terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O Levante dos Apaches

Título no Brasil: O Levante dos Apaches
Título Original: The Battle at Apache Pass
Ano de Produção: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: George Sherman
Roteiro: Gerald Drayson Adams
Elenco: John Lund, Jeff Chandler, Susan Cabot, Bruce Cowling, Beverly Tyler, Richard Egan

Sinopse:
Os líderes guerreiros nativos Cochise (Jeff Chandler) e Gerônimo (Jay Silverheels) resolvem unir forças pela última e decisiva vez contra a ocupação branca de suas terras. Atacam um destacamento da cavalaria do exército dos Estados Unidos que está sob o comando do Major Jim Colton (John Lund) que segue viagem por territórios Apaches. O combate, sangrento e feroz, decidirá os rumos que as guerras indígenas tomarão dali em diante. Roteiro baseado em fatos históricos reais.

Comentários:
Eu sempre achei muito curioso ver atores brancos como Jeff Chandler pintados de vermelho, se fazendo passar por Apache em filmes americanos da década de 1950 (até galãs como Rock Hudson tiveram que passar por isso!). Muitos hoje em dia consideram isso um verdadeiro absurdo histórico, mas não consigo culpar Hollywood por esse tipo de caracterização. O fato é que na época não existia ainda essa mentalidade atual nas produções de grandes estúdios. Os verdadeiros nativos geralmente eram usados como meros figurantes, uma vez que a velha perícia de andar a cavalo e coisas semelhantes realmente seguia como uma tradição ainda viva, que passava de pai para filho. O enredo de "The Battle at Apache Pass" pode até ser considerado trivial pois é de fato um típico filme de cavalaria versus índios. Novamente traz o corriqueiro chefe guerreiro Gerônimo, um líder tribal que só se entregou mesmo em seus últimos dias. Por ter sido um dos últimos guerreiros a baixar as armas, acabou ganhando fama nos jornais da época, tornando seu nome realmente inesquecível ao longo de todos esses anos. No geral é sim um bom western, com boas cenas de ação, todas filmadas praticamente no deserto de Utah, uma região bonita, mas igualmente selvagem e inóspita.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema Clássico - Western
    O Levante dos Apaches
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Richad Egan. A primeira vez que o vi em um filme ele havia sido corneado pelo seu irmão, o Rei do Rock.

    ResponderExcluir
  3. Os Apaches se notabilizaram pela guerra. Eles não aceitavam esses tratados de paz com os homens brancos porque sabiam que seriam enganados. Foi um povo guerreiro. E era complicado enfrentar esses índios numa guerra já que eles adotavam táticas de guerrilhas, sem comando centralizado. Eram pequenos e mortais grupos que atacavam os soldados azuis da cavalaria. O sangue jorrou no oeste.

    ResponderExcluir
  4. Perfeita análise Lord Erick. Foi justamente isso. E talvez por ter uma forma de agir própria, longe de grandes grupos comandados por chefes tribais poderosos, os Apaches causaram bastante problema para os colonizadores do velho oeste. Eles atacavam em no máximo grupo de seis a dez homens. Eram rápidos e violentos. Não estavam para conversa. E assim o cinema americano aproveitou bem esse lado desses nativos. Eles ficaram imortalizados não apenas na história real da conquista do oeste dos Estados Unidos, mas igualmente em centenas de filmes que utilizavam sua fama como vilões.

    ResponderExcluir
  5. Serge,
    Ele mesmo, o irmão traído de um jovem Elvis Presley no filme "Love Me Tender" (Ama-me con ternura, EUA, 1956).

    ResponderExcluir