choque que pode existir entre a cultura deles e as leis do homem dito civilizado. O roteiro do filme se apoia bastante naquela visão do "bom selvagem", algo que está bem claro até mesmo no nome original da produção, "The Savage Innocents", algo como os inocentes selvagens. É a velha teoria de que o homem nasce bom e puro até ser corrompido pela civilização dita avançada. Muitos obviamente não comprarão a ideia por trás de tudo, mas a intenção de expor esse tipo de visão não deixa de ser válida.

Em termos puramente cinematográficos vale o elogio para a boa atuação de Anthony Quinn pois o papel lhe caiu muito bem. Seu biotipo inclusive é perfeito para o personagem. Curiosamente há poucos diálogos em praticamente todo o filme e Quinn precisa utilizar bastante de uma atuação mais física do que verbal, algo em que se sai muito bem. Bem fotografado, com cenas de estúdio, intercaladas com cenas externas de locação, no norte do Canadá, terra gelada e sem fim, o filme é bem interessante, principalmente para estudantes de sociologia e ciências sociais em geral. É o que costumo chamar de "filme tese" que defende uma ideia por trás de tudo. Mesmo assim quem estiver em busca apenas de uma boa aventura clássica também não vai se decepcionar.

Sangue Sobre a Neve (The Savage Innocents, Estados Unidos, 1960) Estúdio: Paramount Pictures / Direção: Nicholas Ray / Roteiro: Hans Ruesch, Franco Solinas / Elenco: Anthony Quinn, Peter O'Toole, Yoko Tani, Carlo Giustini / Sinopse: O filme retrata a vida de um esquimó selvagem que mora no Polo Norte do planeta, em uma parte da Terra onde tudo parece inóspito e congelado. Após se envolver em um crime ele passa a ser perseguido por pessoas que querem levá-lo a um julgamento de acordo com as leis do homem civilizado. Filme indicado à Palma de Ouro no Cannes Film Festival.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Sangue Sobre a Neve
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Anthony Quinn foi o ator ideal para essa aventura no gelo. Você tem toda a razão Pablo. Ele ficava muito bem nesses personagens brutos, viscerais, meio ingênuos e violentos também. Essa cultura esquimó é pouco conhecida pelos ocidentais, por isso o filme e seu roteiro acabam caindo bem, embora sejam um pouco romanceados, insistindo na tese do bom selvagem como você mesmo deixou claro em seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Lord Erick... Sim, certamente... não podemos nos esquecer também que a teoria do "bom selvagem" teve muita influência, principalmente no mundo das artes, da literatura romântica. Os escritos de Jean-Jacques Rousseau bateram forte em muitos autores, inclusive no Brasil. Basta ver a primeira geração romântica da literatura brasileira para bem entender isso. O indianismo de escritores como Gonçalves de Magalhães e José de Alencar eram reflexos diretos disso. Vide obras como Iracema, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. O Anthony Queen conseguiu fazer um Aristoles Onassis perfeito, apesar de ter uma aparencia infinitamente melhor do que a gárgula que era o Onassis verdadeiro,justamente por ter a imposição fisica rude do armador grego. Ator antológico.

    ResponderExcluir
  5. Ele sempre será lembrado por esse papel, um dos mais fortes de sua carreira e seguramente o mais marcante. E houve tantos outros filmes importantes, aos poucos vamos colocando aqui no blog.

    ResponderExcluir