sábado, 11 de junho de 2011

15 Mentiras Sobre a Igreja Católica

15 Mentiras Sobre a Igreja Católica (que os católicos estão cansados de ouvir!) - Pois então, se você é um católico ao redor do mundo provavelmente encontrará nas acusações abaixo algo que já ouviu de alguém. A igreja Católica sempre foi muito explorada em livros, filmes, séries e claro, teorias da conspiração. Geralmente fatos históricos com alguma base na realidade são distorcidos para dar credibilidade a certas mentiras que se repetem e se repetem ao longo de todos esses séculos. Algumas são mais bem elaboradas e outras beiram o ridículo. Mesmo assim se mantém no chamado senso comum, onde verdades viram mentiras e mentiras viram verdades. Vamos listar aqui as mentiras mais recorrentes que os católicos sempre precisam explicar - e que estão obviamente cansados de ouvir!

1. Católicos não são cristãos! São iluminatis! 
(Uma bobagem típica de pessoas que adoram teorias da conspiração de mera ficção)

2. Católicos idolatram Maria e os Santos!
(Não adianta explicar que o próprio catecismo da Igreja elucida essa questão. A idolatria sempre é levantada para falsas acusações contra a Igreja e seus seguidores).

3. Padres católicos viram pedófilos por causa do celibato!
(Não há qualquer relação entre uma coisa e outra. Estudos de sociologia e estatística de populações já comprovou que isso é uma tolice, mas segue sendo afirmado por aí, ano após ano)

4. Católicos idolatram o Papa!
(Essa é muito parecida com a mentira do tópico 2. Cada visita do Papa em algum país levanta esse tipo de acusação sem fundamento algum). 

5. A Igreja católica é contra a ciência!
(Alguns dos maiores cientistas da história foram católicos. O próprio Papa Francisco tem formação em química e acredita tanto na teoria da evolução como no Big Bang! A genética nasceu das observações e estudos de um frade. E esses são apenas dois exemplos. Mesmo assim essa acusação segue em frente, mesmo com a longa lista de sacerdotes católicos que também eram cientistas ao longo de todos esses séculos). 

6. Católicos não acreditam na Bíblia, mas apenas em tradições de sua história!
(Não importa que a Bíblia tenha sido montada e catalogada pelas autoridades católicas! Para muitos a Igreja simplesmente ignora o livro que ela própria ajudou a organizar! É complicado...)

7. A Igreja católica odeia gays!
(O Papa Francisco já deu inúmeras declarações de que os gays são bem-vindos na Igreja pois o catolicismo ama o pecador, embora não vá acolher o pecado! Mesmo assim a velha acusação retorna de tempos em tempos). 

8. Católicos pecam muito pois sabem que serão perdoados em suas confissões!
(Não se dão ao trabalho de ler o catolicismo católico. Nunca abriram suas páginas pois isso espalham esse tipo de bobagem! Além disso em que pesquisas se apoiam para dizer que católicos pecam mais? Eu digo: em nenhuma!)

9. A Igreja católica é a instituição mais rica do mundo e tem mais ouro que todas as nações juntas! (A velha acusação de que o Papa se senta numa cadeira de ouro maciço, que as paredes de todo o Vaticano são feitas de puro ouro, que as reservas de ouro da Igreja Católica são maiores do que a da Europa e Estados Unidos juntos! Gente, pelo amor de Deus.. Quanta bobagem!)

10. Católicos acreditam que podem comprar sua ida ao céu, comprando indulgências!
(Uma mentira que distorce uma realidade atual. No passado, quando havia corrupção dentro do clero católico realmente houve a existência das famigeradas indulgências - mas isso, convenhamos, foi há 600, 500 anos atrás! Atualmente não se vê nada parecido dentro da Igreja... A roda da história girou e a Igreja superou essa mancha do passado!)

11. A Igreja católica matou milhões de pessoas na inquisição!
(A inquisição, tanto católica como protestante, foi realmente um dos maiores erros históricos do cristianismo de modo em geral. Porém os números são exagerados. A Igreja Católica e a Protestante não mataram milhões como se afirma por aí. A inquisição espanhola, por exemplo, segundo alguns historiadores matou menos do que 500 pessoas em cinco séculos de existência. Claro que isso não exime o erro que foi cometido, mas demonstra que o número de mortes foi muito abaixo do que os tais milhões que dizem tanto!). 

12. A Igreja católica mudou a Bíblia para esconder verdades históricas perigosas, como o casamento de Jesus e Maria Madalena! (Essa acusação é relativamente recente e ganhou impulso com o sucesso de "O Código DaVinci. O problema é que as pessoas esquecem que esse é um romance de pura ficção e não realidade histórica. O engano porém persiste...)

13. A Igreja católica foi fundada pelo imperador Constantino para controlar todo o mundo!
(Quando o Imperador Constantino resolveu oficializar o cristianismo do império praticamente todo o povo romano já havia se convertido ao evangelho. Não havia outra coisa a se fazer! Assim dizer que Constantino criou a Igreja é uma bobagem histórica. Ele apenas se rendeu a ela!)

14. A Igreja católica odeia mulheres
(Pesquisas demonstram que tanto o clero como o rebanho católico é formado majoritariamente por mulheres! Sem elas a Igreja Católica sequer existiria! É uma acusação falsa que muitas vezes partem de grupos feministas pró-aborto!)

15. A Igreja católica sabe da existência de vida extraterrestre há muitos séculos, mas esconde isso do mundo. (Essa é uma das mais divertidas. Dizem até que a Igreja Católica mantém um disco voador intacto em seus arquivos secretos! Convenhamos, é muita tolice...)

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Catolicismo em Maria
    15 Mentiras Sobre a Igreja Católica (que os católicos estão cansados de ouvir!)
    Todos os direitos reservados

    ResponderExcluir