segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

As Duas Faces de um Crime

Título no Brasil: As Duas Faces de um Crime
Título Original: Primal Fear
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Gregory Hoblit
Roteiro: Steve Shagan
Elenco: Richard Gere, Edward Norton, Laura Linney, John Mahoney, Alfre Woodard, Frances McDormand

Sinopse:
O advogado Martin Vail (Richard Gere) aceita defender um jovem acusado de ter matado o arcebispo da cidade de Chigado, um caso escandaloso que abala as estruturas da comunidade. Será ele um inocente acusado injustamente ou um psicopata frio que usa os meandros da lei para sair impune da justiça?  Filme indicado ao BAFTA Awards, ao Oscar e ao Globo de Ouro.

Comentários:
Ótimo drama de tribunal. O ator Edward Norton foi indicado ao Oscar por sua atuação e acabou sendo premiado com o Globo de Ouro pelo filme. Aliás um dos aspectos mais claros dessa produção vem justamente do trabalho de Edward Norton. Ele roubou todas as atenções, deixando o galã Richard Gere em segundo plano, embora ele fosse o protagonista do filme, interpretando esse advogado criminalista muito charmoso e cheio de classe. Embora seja um filme que agrada a todos os tipos de públicos, esse é bem mais recomendado para os profissionais da área jurídica. Isso porque o roteiro (que foi baseado no livro escrito por William Diehl) explora os diversos caminhos legais que um advogado inteligente e sagaz pode percorrer para livrar seu cliente de uma pena pesada. E tudo leva para um final, um desfecho, que considerei muito bem elaborado. Vai ser perturbador para alguns, mas no meu caso achei tudo extremamente coerente com a história como um todo. Enfim, ótimo filme, gostei bastante.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. As Duas Faces de um Crime
    Primal Fear
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Nesse tempo o Richard Gere ainda desfrutava do prestigio de "Uma Linda Mulher" e enchia qualquer sala de cinema só com mulheres, e os produtores sabiam disso, coisa que o Edward Norton, um dos melhores atores da sua geração, não podia, e ainda não pode, nem sonhar. Cada um com seus talentos.

    ResponderExcluir
  3. O Richard Gere teve dois momentos bem separados em sua carreira. A primeira, nos anos 70 e depois quando se recuperou em "Uma Linda Mulher". Aí depois disso ele teve um novo momento de alta em Hollywood. Uma trajetória bem parecida com a do John Travolta, outro galã que surgiu nos anos 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é: John Travolta esse que recusou ser o ator principal, antes do Richard Gere se o escolhido, Em Gigolo Americano e, novamente, em A Força do Destino por optar outros projetos que foram um fracasso e por conta disso amargou um relativo ostracismo que duraria 20 anos até a ressureição em Pulp Fiction. Vidas entrelaçadas.

      Excluir