terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O Espelho tem Duas Faces

Título no Brasil: O Espelho tem Duas Faces
Título Original: The Mirror Has Two Faces
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Barbra Streisand
Roteiro: André Cayatte, Gérard Oury
Elenco: Barbra Streisand, Jeff Bridges, Lauren Bacall, Pierce Brosnan, Mimi Rogers, George Segal

Sinopse:
Gregory Larkin (Jeff Bridges) é um professor universitário de matemática que tem uma vida sentimenal cheia de problemas. Rose Morgan (Barbra Streisand) também é uma professora universitária, mas da area de psicologia. Quando os dois se conhecem algo acontece. Mas quem disse que esse seria um relacionamento fácil? Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Lauren Bacall) e melhor música original ('ve Finally Found Someone).

Comentários:
Barbra Streisand dirigiu esse belo filme na década de 90 com a intenção de reviver os antigos clássicos românticos de Hollywood, so que com um viés mais moderno. Visualmente o filme realmente parece um daqueles dramas românticos estrelados por Rock Hudson, mas os problemas de relacionamentos explorados pelos personagens era algo bem familiar em 1996, quando o filme chegou aos cinemas. Quando revejo filmes elegantes, charmosos e sofisticados como esse, fico me perguntando o que aconteceu com a carreira de Barbra Streisand no cinema? Veja como ela tinha potencial para fazer ótimos filmes e depois de um tempo sua carreira cinematográfica simplesmente parou! Que grande pena! É algo a se lamentar. E perceba também como ela tinha prestígio nessa época, com cacife de contratar o próprio "James Bond" Pierce Brosnan para um papel secundário! E o que dizer de um dos mitos da Hollywood em seus tempos de ouro, a atriz Lauren Bacall? Todos contribuindo para um filme realmente saboroso de se assistir.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Espelho tem Duas Faces
    The Mirror Has Two Faces
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, você escreveu:
    "o que aconteceu com a carreira de Barbra Streisand no cinema?"
    Eu ja ia perguntar outra coisa. Como uma cantora, cantora, um paradigma mundial do que é ser uma grande cantora, também se tornou-se a grande atriz que é. Isso é tão raro. Geralmente quando se é uma grande cantora, até se faz filmes, mas de uma forma secundaria, fraca. Mesmo cantores, como o grande Frank Sinatra que até Oscar ganhou, não era um ator do mesmo nipe do cantor. Já a Barbra eu vejo como uma grande cantora e uma grande atriz, tudo no mesmo nivel. Até naquele filme bobo "Entrando Numa Fria" 2 e 3, ele consegue imprimir dignidade à cada cena absurda em que aparece.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas observações Serge. De fato ela fo uma honrosa exceção nessa coisa de cantores e cantoras tentando uma nova carreira no cinema. E até um determinado período ela só atuou em filmes impecáveis. A lista de bons e ótimos filmes é longa, Funny Lady, Alô, Dolly, Nasce uma Estrela, Yentl, O Príncipe das Marés... e depois de uma fase tão boa a carreira dela no cinema simplesmente acabou... evaporou! Seu último filme é de 2012! Um filme fraco chamado Minha Mãe é uma Viagem. Que pena que isso aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela chamou até o Elvis pra trabalhar com ela. Mas como o Elvis não pode ver uma decisão errada que já quer tomar, não foi.

      Excluir