Título no Brasil: Promessa ao Amanhecer
Título Original: La Promesse de l'aube
Ano de Produção: 2017
País: França
Estúdio: Pathé Films, Nexus Factory
Direção: Eric Barbier
Roteiro: Eric Barbier, Marie Eynard
Elenco: Pierre Niney, Charlotte Gainsbourg, Didier Bourdon, Jean-Pierre Darroussin, Catherine McCormack, Finnegan Oldfield
Sinopse:
O filme conta a história do escritor francês Roman Kacew (Pierre Niney) que assinava seus livros como Romain Gary. O roteiro passa por todas as fases de sua vida, desde a infância, passando pela adolescência, até sua fase adulta quando entrou para o exército da França, nas vésperas da invasão alemã ao seu país durante a II Guerra Mundial. Filme indicado ao César Awards.
Comentários:
Belo filme, bela história em bela produção cinematográfica. Tudo em seus devidos lugares. O que temos aqui é uma cinebiografia de um conhecido autor francês, mostrando as diversas fases de sua vida. A sua mãe, chamada Nina Kacew (Charlotte Gainsbourg), era russa. Ela imigrou para a França durante a revolução comunista. Em Paris tentou de tudo para sobreviver ao lado do filho. Era mãe solteira e a vida era dura. Montou um atelier de roupas finas, depois foi ser vendedora, até ir trabalhar em um hotel. Era uma boa pessoa, mas também era uma daquelas mães sufocantes para seu filho. Queria que ele fosse o melhor em tudo, que tocasse instrumentos musicais clássicos, que fosse o melhor aluno da classe, o melhor escritor, etc. É a velha e conhecida situação que ocorre quando os pais tentam realizar todos os sonhos frustrados de suas vidas nas costas dos filhos. que na maioria das vezes cultivam sonhos diferentes, outros objetivos de vida. Uma coisa possessiva e equivocada. Esse é o principal foco desse roteiro em meu ponto de vista. Tudo o mais é apenas secundário. E olha que temos aqui uma história das mais interessantes, de um homem que inclusive lutou na II Guerra Mundial, em meio ao caos da invasão de sua nação pelos naxistas. Bom filme, especialmente recomendado para os que gostam de cinema europeu.
Pablo Aluísio.
Promessa ao Amanhecer
ResponderExcluirLa Promesse de l'aube
Pablo Aluísio.
A Charlotte Gainsbourg é filha do icônico compositor, ator e cantor francês Serge Gainsbourg, cuja fama se deve muito por ter se evolvido com as mais lindas atrizes francesas da sua época e pela canção pornográfica Je t'aime que foi até proibida no Brasil na época da ditadura e ganhou o apelido de "gemidão".
ResponderExcluirA Charlotte se tornou uma boa atriz e escapou de boa parte da feiura física do pai, o que foi uma grande sorte.
O cinema produzido na França tem esse cuidado maior com os temas que apresenta, o que sempre me atraiu muito. Se você aprecia o trabalho dessa atriz em especial, então o filme é ainda mais recomendado. Acredito que você vai gostar dessa história.
ResponderExcluir