quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

O Mensageiro do Último Dia

Título no Brasil: O Mensageiro do Último Dia
Título Original: The Empty Man
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Boom! Studios
Direção: David Prior
Roteiro: David Prior
Elenco: James Badge Dale, Marin Ireland, Sasha Frolova, Samantha Logan, Evan Jonigkeit, Virginia Kull

Sinopse:

James Lasombra (James Badge Dale) é um ex-policial que decide ajudar sua vizinha pois sua filha desapareceu sem deixar rastros. Ao seguir os últimos passos da jovem ele descobre que ela estaria envolvida numa estranha seita que cultua há anos uma entidade do budismo tibetano, um ente sobrenatural sinistro e pouco conhecido.

Comentários:
Até que gostei desse filme de terror que foi lançado em plena pandemia nos cinemas brasileiros. O roteiro foca nessa entidade sobrenatural conhecida apenas como "O Homem Vazio". Ele retorna ao nosso mundo após um grupo de jovens subirem nas montanhas do Himalaia. Pois é, um ser das trevas que tem ligações com o budismo tibetano. Há algumas bobagens na história, como aquela coisa de invocar esse ente usando garrafas vazias, mas no geral o enredo é bem contado. O uso do suspense é bem adequado. Além disso o fato de tudo ser conduzido por um ex-tira de St. Louis cria um bom desenvolvimento para o filme, ainda mais para quem curte filmes que tragam mistérios a desvendar. Não há gore envolvido e nem sangues e tripas. A coisa toda se desenvolve mesmo em um nível mais intelectual, inclusive com diálogos bem cabeça quando surgem aqueles jovens seguidores da tal seita que aparece no filme. Enfim, gostei mesmo do resultado. É um filme de terror que tenta ser inteligente, coisa rara nos dias atuais.  

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. O Mensageiro do Último Dia
    Nota: 7.9
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. No budismo não existe a figura do Diabo. E nem de Deus. Esse roteiro me deixou pelo menos curioso. Transportaram conceitos da cultura religiosa judaico-cristã para esse universo budista. É uma inovação, temos que admitir.

    ResponderExcluir
  3. Bem, o roteiro não vai tão a fundo nessa questão. Quando um dos jovens caem em uma fenda no Himalaia ele se depara com uma caveira estranha de um monge budista morto há séculos e tudo começa a partir daí. Depois o filme avança no tempo e já encontramos a segunda linha narrativa do filme com o ex-policial, etc e tal. E os dois momentos se unem na cena final. De qualquer forma o roteiro é bom e bem desenvolvido. Um bom filme de terror e suspense - esse é o meu veredito final.

    ResponderExcluir
  4. Enfim, recomendo. Está ainda em cartaz em algumas capitais pelo Brasil afora.

    ResponderExcluir
  5. Zoroastrismo, Budismo, judaísmo, cristianismo, islamismo, xintoísmo, etc.

    "Não terás outros deuses diante de Mim" esse segundo mandamento do antigo testamento, as Escrituras Hebraicas, diz tudo sobre a leviandade de quem cria deuses e religiões.

    ResponderExcluir
  6. Certamente Serge,
    A religião dos judeus foi uma das primeiras a só aceitar um só deus. Antes a regra eram religiões politeístas com dezenas de deuses, como as religiões do Egito e da Roma antiga. Agora curioso que a ideia de monoteísmo surgiu mesmo no Egito com o estranho faraó Aquenáton, que pregava a existência de apenas um deus, o deus Sol.

    ResponderExcluir