domingo, 14 de março de 2021

Relatos do Mundo

Esse novo filme do ator Tom Hanks é realmente excelente. Ele interpreta um ex-capitão do exército que com o fim da guerra civil procura por outro meio para ganhar a vida. E esse novo trabalho seria dos mais interessantes. Basicamente ele iria ler as notícias dos principais jornais americanos nas cidades mais distantes e inóspitas do oeste americano. É bom lembrar que nos tempos do velho oeste a maioria da população não era alfabetizada. O personagem de Tom Hanks assim lia para toda essa massa de pessoas sem qualquer instrução formal de educação.

E numa dessas viagens ele acaba se deparando com uma carruagem virada no meio da estrada. Ela foi atacada. Apenas uma sobrevivente, uma garotinha de cabelos loiros e olhos azuis. O que não combina é o fato dela estar vestida com roupas de índios. Pior do que isso, ela não fala uma palavra em inglês, só sabendo se comunicar com o idioma Kiowa. O que teria acontecido com aquela menina? Olhando documentos encontrados dentro da carruagem, o velho capitão descobre que ela foi resgatada de uma tribo indígena. Seus pais foram mortos e ela foi raptada por nativos. Acabou sendo criada por eles.

O filme então se desenvolve na busca pelos únicos parentes brancos ainda vivos da menina. O capitão e a garota então passam a viajar em direção ao sul do Texas, onde ele pretende entregá-la para seus tios, que ainda vivem em uma comunidade agrícola. Acontece que nessa jornada quem acaba encontrando um novo sentido para sua vida é o próprio ex-capitão. E essa viagem, toda feita em cima de uma precária carruagem com poucos pertences, não será isenta de problemas e perigos, principalmente por bandoleiros e bandidos de todas as espécies.

Filme realmente excelente. O curioso é que não me lembro de ter visto Tom Hanks em um filme de faroeste. E ele se sai muito bem. Parece que nessa altura de sua carreira o ator simplesmente não faz mais filmes ruins ou fracos. Dono de sua própria produtora de cinema, ele só escolhe o melhor. Alguns poderão encontrar algumas semelhanças com o clássico do western "Bravura Indômita", porém acho essa comparação um pouco precipitada. A despeito dos dois personagens principais serem um veterano e uma garota, pouco mais se assemelha entre as duas produções. De qualquer forma é cinema de primeira qualidade. Um dos melhores filmes do ano, sem a menor sombra de dúvidas. Está mais do que recomendado aos cinéfilos em geral.

Relatos do Mundo (News of the World, Estados Unidos, 2020) Direção: Paul Greengrass / Roteiro: Paul Greengrass / Elenco: Tom Hanks, Helena Zengel, Tom Astor / Sinopse: Veterano da guerra civil que ganha sua vida lendo jornais para trabalhadores e bandoleiros analfabetos no velho oeste, encontra em uma de suas viagens uma garotinha loira que foi criada por índios. Ele então decide que a levará para seus parentes brancos ainda vivos. Uma jornada longa e perigosa aos confins do Texas. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor som, melhor design de produção, melhor trilha sonora incidental (James Newton Howard) e melhor direção de fotografia (Dariusz Wolski). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor trilha sonora e melhor atriz coadjuvante (Helena Zengel).

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Relatos do Mundo
    News of the World
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Filmão! Filmão! Assisti a esse ótimo filme! Eu chamoa atenção para a atriz, uma garotinha, Helena Zengel. Está muito bem em sua personagem. Bravinha, selvagem, mereceu a indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz. Tem futuro essa menina. E naquela cena de nevoeiro temos todo o desespero dos povos indígenas da América do Norte. Andando sem direção pelo meio do deserto. Grande cena!

    ResponderExcluir
  3. Esse diretor Paul Greengrass é top de linha. Gosto muito de outros filmes dele, com destaque para Capitão Phillips, com o mesmo Tom Hanks e Zona Verde, um bom filme de guerra moderno que expõe as tripas do governo americano em relação às forças armadas. O cara é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Aquele triste caminhar no meio da tempestade de deserto significa o fim de uma era, o fim de uma cultura, o fim de um modo de vida. A cena do Hanks subindo a colina pensando que vai encontrar cavalos e depois ele descobre que é na verdade uma tempestade de areia monstruosa é um dos melhores momentos do filme. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  5. Essa mocinha vai longe. E esse é apenas o seu primeiro filme de repercussão, onde será que tudo isso vai dar. Ela pode atingir o estrelato caso tenha um bom agente e os contatos certos em Hollywood. Torço por seu talento.

    ResponderExcluir
  6. Pablo:
    Eu sei que ele é muito bom,mas você acredita que estou cansado do Tom Hanks e começo a ter que fazer força para assistir filme com ele?

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre gostei do Tom Hanks, mesmo quando ele fazia aquelas comédiazinhas nos anos 80. Mas é a tal coisa, depende mesmo do gosto pessoal de cada cinéfilo.

    ResponderExcluir