terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus

Título no Brasil: O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus
Título Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Ano de Produção: 2009
País: Inglaterra, França, Canadá
Estúdio: Infinity Features Entertainmen
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Terry Gilliam, Charles McKeown
Elenco: Christopher Plummer, Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell, Lily Cole, Andrew Garfield

Sinopse:
O Dr. Parnassus (Christopher Plummer) é um ator de teatro ambulante que acredita ter mil anos de vida! Ele afirma que no passado fez um pacto com o Diabo para se tornar imortal. Só que o tempo passa e ele afunda na bebida. A vida de sua trupe muda quando eles encontram um jovem desconhecido pendurado numa fora debaixo de uma ponte de Londres. Quem seria ele? Qual seria o seu passado? Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino (Monique Prudhomme) e melhor direção de arte.

Comentários:
Esse filme sempre será lembrado como o último da carreira de Heath Ledger. Ele estava bem no meio das filmagens quando morreu de uma overdose de drogas acidental. O diretor Terry Gilliam ficou com um enorme problema nas mãos, pois o ator só havia filmado metade de suas cenas. Como Gilliam iria terminar seu filme? A solução veio quando três atores (Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell) se ofereceram para terminar o filme, interpretando o personagem de  Heath Ledger. Eles trabalharam de graça e fizeram tudo isso em homenagem ao amigo falecido. O resultado soa um pouco estranho, mas o que poderia ser mais estranho do que o próprio filme em si? "O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus" é praticamente uma viagem lisérgica, uma homenagem aos antigos artistas mambembes, que viajavam de cidade em cidade com seus shows itinerantes. É um filme que tem bons momentos, mas também exageros típicos do cinema de Terry Gilliam. Tudo isso porém soa secundário. O filme sempre será um registro dos últimos momentos de Heath Ledger no cinema. E isso inegavelmente o colocará em destaque na história do cinema.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus
    The Imaginarium of Doctor Parnassus
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A TV já tinha enterrado as artes mambembes, agora a Internet veio e jogou uma pá de cal em cima. Adeus aos animais adestrados, malabares e aberrações do velhos tempos. Alias, o próprio termo "mambembe" ganhou um sentido pejorativo.

    ResponderExcluir
  3. Tradição antiga, dos tempos medievais. Consultando o dicionário descobri essa definição de mambembe: Conjunto teatral ambulante, pobre e de má qualidade, formado por atores amadores, que percorre cidades do interior.

    ResponderExcluir
  4. Definição bem adequada. Só não concordo muito com a questão de "má qualidade"> Penso que um artista itinerante, mesmo sendo de poucos recursos, pode apresentar arte de qualidade.

    ResponderExcluir