sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Gasparzinho

Título no Brasil: Gasparzinho, o Fantasminha Camarada
Título Original: Casper
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures, Amblin Entertainment,
Direção: Brad Silberling
Roteiro: Sherri Stoner
Elenco: Bill Pullman, Christina Ricci, Dan Aykroyd, Malachi Pearson, Rodney Dangerfield, Mel Gibson

Sinopse:
Um terapeuta da vida após a morte e sua filha encontram um jovem fantasma amigável quando se mudam para uma mansão em ruínas, a fim de livrar as instalações dos espíritos malignos. Gasparzinho é o seu nome!

Comentários:
Gasparzinho foi criado em 1939 pela dupla Seymour Reit e Joe Oriolo. Como se pode perceber é um personagem de desenhos animados e histórias em quadrinhos que está prestes a completar 100 anos de sua criação original! Eu me recordo de ter assistido nos anos 80 às primeiras animações do Gasparzinho, algumas delas produzidas na década de 1930. E se não estou enganado foram os mesmos animadores dos desenhos do marinheiro Popeye. E é muito curioso que tenham usado a imagem de um fantasma (que geralmente assusta as crianças) em um personagem infantil. Esse filme aqui foi uma homenagem a essa criação tão sui generis e tão tradicional da cultura pop. Produção de primeira, classe A, com ótimos efeitos digitais. O roteiro não procurou mexer nas características do Gasparzinho, sendo que ele continua sendo o bom e velho fantasminha camarada de sempre. O visual foi o mais próximo possível  dos primeiros desenhos do personagem. A produção executiva foi de Steven Spielberg que controlou as principais decisões na realização dessa animação. Ao custo de 50 milhões de dólares, o filme faturou quase 300 milhões de dólares em bilheterias, mostrando que embora fosse um personagem bem antigo, Gasparzinho ainda continuava a ser adorado pelas crianças.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Gasparzinho, o Fantasminha Camarada
    Casper
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Na minha juventude eu li muitos quadrinhos do Gasparzinho, mas eu só fiquei sabendo da sua triste estória no filme. Eu sempre o vi nos quadrinhos como o um personagem lúdico sem ligação com a realidade. Quando no filme eles contam a estória de como a criança morreu, tudo ganha um outro contexto e fica muito triste.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei semelhanças entre esse Gasparzinho e o Pinóquio. O Pinoquio era um boneco de madeira que queria ser uma criança. O Gasparzinho era um fantasma que também queria ser uma criança de novo. Eu penso que, talvez de forma até inconsciente, os criadores desse personagem copiaram alguns elementos do conto infantil italiano.

    ResponderExcluir