sexta-feira, 17 de junho de 2022

A Revolta dos Apaches

Título no Brasil: A Revolta dos Apaches
Título Original: The Last Outpost
Ano de Produção: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Lewis R. Foster
Roteiro: David Lang, Daniel Mainwaring
Elenco: Ronald Reagan, Rhonda Fleming, Bruce Bennett

Sinopse:
Dois irmãos, o Coronel Jeb Britton (Bruce Bennett) e o Capitão Vance Britten (Ronald Reagan), que nunca se deram muito bem e até lutaram em lados opostos durante a guerra civil americana, precisam deixar todas as diferença de lado para repelir e combater um ataque de índios contra as tropas da cavalaria de que fazem parte. Filme inspirado em fatos reais, registrados em cartas escritas pelo Capitão Vance Britten.

Comentários:
Um bom filme de western enfocando novamente eventos ocorridos durante as chamadas guerras indígenas, que foram muito frequentes na história do velho oeste americano. A presença e ocupação do homem branco em terras tradicionalmente ocupadas por nações nativas criavam focos de tensão e conflito que se alastraram por décadas durante os séculos XVIII e XIX. É uma produção bem realizada, tipicamente dos anos 50 e que traz como atrativo extra o fato de ter sido estrelada pelo futuro presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Ele nunca foi um astro de primeira grandeza em Hollywood, temos que admitir, mas era um talentoso político nos bastidores, a ponto de se tornar presidente do sindicato dos atores e depois presidente da própria Academia, função que lhe abriu as portas para a política convencional, onde se tornaria governador da Califórnia e depois Presidente do país durante os anos 80. Rever um personagem histórico dessa magnitude matando Apaches rebeldes em filmes de bangue-bangue certamente não tem preço. Assista, conheça o Reagan ator e se divirta com as ironias da história.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Bom Pablo:
    Como já vi um video curto de ficção, a chegada das esquadras europeias no continente americano foi para os invadidos da epoca o que está, até hoje, o mais próximo de uma invasão alienígena de outro planeta, ou galaxia. Pense bem: estar em uma praia e receber um povo desconhecido que tem enormes embarcações com capacidade para cruzar os.mares e, também, donos da mais sofisticada tecnologia de guerra jamais vista por aquele povo pŕimitivo ainda na idade da pedra polida, se muito. Só podia dar no que deu se levarmos em consideração a sordidez intrínseca do ser humano. Os índios desde o primeiro dia do "descobrimento" estavam fadados a ser exterminados,
    como praticamente o foram.

    ResponderExcluir
  3. A chegada do homem branco no chamado Novo Mundo foi sem dúvida um choque de civilizações. Milhões morreram! Foram sobretudo guerras de Conquista!

    ResponderExcluir