sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Pinóquio

Título no Brasil: Pinóquio
Título Original: Pinocchio
Ano de Produção: 2019
País: Itália
Estúdio: Le Pacte, Rai Cinema, Canal+
Direção: Matteo Garrone
Roteiro: Matteo Garrone
Elenco:  Federico Ielapi, Roberto Benigni, Rocco Papaleo, Massimo Ceccherini, Marine Vacth. Gigi Proietti

Sinopse:
Após a chegada de um grupo de artistas que apresentam um show de fantoches em sua pequena vila, o artesão Geppetto (Roberto Benigni) decide que vai criar seu próprio boneco de madeira. E assim surge Pinóquio (Federico Ielapi), que ganha vida e se envolve em diversas aventuras.

Comentários:
Bom, uma coisa é certa: se há um povo que pode contar essa história é o povo italiano, já que a obra pertence à cultura dessa nação. E assim temos finalmente a versão do cinema italiano para a fábula do boneco de madeira que sonhava se tornar um menino de verdade. O roteiro procurou ser o mais fielmente possível próximo à literatura. Como se sabe o livro foi escrito por Carlo Collodi em 1883. É um clássico da literatura infantil em todo o mundo, sendo a versão da Disney em animação a adaptação mais conhecida no cinema. Esse filme aqui ganha tintas mais realistas, embora obviamente não se distancie do mundo de fantasia e imaginação de seu autor original. Praticamente tudo que está no livro, está também na tela. E se formos analisar bem o conto de Pinóquio tem como objetivo mesmo ensinar para as crianças o valor do estudo, o respeito aos mais velhos, nunca desobedecendo ordens dadas pelos pais e também o perigo de se mentir, correndo o risco de crescer o nariz ou então virar burrito por confiar em estranhos.

A direção de arte desse filme ficou muito bonita, com ares de vila medieval da Itália do passado. Os personagens, em geral, estão sempre tentando fugir da pobreza e da miséria. Para isso ou se usa da bondade (como o Geppetto, "pai" de Pinóquio) ou então da esperteza (como acontece com a dupla da raposa e do gato, aqui interpretados por ótimos atores italianos). Além de apresentar uma produção realmente belíssima, o filme ainda tem um elenco maravilhoso, passando pelo próprio menino que interpreta o Pinóquio, até a vasta galeria de personagens secundários. Um pouco estranho, algumas vezes até sinistro, esse novo Pinóquio é sem dúvida um filme muito bom, ficando acima inclusive das minhas melhores expectativas.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Que coincidência Pablo: Ontem mesmo eu vi alguém derriçando o pau nesse filme apontando o um fracasso retumbante da carreira até então vitoriosa do Roberto Benigne que até havia ganhado um Oscar.
    Agora, lendo o seu comentário, não me pareceu tão ruim.

    ResponderExcluir
  2. Não é um filme ruim, pelo menos no meu gosto pessoal. Achei bem bonita e caprichosa a direção de arte. O filme tem um clima que lembra os velhos circos do passado, como se fosse uma peça teatral do século XIX. Claro, depende do gosto de cada pessoa, mas no meu caso achei o filme bem artístico.

    ResponderExcluir
  3. E sobre a bilheteria do filme, bem, nenhum filme foi grande sucesso de bilheteria sendo lançado no meio dessa pandemia infernal. Mesmo assim o filme custou 14 milhões de dólares e já faturou mais de 25 milhões nos cinemas. Não foi um fracasso comercial, já deu lucro, mesmo no meio desse caos do coronavírus que o mundo passa.

    ResponderExcluir
  4. Pablo: morreu um ator que parecia imortal. O Christopher Plummer.

    ResponderExcluir
  5. Que tristeza saber disso! Mais um grande ator que se vai... Outro dia mesmo estava aqui escrevendo sobre ele em mais um bom filme que atuava. Aliás ele se despede em grande estilo pois na terceira idade vinha em um dos melhores momentos de sua carreira (se não fosse a melhor). Lamentável em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mesmo com idade avançada nunca foi realmente um velho.

      Excluir