Título no Brasil: Babe, o Porquinho Atrapalhado
Título Original: Babe
Ano de Produção: 1995
País: Austrália
Estúdio: Kennedy Miller Productions
Direção: Chris Noonan
Roteiro: George Miller
Elenco: James Cromwell, Magda Szubanski, Christine Cavanaugh, Hugo Weaving, Miriam Flynn, Russi Taylor
Sinopse:
Baseado na novela infantil escrita por Dick King-Smith, "Babe" conta a história de Babe, um porquinho que vive numa fazenda no interior da Austrália. Criado por cães pastores, ele próprio passa a pastorear ovelhas, para surpresa de seu próprio dono. Filme premiado no Oscar na categoria de melhores efeitos especiais (Scott E. Anderson, Charles Gibson e equipe).
Comentários:
"Babe" é uma fábula. Uma bela fábula cinematográfica. Só que o filme não surpreendia apenas por isso. Na realidade o que deixou muita gente surpresa em seu lançamento nos anos 90 foi o fato de que um filme infantil australiano, até bem pouco conhecido, cair assim nas graças da academia de cinema em Hollywood. O filme recebeu várias indicações ao Oscar, algo que ninguém esperava acontecer. Com uma técnica avançada de efeitos especiais, o filme também acabou se saindo vencedor dessa categoria que sempre foi mais direcionada para os grandes blockbusters da indústria norte-americana. Fora essa categoria técnica o filme ainda foi indicado nas categorias de melhor filme (uma enorme honra!), melhor direção e melhor ator (para o veterano James Cromwell, que interpretou um fazendeiro rude, mas de bom coração). As filmagens foram complicadas, pois filmes feitos com animais sempre dão trabalho. Para se ter uma ideia mais de 30 porcos foram usados para "interpretar" Babe. O resultado é tecnicamente impecável e também muito humano. Babe é um filme que tem alma e coração. Talvez por isso tenha sido tão bem recebido nos Estados Unidos na época.
Pablo Aluísio.
Babe
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Babe é uma graça em forma de cinema. Assisti com minha filhinha, ela adorou tanto que tive que comprar um DVD para ela, que hoje em dia nem teve mais. Os anos de infância da garotinha ficaram no passado.
ResponderExcluir"Babe abala o Oscar!" Foi assim mesmo que conhecia esse filme, através de um artigo escrito numa revista de cinema dos anos 90 que trazia essa mesma manchete. E pensar que o George Miller, de Mad Max, estava envolvido em um filme tão fofinho!!! rsrs
ResponderExcluirCorreção: "Conheci esse filme"
ResponderExcluirPablo:
ResponderExcluirSe esse filme com esse porquinho fez o sucesso que fez, imagine se fizessem, com a mesma qualidade, "Animals Farm" (A Revolução dos Bichos) do George Orwell.
Quando o Lula fez alianças com o Maluf, o Sarney, e pôs o Temer como vice-presidente da Dilma, eu o vi se juntando aos porcos do livro.
ExcluirSeria uma bela adaptação de um clássico da literatura, cada vez mais atual em nosso cenário político e social.
ResponderExcluir